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15 joias escondidas no relatório do Sínodo sobre a sinodalidade. Artigo de Thomas Reese

Foto: Daniel Ibáñez | CNA

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10 Novembro 2023

"Você não encontrará essas joias mencionadas na mídia, mas se deixarmos que a mídia nos diga o que ver no Sínodo, poderemos perder oportunidades importantes para a reforma da Igreja", escreve Thomas J. Reese, ex-editor-chefe da revista America, dos jesuítas dos Estados Unidos, de 1998 a 2005, e autor de O Vaticano por dentro (Edusc, 1998), em artigo publicado por National Catholic Reporter, 09-11-2023.

Eis o artigo.

No Sínodo sobre a sinodalidade, os meios de comunicação ocidentais concentraram-se num número limitado de questões controversas – ordenação de mulheres, padres casados e bênção de casais homossexuais. Mas escondidas na síntese de 40 páginas dos participantes do Sínodo estão algumas joias surpreendentes que poderiam levar a uma reforma significativa na Igreja.

A primeira é uma nova ênfase no envolvimento dos leigos. Comparada com outras igrejas cristãs, a Igreja Católica é muito hierárquica. Este Sínodo, especialmente as conversas nas mesas redondas, foi estruturado para que as vozes leigas, incluindo mulheres e jovens, fossem ouvidas e respeitadas. “O caminho sinodal convocado pelo Santo Padre é envolver todos os batizados”, observa o relatório. "Desejamos ardentemente que isso aconteça e queremos nos comprometer para tornar isso possível."

Em segundo lugar, o Sínodo promove a “Conversa no Espírito”. O termo refere-se a uma prática que “permite uma escuta autêntica para discernir o que o Espírito diz às Igrejas”, explica o relatório, acrescentando que “a ‘conversa’ exprime mais do que o mero diálogo: entrelaça pensamento e sentimento, criando um ambiente partilhado. espaço vital."

Terceiro, o relatório reconhece divergências e incertezas. No passado, a hierarquia tendia a encobri-los, apresentando uma frente unida aos fiéis e ao mundo. Mas na sua primeira página o relatório do Sínodo reconhece “a multiplicidade de intervenções e a pluralidade de posições expressas na Assembleia” e admite “que não é fácil ouvir ideias diferentes, sem ceder imediatamente à tentação de contrariar as opiniões expressas."

Em cada capítulo seguinte, quaisquer divergências e incertezas são listadas em “assuntos a serem considerados” que “exigem um aprofundamento de nossa compreensão pastoral, teológica e canônica”.

O relatório também reconhece as suas divisões. “A Igreja também é afetada pela polarização e pela desconfiança em questões vitais, como a vida litúrgica e a reflexão moral, social e teológica”, diz o documento. “Precisamos reconhecer as causas de cada um através do diálogo e empreender processos corajosos de revitalização da comunhão e processos de reconciliação para superá-los”.

Em quarto lugar, o relatório aborda as preocupações das mulheres. “As mulheres clamam por justiça em sociedades ainda marcadas pela violência sexual, pela desigualdade econômica e pela tendência a tratá-las como objetos”, afirma. “As mulheres estão marcadas pelo tráfico, pela migração forçada e pela guerra. O acompanhamento pastoral e a defesa vigorosa das mulheres devem andar de mãos dadas.”

A Igreja deve "evitar repetir o erro de falar da mulher como uma questão ou um problema. Em vez disso, desejamos promover uma Igreja na qual homens e mulheres dialoguem entre si, para compreender mais profundamente o horizonte do projeto de Deus, que os vê juntos como protagonistas, sem subordinação, exclusão e competição".

O Sínodo concluiu que na Igreja “é urgente garantir que as mulheres possam participar nos processos de tomada de decisão e assumir papéis de responsabilidade no cuidado pastoral e no ministério”.

Quinto, não esqueceu os pobres, “que não têm o que necessitam para levar uma vida digna”. Em vez disso, insiste na sua dignidade, alertando a Igreja para evitar "ver aqueles que vivem na pobreza em termos de 'eles' e 'nós', como 'objetos' da caridade da Igreja. Colocar aqueles que vivem na pobreza no centro e aprender com eles é algo que a Igreja deve fazer cada vez mais”.

Em sexto lugar, acusa a Igreja de combater o racismo e a xenofobia, dizendo que deve tomar medidas contra “um mundo onde o número de migrantes e refugiados está a aumentar enquanto a vontade de os acolher está a diminuir e onde o estrangeiro é visto com crescente suspeita”. Além disso, “os sistemas dentro da Igreja que criam ou mantêm a injustiça racial precisam de ser identificados e abordados. Devem ser criados processos de cura e reconciliação, com a ajuda dos prejudicados, para erradicar o pecado do racismo”.

Sétimo, o abuso na Igreja deve ser tratado, sugerindo que a Igreja explore a possibilidade de criar um órgão jurídico separado do bispo para lidar com acusações de abuso clerical, dizendo: "É necessário desenvolver mais estruturas dedicadas à prevenção de abusos clericais". 

Oitavo, os participantes do Sínodo apelaram à reforma da formação sacerdotal. “A formação não deve criar um ambiente artificial separado da vida normal dos fiéis”, afirma o relatório, e apela a “uma revisão completa dos programas de formação, com especial atenção à forma como podemos promover a contribuição das mulheres e das famílias para eles. "

Recomendou programas de formação conjunta para “todo o Povo de Deus (leigos, ministros consagrados e ordenados)”. Também apelou às conferências episcopais para “criarem uma cultura de formação e aprendizagem ao longo da vida”.

Em nono, o Sínodo apelou a uma revisão regular de como os bispos, sacerdotes e diáconos desempenham o seu ministério nas suas dioceses, incluindo “uma revisão regular do desempenho do bispo, com referência ao estilo da sua autoridade, à administração econômica dos bens da diocese, e o funcionamento dos órgãos participativos, e a salvaguarda contra todos os tipos possíveis de abuso."

Décimo, o relatório assumiu uma linguagem litúrgica, dizendo que os textos utilizados nos ritos católicos deveriam ser “mais acessíveis aos fiéis e mais incorporados na diversidade das culturas”. Mais tarde, sugeriu que a liturgia, bem como os documentos da Igreja, precisam de estar "mais atentos ao uso de uma linguagem que tenha em igual consideração tanto homens como mulheres, e também inclua uma gama de palavras, imagens e narrativas que se baseiem mais amplamente na experiência das mulheres". Décimo primeiro, levantou a possibilidade de oferecer a Comunhão aos não-católicos, ou o que chamou de “hospitalidade eucarística (Communicatio in sacris)”. Dizendo que se tratava de uma questão pastoral tanto quanto eclesial ou teológica, o relatório observou que tal hospitalidade era “de particular importância para os casais intereclesiais”.

Décimo segundo, o relatório focou no que significa ser diácono na igreja. Da forma como está, o diaconato é amplamente visto como um trampolim para o sacerdócio. O relatório questiona a ênfase no ministério litúrgico dos diáconos em vez de “no serviço aos que vivem na pobreza e que são necessitados na comunidade. Recomendamos, portanto, uma avaliação de como o ministério diaconal tem sido implementado desde o Vaticano II”.

Décimo terceiro, a reforma da Cúria Romana deve continuar. O Sínodo afirmou a declaração do Papa Francisco na Constituição Apostólica Praedicate evangelium, publicada em março de 2022, de que “a Cúria Romana não se coloca entre o Papa e os Bispos, mas coloca-se ao serviço de ambos de uma forma que é própria do natureza de cada um."

O Sínodo apelou a “uma escuta mais atenta às vozes das igrejas locais” por parte da Cúria, especialmente durante as visitas periódicas dos bispos a Roma, que devem ser ocasiões para “um intercâmbio aberto e mútuo que promova a comunhão e um verdadeiro exercício de colegialidade e sinodalidade”.

O Sínodo também pediu uma avaliação cuidadosa sobre “se é oportuno ordenar os prelados da Cúria Romana como bispos”, sugerindo implicitamente que os leigos podem ocupar cargos de topo no Vaticano.

Décimo quarto, o relatório afirma que o direito canônico precisa de ser atualizado. “Uma revisão mais ampla do Código de Direito Canônico”, diz, “é necessária neste momento” para enfatizar a sinodalidade da Igreja em todos os níveis. Por exemplo, sugere que os conselhos pastorais deveriam ser obrigatórios nas paróquias e dioceses. Também sustentou a imitação de um recente conselho plenário da Austrália.

Por último, o Sínodo quer promover as pequenas comunidades cristãs, “que vivem a proximidade do dia-a-dia, em torno da Palavra de Deus e da Eucaristia” e que, pela sua natureza, promovem um estilo sinodal. “Somos chamados a aumentar o seu potencial”, disseram os membros do Sínodo.

Você não encontrará essas joias mencionadas na mídia, mas se deixarmos que a mídia nos diga o que ver no Sínodo, poderemos perder oportunidades importantes para a reforma da Igreja.

Leia mais

  • O relatório do Sínodo sobre a Sinodalidade é decepcionante, mas não surpreendente. Artigo de Thomas J. Reese
  • Tempos sinodais sombrios: um Sínodo no meio de uma Terceira Guerra Mundial em pedaços. Artigo de Massimo Faggioli
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  • Cardeal Hollerich sobre como a sinodalidade se desenvolveu – e como o Papa Francisco está envolvido
  • Sínodo é um marco na recepção do Vaticano II. Artigo de Michael Sean Winters
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  • Sínodo: o diaconato feminino, a mãe de todas as batalhas
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