À medida que o Advento se aproxima, vamos redescobrir as virtudes da noite

Notre-Dame de Paris. Fotografia de Thierry Cohen

29 Novembro 2022

 "O tempo do Advento, que começa este ano no domingo, 27 de novembro de 2022, nos convida a assumir o papel de vigias nas trevas. Uma oportunidade para revisitar as virtudes deste momento quando o dia termina", escrevem Pascale Tournier e Alexia Vidot, em artigo publicado por La Vie, 23-11-2022.

Eis o artigo.

Olivier Metzger, fotógrafo, falecido em 2 de novembro aos 49 anos, ficou fascinado com a escuridão que gradualmente cobre paisagens e objetos ao entardecer. Poesia de um instantâneo tirado no momento em que ainda persistem alguns fragmentos de luz do dia. OLIVIER METZGER/MODDS

O tempo do Advento, que começa este ano no domingo, 27 de novembro de 2022, nos convida a assumir o papel de vigias nas trevas. Uma oportunidade para revisitar as virtudes deste momento quando o dia termina.

Quatro velas a serem acesas uma a uma, com intervalo de um domingo. Juntamente com a coroa, esses objetos de cera simbolizam o Advento. Espalhado pelas quatro semanas que antecedem o Natal, este período é o tempo da véspera por excelência. Uma expectativa vigilante e orante deste Deus que vem na manjedoura no Natal, nos nossos corações pela sua graça e na glória no fim dos tempos.

Quando Cristo voltar em glória, “não haverá mais noite: ninguém mais vai precisar da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles”, diz o texto do Apocalipse (22:5). Mas até aquele grande dia, estamos mergulhados na escuridão. As da doença, do sofrimento e da morte, das crises sem fim, das guerras e das injustiças, da aparente ausência de Deus e do seu silêncio...

Os cristãos devem encarar esta escuridão, mas sem se resignar a ela: a escuridão não terá a última palavra, tal é a sua esperança. Assim, eles são chamados a ser sentinelas que vigiam o alvorecer da vinda de Cristo, de sua presença agora e aqui embaixo: “Guarda, quanto falta para acabar a noite? », Isaías (21:11). Começando este ano em 27 de novembro, este momento de contemplação é, pois, um convite a saborear a noite na sua extensão para detectar o que está por vir.

Ainda é necessário que este momento de escuridão se revele ao seu verdadeiro valor. Visto de cima, no espaço cósmico, nosso planeta brilha intensamente. Com os seus ecrãs e smartphones permanentemente ligados, as suas lojas abertas até à hora, as suas cidades que nunca fecham, a contemporaneidade reduziu ao mínimo o que Charles Péguy descreve como “o tecido do tempo, de reserva do ser”.

Atividade de tempo contínuo

Os franceses dormem menos. No espaço de 50 anos, eles perderam entre 1h e 1h30min de sono. "Parece que a nossa espécie diurna luta constantemente contra o seu escurecimento que envolve e anula o visível, tentando fazer da noite outro dia, iluminado, trabalhador, produtivo", nota Véronique Nahoum Grappe, em Night Studies. Regards croisés sur les nouveaux visages de la nuit (Elya Éditions) (em tradução livre: Estudos da Noite. Olhares cruzados sobre os novos rostos da noite), que marca o recente interesse das ciências sociais pela noite.

O geógrafo Luc Gwiazdzinski, que participa desta obra coletiva, analisa: “Desde o início dos tempos, o ser humano quis emancipar-se dos ritmos naturais, dos quais a noite faz parte. Por medo do escuro, ele procura escapar dessas horas sombrias. Como a noite rima com desordem, o poder têm se esforçado para domesticá-la. »

Mas para o autor de Nuit, dernière frontière de la ville  (Éditions de l'Aube) (em tradução livre: Noite, a última fronteira da cidade) , “nos últimos trinta anos, a colonização da noite pelas atividades diurnas tem sido mais forte. A globalização não se expressa apenas de forma espacial, mas também em sua forma temporal. Passamos do ritmo ordenado pelo sol, pelos sinos e depois pelas sirenes das fábricas ao tempo contínuo da economia e das redes”. Haveria, portanto, uma clara ligação entre nossa busca pelo progresso e nosso desejo de acender a luz, nosso desejo de dominar a natureza e nossa paixão excessiva pela fada da eletricidade.

Isso leva o pesquisador Johan Eklöf a alertar: “A luz artificial é o novo condutor que segura a batuta e marca o tempo (…). É um dos símbolos mais poderosos do Antropoceno” , escreveu ele em Osons la nuit, manifeste contre la pollution lumineuse (Tana Éditions) (em tradução livre: Osons la nuit, um manifesto contra a poluição luminosa). A conta é, de fato, salgada: desperdício de energia, frenesi consumista e colapso ecológico. Os morcegos estão desorientados, os corais descoloridos, as flores perturbadas e nossa relação com o céu alterada, insiste o ecologista sueco.

De acordo com um estudo de 2016 publicado na revista Science Advances, um terço da humanidade não pode mais ver a Via Láctea. Ao fixar pedaços de nossa galáxia na decoração das metrópoles, o fotógrafo Thierry Cohen tenta em seu trabalho artístico nos alertar para essa perturbadora mudança que nos desconecta do infinito e da ordem cósmica.

É também sobre a nossa saúde mental. Todos os estudos provam isso. Quem trabalha no turno da noite como se fosse diurno paga caro no longo prazo. Nunca apagar a luz é, inclusive, um método de tortura , amplamente utilizado em todo o mundo. “O método deixa traços psicológicos duradouros: depressão, desejos suicidas, insônia, todo o espectro de mal-estar profundo”, indica Diane Fogelman, responsável pela zona Ásia na Ação dos Cristãos pela Abolição da Tortura (Acat).

Notre-Dame de Paris, fotografada por Thierry Cohen aparece sob a Ursa Maior, um céu cuja foto foi tirada nas planícies de Montana, na fronteira dos Estados Unidos e Canadá. (Série Cidades Extintas.) • PARIS 48° 51' 03'' N 2012-07-19 LST 19:46 - THIERRY COHEN CORTESIA GALERIA ESTHER WOERDEHOFF

Descanso, meditação, oração

Assim, neste período do Advento, do latim adventus que significa “chegada”, vamos nos dar condições de saborear os prazeres da sombra. Aproveitemos essa sobriedade de energia constrangida para apreender o ritmo particular do mundo noturno. Como nos livramos de nosso papel social diurno, podemos descansar, meditar e orar. Na solidão de uma cela ou no casulo de um canto de oração, o líder de oração permanece na presença de Deus enquanto o mundo dorme. Ele canta suas maravilhas e recebe sua Palavra. Ele também traz para ela todos os gemidos da humanidade que essas horas sombrias exacerbam.

Sob o céu estrelado, voltamos a nós mesmos e até a outra parte de nossa humanidade mais em contato com nossa autenticidade primordial. A noite representa um dos últimos lugares que lembram o tempo antes da modernidade excessiva. “A noite nos liberta da onipotência da visão. Obriga-nos a desenvolver a audição, o paladar e o olfato, a despertar nosso lado sensível, a colocar nossa parte da racionalidade em suspenso e aceitar o surgimento”, observa Luc Gwiazdzinski.

Na mitologia grega, a deusa Nyx (que personifica a noite), descendente do Caos e puxada por quatro cavalos negros, representa o "sem forma", de onde pode brotar a luz. O obscurecimento recompõe, com efeito, os limites. “Ele revela as formas das coisas como se invadidas por suas sombras, ao mesmo tempo em que aniquila sua definição ordinária. A noite é um tempo de produção de indefinição”, escreve bem Véronique Nahoum Grappe. Neste espaço-tempo, onde se celebra o campo infinito do escuro, do instável e do indistinto, mudam-se as perspetivas, caem as barreiras sociais, renova-se o olhar e abre-se a porta a mais poesia e imaginação.

Não é de admirar que o véu da escuridão inspire artistas e poetas. “De Virgil a Louis Aragon ou Alain Bashung, as referências à noite são inesgotáveis. Porque, convida à festa, ao amor, à liberdade, mas também à errância, ao ódio e à angústia...", sublinha a cientista política Janine Mossuz-Lavau que reuniu em Désir de nuit (Bouquins) mais de 800 páginas de textos magníficos dedicados a esta noite "a cor das pálpebras colocadas sobre a terra e o mar", como canta Saint-John Perse.

A noite representa o inconsciente, a mente mal controlada que pode ser fonte de ansiedade. Mas também de sonhos mais instrutivos do que parece. Após sua imersão em uma tribo que vive além do Estreito de Bering , a antropóloga Nastassja Martin nos oferece uma maneira diferente de entender esses momentos em que outra parte de nossa mente se expressa.

De vagar para um novo dia

Quando a luz do dia cai, novas ideias aparecem. É hora de refazer o mundo. Muitos movimentos sociais começaram no escuro. Foi na noite de 4 de agosto de 1789 que foi votado o fim dos privilégios. É com esse espírito que uma nova revista chamada La Nuit foi criada em 2020.

Reunindo importantes entrevistas com intelectuais de renome como Samuel Hayat ou Myriam Revault d'Allonnes, a publicação tenta lançar luz sobre o período conturbado. “A noite é um lugar de reflexão e resistência. Gosto da tag “Eles têm o poder, nós temos a noite” encontrada na época das manifestações do movimento Nuit Debout”, observa um dos fundadores, Alexandre Curnier. A resenha é complementada por uma coleção de livrinhos mais poéticos que apelam para “pensar, decidir, agir”.

O nome da coleção: “Belopolie”, em referência a uma cidade da Ucrânia de onde é a família de Alexandre Curnier. "A noite dá à luz o que será amanhã" , insiste. E de acordo com um ciclo que sempre será o mesmo. Depois da noite, chega um novo dia, com mais potencial. Ao menos temos que esperar, como nos convida o tempo do Advento.

Leia mais