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Vaticano diz que mulheres diáconas, não celibato, estão na pauta para o sínodo

Foto: Daniel Ibañez | CNA

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18 Março 2024

Os organizadores do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade em curso do Papa Francisco anunciaram na quinta-feira que dez diferentes grupos de trabalho foram formados na Cúria Romana para abordar tópicos específicos que surgiram na sessão do ano passado.

A reportagem é de Elise Ann Allen, publicada por Crux, 15-03-2024. 

Esses tópicos, disseram eles, estão restritos a questões mencionadas dentro da sala do sínodo e incluem questões controversas como o acesso das mulheres ao diaconato e formas de acolher a comunidade LGBTQ+.

Perguntado especificamente se os grupos de trabalho abordariam questões de homossexualidade e o diaconato feminino, Monsenhor Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, disse “é claro que estão na pauta”, e que diversos materiais serão incluídos na reflexão sobre esses temas.

“Se olharmos bem para a questão do acesso ao diaconato, é dito especificamente que foi um tópico que surgiu da assembleia sinodal e é uma questão de concordar com essa necessidade de realizar um estudo”, disse ele, afirmando que os resultados das duas comissões passadas estabelecidas pelo Papa Francisco para examinar a questão, que foram inconclusivas, serão considerados no estudo atual.

No entanto, questionado se um grupo de trabalho dedicado à relação entre as Igrejas Católicas Latina e Oriental abordaria a questão controversa do celibato sacerdotal obrigatório, o Cardeal Mario Grech, secretário-geral do escritório do Vaticano para o Sínodo dos Bispos, disse que não.

“O tópico do celibato nunca foi colocado na mesa durante a assembleia”, disse Grech.

Da mesma forma, o Cardeal Jesuíta Jean-Claude Hollerich, de Luxemburgo, relator geral do Sínodo sobre Sinodalidade, enfatizou a importância de lembrar que “esses grupos de estudo não tratam de todos os tópicos discutidos na Igreja”.

“Eles envolvem apenas aqueles pontos que foram apresentados pelo Povo de Deus durante o processo sinodal”, disse ele, acrescentando: “Não fazemos política eclesial, somos servos deste processo sinodal.”

Hollerich disse que tentou e acredita ter conseguido no sínodo "não inserir meus próprios conteúdos, mas conteúdo que vem do povo de Deus".

Os organizadores também foram questionados se um grupo de trabalho dedicado a examinar "questões doutrinais, pastorais e éticas controversas" revisitará as bênçãos para casais do mesmo sexo, dada a grande repercussão causada pela declaração do Vaticano que as permitiu.

A declaração, Fiducia Supplicans, foi publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em dezembro de 2023, delineando métodos para abençoar casais em situações irregulares e gerou enorme repercussão e debate.

No entanto, Hollerich disse aos jornalistas na quinta-feira que, para ele, Fiducia Supplicans "é um documento muito importante", descrevendo-o como "muito belo, porque significa que Deus ama a todos, mesmo aqueles que estão em uma situação irregular."

A bênção concedida é um sinal do amor de Deus, disse ele, afirmando: "É um documento pastoral, não é um documento doutrinário", e o sínodo não tem nada a ver com isso.

"Acho isso muito bonito no meu contexto pastoral, me ajuda. Acho que o que a Doutrina da Fé e o Papa já decidiram não é uma questão a ser retomada no sínodo", disse ele, mas acrescentou que esta era sua opinião pessoal.

Na quinta-feira, o Vaticano publicou dois documentos resultantes do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade, que começou em 2021 e incluiu consultas nos níveis local, continental e universal, culminando com o primeiro de dois encontros mensais de um mês em Roma em outubro de 2023.

Um segundo e último encontro de um mês será realizado de 2 a 27 de outubro, para examinar mais a fundo as questões que surgiram nas várias etapas de consulta, bem como os principais pontos de discussão que surgiram durante o encontro do ano passado, encerrando o processo plurianual.

O primeiro documento, intitulado "Como ser uma Igreja sinodal em missão?", ofereceu cinco perspectivas diferentes que, segundo ele, requeriam reflexão teológica antes da reunião do sínodo deste ano.

Essas perspectivas incluem o "rosto sinodal da Igreja local" examinando realidades e ministérios locais, incluindo a questão do envolvimento das mulheres e a potencial criação de novos ministérios, e "o rosto sinodal dos agrupamentos de igrejas" sobre a relação entre conferências episcopais nacionais, regionais e continentais.

Outra perspectiva é o "rosto sinodal missionário da Igreja universal", que o documento disse implicar "uma nova maneira de exercer o ministério petrino" e examina a relação entre bispos e o papa, bem como o tema do ecumenismo.

As raízes litúrgicas e sacramentais de uma "Igreja sinodal" explorando a eclesiologia da participação dos leigos enquanto respeita a autoridade hierárquica é outra perspectiva que requer reflexão, assim como a "Igreja sinodal em missão", abordando a evangelização da cultura versus a inculturação da fé e a necessidade de "comunhão eclesial" em todos os níveis sobre questões pastorais e morais importantes.

Um segundo documento também foi publicado, delineando dez grupos de estudo diferentes dedicados a questões específicas que surgiram no processo sinodal até agora e que serão abordadas pelo escritório do sínodo em colaboração com os dicastérios competentes da Cúria Romana.

Esses grupos de estudo são:

  • Alguns aspectos da relação entre as Igrejas Católicas Orientais e a Igreja Latina
  • Ouvindo o Grito dos Pobres
  • A missão no ambiente digital
  • A revisão da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis em uma perspectiva sinodal missionária
  • Alguns assuntos teológicos e canônicos relacionados a formas ministeriais específicas
  • A revisão, em uma perspectiva sinodal missionária, dos documentos que tratam da relação entre Bispos, vida consagrada e associações eclesiais
  • Alguns aspectos da pessoa e do ministério do Bispo (critérios para a seleção de candidatos ao Episcopado, função judicial dos Bispos, natureza e curso das visitas ad limina apostolorum) a partir de uma perspectiva sinodal missionária
  • O papel dos Representantes Papais em uma perspectiva sinodal missionária
  • Critérios teológicos e metodologias sinodais para discernimento compartilhado de questões doutrinárias, pastorais e éticas controversas
  • A recepção dos frutos da jornada ecumênica nas práticas eclesiais

Em uma carta de 22 de fevereiro do Papa Francisco para Grech ordenando a criação desses grupos de estudo, o pontífice disse que os grupos devem ser compostos não apenas por funcionários curiais, mas por especialistas de todo o mundo, trazendo não apenas sua experiência, mas também "experiências atuais do Povo de Deus reunido nas igrejas locais".

Esses grupos de estudo já começaram seu trabalho e foram encarregados de desenvolver um plano de trabalho que apresentarão durante a reunião sinodal de outubro deste ano. Eles foram solicitados a concluir seus estudos e apresentar os resultados ao papa até junho de 2025.

Dado o amplo espectro de questões abordadas, os grupos de estudo estão trabalhando em estreita colaboração com a Comissão Teológica Internacional, a Comissão Bíblica Pontifícia e uma comissão de Direito Canônico estabelecida em acordo com o Dicastério para os Textos Legislativos.

Os especialistas que fazem parte dos grupos de estudo, diz o documento, devem vir de uma variedade de origens culturais e geográficas, devem representar diferentes campos disciplinares e devem incluir homens e mulheres.

O escritório do Vaticano para o Sínodo dos Bispos também estabelecerá um "Fórum Permanente" para explorar ainda mais os aspectos teológicos, jurídicos, pastorais, espirituais e comunicativos da "sinodalidade da Igreja".

Os organizadores enfatizaram na quinta-feira que os grupos, embora estabelecidos como resposta ao sínodo, não fazem parte dele, mas são uma iniciativa pessoal do papa que visa transcender o próprio Sínodo sobre a Sinodalidade.

Falando à imprensa, Hollerich disse que o tema específico do sínodo "é a sinodalidade. Muitos tópicos surgiram do povo de Deus, mas é impossível tratar todos esses tópicos em um sínodo".

"É necessário haver uma certa reflexão, então o papa assumiu sua responsabilidade como pastor da Igreja universal" para explorar questões específicas de amplo interesse, disse ele.

Da mesma forma, a Irmã Simona Brambilla, nova secretária do Dicastério do Vaticano para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, disse que o sínodo "não é sobre esse ou aquele tópico".

"O importante é como refletir de maneira sinodal", disse ela, afirmando que a Igreja em vários níveis "deve esclarecer como fazer essa reflexão de maneira sinodal" e "caminhar juntos" ao abordar tópicos importantes de amplo interesse.

Isso, disse ela, "se aplica a todos os tópicos" no sínodo, examinando como eles foram levantados, como refletir sobre eles e como vivê-los "de maneira sinodal... não é sobre este ou aquele tópico, mas sobre a sinodalidade."

Leia mais

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  • “Este Sínodo é um belo caminho para descobrir as nossas riquezas”. Entrevista com Christoph Theobald
  • A “Carta ao Povo de Deus”: a sinodalidade é o caminho do terceiro milênio
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  • A sinodalidade se torna práxis da Igreja. Entrevista com Antonio Spadaro
  • Rumo à hipótese do papado sinodal. Artigo de Luigi Sandri
  • O relatório do Sínodo sobre a Sinodalidade é decepcionante, mas não surpreendente. Artigo de Thomas J. Reese
  • Algumas reflexões no fim do Sínodo. Artigo de Severino Dianich
  • Sínodo: o diaconato feminino, a mãe de todas as batalhas
  • Tempos sinodais sombrios: um Sínodo no meio de uma Terceira Guerra Mundial em pedaços. Artigo de Massimo Faggioli
  • O Papa encerra o Sínodo e impulsiona a Igreja com a estratégia da tartaruga: avançar passo a passo. Artigo de Marco Politi

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