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A visão do The Guardian sobre o Cristianismo Ortodoxo na Ucrânia: rompendo com Moscou

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29 Abril 2023

A ambição revanchista de Vladimir Putin de reconstituir a "Santa Rus" pela força destruiu antigos laços e laços religiosos.

O editorial foi publicado pelo jornal britânico The Guardian, 27-04-2023.

Eis o editorial.

Falando no mês passado, no início da Quaresma, o Patriarca Kirill, primaz da Igreja Ortodoxa Russa, fez um sermão sobre o papel da Rússia na linha de frente na luta pela “verdade de Deus”. A Igreja, enfatizou, deve desempenhar seu papel na batalha contra as forças secularizantes do Ocidente liberal, a fim de preservar “a Santa Rus e nosso povo, vivendo pela lei de Deus”.

O Patriarca Kirill tornou-se merecidamente um pária religioso na Igreja Ortodoxa global como resultado de sua torcida pela guerra de Vladimir Putin na Ucrânia. Esse apoio não mostra sinais de diminuição, não importa o custo em vidas e miséria humana à medida que as forças de Putin se aprofundam. Mas eventos recentes indicam que a querida luta do patriarca em nome da "Santa Rus", definida como um território espiritualmente unificado, incluindo a Ucrânia e Belarus, já foi perdida.

Em meio a evidências de simpatia pró-Putin em partes da Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC) – que está sob a jurisdição do patriarcado de Moscou – e casos de deslealdade total a Kiev por parte de alguns clérigos, um projeto de lei foi submetido ao Parlamento ucraniano, parlamento que o veria totalmente encerrado. Em toda a Ucrânia, igrejas e mosteiros associados à UOC estão sendo transferidos para a menor Igreja Ortodoxa independente da Ucrânia. No mosteiro Kyiv Pechersk Lavra, do século 11, um dos locais mais reverenciados do cristianismo ortodoxo, padres e monges afiliados a Moscou receberam um aviso de despejo. E enquanto cerca de três quartos dos ucranianos se identificam como ortodoxos, em uma pesquisa recente apenas 4% se identificaram formalmente com o UOC. Muito mais crentes agora se identificam com a igreja independente, que recebeu o status de autocéfalo pelo Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, em 2019.

Para Putin, este é mais um caso doloroso de consequências não intencionais. Assim como a OTAN expandiu seu alcance geográfico, após uma invasão destinada a desafiar sua influência regional, as ambições revanchistas de Putin também alcançaram um resultado inverso ao desejado na esfera da religião. Putin – e o patriarca Kirill – esperavam que uma versão do cristianismo conservador definida por Moscou pudesse servir como a pedra angular espiritual de um “mundo russo” reconstituído à força, incorporando Kiev. Em vez disso, tendo sido anteriormente um instrumento do soft power e influência russa na Ucrânia, e uma expressão tangível de uma história religiosa comum que remonta a mil anos, a UOC é agora uma presença enormemente diminuída e desacreditada.

Em meio a uma reação amarga contra os “agentes de batina” pró-Rússia – vários padres de alto perfil foram acusados de traição – seria compreensível se o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, decidisse apoiar uma proibição total do UOC. Isso pode, no entanto, ser desnecessário e imprudente. A maioria dos padres e membros da igreja apoiou lealmente a causa da Ucrânia, e há evidências de que muitos já estão votando com os pés e se mudando para a igreja independente. Uma proibição também acarretaria o perigo de criar uma narrativa de mártir a ser explorada pelo Kremlin e levantaria questões em relação à liberdade de expressão religiosa.

A loucura de Putin tornou a perspectiva de uma Igreja Ortodoxa Ucraniana unificada, livre de qualquer afiliação com Moscou, muito mais provável. O diálogo entre as igrejas em direção a esse objetivo seria a melhor resposta a um inimigo interno percebido e o melhor contra-ataque à visão insidiosa do Patriarca Kirill de uma igreja imperial recebendo ordens do Kremlin.

Leia mais

  • Kirill e Bartolomeu: diferenças irreconciliáveis. Artigo de Lorenzo Prezzi
  • O papel das religiões na nova desordem mundial. Artigo de José Casanova
  • A guerra de Putin e Kirill. “O pluralismo religioso nunca foi um problema para a democracia, mas hoje o pluralismo ético moral é para as democracias.” Entrevista com José V. Casanova
  • “Uma crise como a atual faz as pessoas pensarem sobre a vida e a morte”. Entrevista com José Casanova
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  • Além das religiões: virada pós-teísta e criatividade divina. Artigo de Paolo Gamberini
  • Geopolítica e religiões. Artigo de Riccardo Cristiano
  • Perguntas sérias sobre cristianismo e religiões. Artigo de Francesco Sisci
  • A responsabilidade das religiões na crise da globalização. Artigo de Paolo Naso
  • “As religiões devem ser incluídas na sociedade para que contribuam para a cidadania”. Entrevista com Adrien Candiard
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