China: comunidades contra o colapso climático

Foto: Christian Lue | Unsplash

12 Outubro 2022

 

País lidera esforço para reduzir emissão de CO2 e usar energias limpas. Mas há algo pouco conhecido: mudança partiu de ações locais, que recuperaram rios e vegetação e desafiaram velhos paradigmas. Papel das mulheres foi decisivo.

 

A reportagem é de Sit Suy e Lau Kin Chi, publicada por Monthly Review e reproduzida por OutrasPalavras, 06-10-2022. A tradução é de Vítor Costa.

 

Nas duas primeiras décadas do século XXI, o mundo mergulhou cada vez mais fundo em grandes crises ecológicas, colapso econômico e pandemias que afetando a todos, mas particularmente os mais vulneráveis por desigualdades e injustiças. A atenção da mídia global está focada principalmente em mudanças geopolíticas, reestruturação econômica, inflação crescente e fome. As ansiedades sobre o colapso econômico têm precedência sobre o colapso climático. As negociações de paz, o discurso de voltar ao “normal” e a recuperação econômica ofuscam as advertências ecológicas mais duras do Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Enquanto estamos prevendo um aquecimento global entre 1,5°C e 3,2°C, já nos encontramos em tempos sem precedentes: em março de 2022, algumas áreas da Antártida atingiram 40 graus acima do normal e regiões do Polo Norte alcançaram 30 graus acima dos níveis esperados.

 

O paradoxo do desenvolvimento

 

O caso da China ilustra o paradoxo do desenvolvimento. Após um século de agressão das potências imperialistas, a China, mobilizando seus recursos materiais e humanos em grande escala, aparentemente conseguiu construir sua base industrial, utilizando amplamente recursos rurais nas primeiras três décadas, e distribuiu cidadania, desde a era da reforma. Seu sucesso no desenvolvimento econômico e na melhoria dos padrões de vida das pessoas é, no entanto, forjado com contradições, especialmente nas áreas de contaminação ambiental, financeirização e abastecimento de água potável e energia, colocando sérios desafios à sustentabilidade do país.

 

Diante das críticas às contribuições da China para o aquecimento global, com as emissões de dióxido de carbono como problema principal e com a necessidade urgente de reduzir a poluição e restaurar o equilíbrio ecológico, o país iniciou, nos últimos 20 anos, sérios esforços para corrigir questões ambientais, com alguns resultados notáveis.

 

Em outubro de 2021, na Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica em Kunming, que teve como tema “Civilização Ecológica: Construindo um Futuro Compartilhado para Toda a Vida na Terra”, Elizabeth Maruma Mrema, secretária executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, reconheceu o trabalho do país para reduzir a poluição, restaurar terras degradadas, conservar espécies e ecossistemas e combater a pobreza. Ela propôs que o programa de “linha vermelha” ecológica da China pudesse ser aplicado ao Sudeste Asiático com a Iniciativa das “Novas rotas da seda” para ajudar os países a atingir suas metas pós-2020. A proposta da China, “Desenhando uma ‘Linha Vermelha’ para Proteção Ecológica para Mitigar e Adaptar às Mudanças Climáticas: Uma Iniciativa de Solução Baseada na Natureza”, foi selecionada pelas Nações Unidas como uma das quinze melhores soluções baseadas na natureza em todo o mundo. O programa identifica as zonas ecológicas cruciais da China e impõe proteção estrita nessas áreas.

 

Em 2007, no XVII Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês, foi formulada uma orientação para a criação de uma “civilização ecológica”. Em outubro de 2021, a China lançou “Respondendo às Mudanças Climáticas: Políticas e Ações da China”, afirmando que “a China implementará sua nova filosofia de desenvolvimento e criará uma nova dinâmica de desenvolvimento para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade (…) Ela promoverá uma transição abrangente para a economia verde, de baixo carbono e de desenvolvimento social, trazendo uma mudança fundamental ao seu meio ambiente pela acumulação de pequenas mudanças, e alcançará um modelo de modernização em que a humanidade e a natureza coexistam harmoniosamente.”

 

 

“Uma nova filosofia de desenvolvimento” e “um modelo de modernização” exigem medidas corretivas dentro de um paradoxo de desenvolvimento associado à dupla exploração da humanidade e da natureza. Na divisão internacional do trabalho, a China desempenhou o papel de “fábrica mundial” nas últimas quatro décadas. Acusado de ser o maior emissor mundial de gases de efeito estufa, o país vem reduzindo constantemente a intensidade de suas emissões de carbono e reforçando o esforço para alcançar suas contribuições nacionalmente determinadas no combate às mudanças climáticas. Em setembro de 2020, o presidente Xi Jinping prometeu na Assembleia Geral da ONU que a China teria como objetivo atingir o pico de emissões de dióxido de carbono até 2030 e a neutralidade de carbono até 2060. Outras promessas incluem ter fontes de energia renováveis representando 25% do consumo total de energia, instalar geradores de energia solar e eólica suficientes para uma capacidade combinada de 1,2 bilhão de quilowatts e aumentar a cobertura florestal em cerca de 6 bilhões de metros cúbicos – tudo até 2030.

 

A China também se comprometeu a fazer esforços para reverter o rápido crescimento de suas emissões de dióxido de carbono. De 2005 a 2020, houve queda na intensidade de carbono, totalizando uma redução de cerca de 5,8 bilhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono. O consumo médio de carvão das usinas termelétricas também diminuiu para 305,8 gramas de carvão padrão por quilowatt-hora, uma redução de 370 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por unidade de geração de energia a carvão em 2020 em comparação com 2010.

 

Devemos notar que os movimentos da China para remediar a questão energética são combinados com seus esforços de alívio da pobreza, combinando medidas energéticas com a provisão de benefícios sociais. A China construiu mais de 26 milhões de quilowatts de usinas fotovoltaicas e milhares de “bancos solares” em áreas rurais pobres, beneficiando cerca de 60 mil aldeias pobres e 4,15 milhões de famílias pobres. Sua capacidade instalada de armazenamento de energia é de 3,3 milhões de quilowatts, a maior do mundo. Como uma política adotada pelo Estado, as preocupações econômicas podem ser combinadas com as buscas de equidade social. A China é o primeiro país em desenvolvimento a realizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, reduzindo o número de pessoas pobres em 50% e eliminando a pobreza extrema em 2020. Mais de 800 milhões de pessoas das zonas rurais foram retiradas da miséria.

 

Pode-se pensar que a pandemia, apesar da interrupção das atividades econômicas globais e do custo de vidas humanas, pelo menos ajudaria a aliviar a terrível crise ecológica. No entanto, as preocupações econômicas permanecem primordiais. O Relatório Global do Orçamento de Carbono 2021, divulgado em novembro de 2021, afirmou que as emissões globais de dióxido de carbono caíram 5,4% em 2020 devido às restrições da pandemia de covid-19, mas aumentaram cerca de 4,9% em 2021 para 36,4 bilhões de toneladas, trazendo emissões quase de volta aos níveis de 2019. A promessa de uma “recuperação verde” pós-pandemia infelizmente não se tornou realidade.

 

A divisão global do trabalho e as políticas estatais da China, manifestadas em suas políticas externas de comércio, são importantes, mas o país continua preso aos dilemas do desenvolvimento e ainda enfrenta o desafio da recuperação verde. Em meio aos graves desafios do colapso climático, os agentes de mudança precisam ser comunidades de base, que podem liderar uma revisão geral dos valores e culturas dominantes com base no desenvolvimentismo. A resistência à globalização pode ser vista em lugares onde a lógica da modernização é carregada de tensões e consequências adversas. É analisando e aprendendo com as práticas alternativas de base que podemos criar uma mudança radical de paradigma.

 

Visões e ações a partir das margens

 

A partir de uma perspectiva subalterna, encontramos práticas de enfrentamento ao colapso climático e desastres ecológicos entre a população chinesa. Propomos que a ecologia tenha precedência sobre a economia, a agricultura sobre a indústria e as finanças, e a vida sobre o dinheiro e o lucro.

 

Sempre há iniciativas locais que mostram possibilidades de uso coletivo de recursos e a participação voluntária das pessoas na vida social. Essas ações resultam do esforço das pessoas para encontrar soluções para os problemas criados pela imposição de diretrizes e organizações de cima para baixo, de acordo com objetivos de modernização em competição com o Ocidente. Estas iniciativas locais contêm elementos das tradições das comunidades rurais. São esses elementos, enraizados no conhecimento e na prática das pessoas, que podem constituir a resistência contra ser completamente engolido pela globalização. Eles podem levar a aberturas para alternativas ao se envolver com a vida cotidiana, revivendo tais elementos em diferentes contextos. Os movimentos inovadores das pessoas não são nem tradicionais nem modernos, mas contemporâneos — e devemos aprender a compreender a espontaneidade e a criatividade dessas resistências. As pessoas pensam por conta própria, apreendendo as próprias situações em que são lançadas e encontrando respostas para a própria realidade que lhes é apresentada.

 

Para mitigar os efeitos adversos da globalização com fluxo de capital e migração de mão de obra, devemos retornar à localização, a “recomunalização” e a “re-ruralização”. O caminho alternativo passa pelo pequeno campesinato, pela agricultura ecológica, pela autossuficiência e pela regeneração da comunidade. Devemos continuar a defender a soberania alimentar e a explorar planos locais de água e energia. Devem ser projetos de pequena escala e não megaprojetos espetaculares. O que é pequeno também pode ser belo e poderoso.

 

 

Nos últimos 20 anos, nos engajamos ativamente no novo movimento de reconstrução rural na China e na campanha Peace Women Across the Globe (Mulheres de Paz em Todo o Mundo). Como resposta aos problemas causados pela industrialização e modernização em um país em desenvolvimento como a China, a reconstrução rural foi concebida como um projeto político e cultural de defesa das comunidades camponesas e da agricultura. Esses esforços de base são separados, paralelos e, às vezes, em tensão com projetos iniciados pelo Estado. Como tentativa de construir uma plataforma para a democracia direta e experimentar a integração urbana-rural participativa para a sustentabilidade, o modelo chinês de reconstrução rural pode ajudar a construir uma política de modernização alternativa. Outra iniciativa, Mil Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005, foi lançada em 2003 como forma de divulgar o pensamento e a prática das mulheres subalternas. Uma chamada foi feita em todo o mundo e um comitê internacional de 20 mulheres de todos os continentes foi formado. Após seleção e documentação, mil mulheres de mais de 150 países foram indicadas coletivamente ao Prêmio Nobel da Paz em 2005.

 

Testemunhamos muitas pessoas de base mobilizarem suas comunidades para enfrentar a degradação ecológica e lutar pela autossuficiência com dignidade. Como intelectuais orgânicos, trabalhamos para tornar esses esforços não apenas conhecidos, mas também para ajudar a conectá-los uns aos outros. Três histórias de “mulheres da paz” serão narradas aqui como exemplos de como as mulheres nesses locais se dedicaram a experimentos sociais, culturais e ecológicos: Yin Yuzhen e sua família empregam conhecimento localizado para lidar com a escassez de água e a desertificação e para sustentar o reflorestamento no noroeste da China; Yun Jianli e sua equipe de voluntários preenchem a lacuna entre as comunidades rurais e urbanas para negociar com o Projeto de Desvio de Água Sul-Norte e superar a poluição da água e a burocracia na China central; e Wang Pinsong e sua comunidade lutaram contra o projeto de construção da barragem na Garganta do Salto do Tigre, no sudoeste da China, para proteger suas aldeias de origem para as gerações futuras. Suas histórias informam como podemos nos equipar com estratégias de sobrevivência em tempos catastróficos.

 

Yin Yuzhen: a ciência popular para tornar verde o deserto

 

Na China, esforços persistentes para abordar questões ambientais vieram de cima e de baixo. A China tomou várias medidas para aumentar a capacidade de sequestro de carbono dos ecossistemas e garantir que florestas, pastagens, pântanos, oceanos, solo e zonas frias desempenhem seu papel no sequestro de carbono. O país tem o maior crescimento em cobertura florestal e a maior área de florestas artificiais.

 

No final de 2020, a área florestal da China era de 220 milhões de hectares, sua cobertura florestal atingiu 23% e o armazenamento de carbono florestal se aproximou de 9,19 bilhões de toneladas. De 2016 a 2020, a China realizou o monitoramento da desertificação em quase 11 milhões de hectares, combateu a desertificação em 1,65 milhão de hectares e aplicou o tratamento abrangente da erosão do solo em mais 310 mil quilômetros quadrados de terra. Saihanba e Kubuqi são dois exemplos brilhantes do milagre do “deserto ao oásis”. O projeto de reflorestamento de Saihanba, a maior plantação artificial do mundo, chamada de “Pulmão Verde do norte da China”, ganhou o Prêmio Terra para a Vida de 2021 pela Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação. Anteriormente, Saihanba havia ganhado o prêmio Campeões da Terra pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2017.

 

De acordo com a pesquisa da NASA, a área global de folhas verdes aumentou 5% de 2000 a 2017. China e Índia respondem por um terço desse verde, mas possuem apenas 9% da área terrestre do planeta coberta por vegetação. “A China sozinha responde por 25% do aumento líquido global da área foliar com apenas 6,6% da área vegetada global. O verde na China é de florestas (42%) e terras agrícolas (32%), mas na Índia é principalmente de terras agrícolas (82%) com pequena contribuição de florestas (4,4%).” Além dos programas oficiais de mitigação da degradação da terra, poluição do ar e mudanças climáticas, identificamos iniciativas populares e contribuições extraordinárias.

 

Yin Yuzhen é uma camponesa simples, mas também se tornou uma cientista do povo através de anos de aprendizagem no deserto. Em 1985, como uma mulher de 20 anos da província de Shaanxi, Yin casou-se e mudou-se para o interior do deserto de Mu Us, na Mongólia Interior, para uma área chamada Jingbei Tang em Uxin Banner. As condições naturais adversas eram inimagináveis e a areia estava presente em todos os lugares. Tudo o que viram, tocaram, pisaram, em casa ou fora, era areia. O vento soprava grãos de areia em suas narinas, ouvidos e bocas; quando a tempestade parava, o silêncio era assustador – apenas Yin e seu marido moravam naquela área. Confrontada com a dureza de suas condições, ela decidiu começar a plantar árvores. Yin começou a cavar valas de irrigação para obter água. Infelizmente, as tempestades de areia destruíram as valas. No inverno, ela empilhava caules de girassol para evitar que o vento as destruísse. Na primavera seguinte, ela cavou novas valas, e plantou 5 mil salgueiros. Infelizmente, os grãos de areia novamente destruíram seus esforços. Demorou muito, mas um dia veio o orvalho, depois a chuva (não forte nem frequente, mas presente), depois seguiram-se abelhas, pássaros e borboletas.

 

Tendo trabalhado duro por 37 anos, Yin e sua família plantaram 500 mil árvores, criando assim inúmeros oásis de arbustos e árvores em uma área de 47 km². Ela plantou mais de cem espécies diferentes de arbustos e árvores e aprendeu quais cresciam melhor. Em média, Yin planta mais de 30 mil choupos, cava 200 mil buracos para salgueiros e produz 400 mil metros de lenha de álamo todos os anos. Através de tentativa e erro, com muitos fracassos, ela desenvolveu uma paisagem incrível para seu habitat e se adaptou às vicissitudes da natureza em sua localização, descobrindo como garantir que certas espécies sobrevivam em épocas específicas do ano, desenvolvendo assim suas maneiras únicas de arborização.

 

 

Enquanto isso, ela é conhecida muito além da Mongólia Interior como uma respeitada especialista em desertos verdes. Convidamos Yin para participar de workshops e seminários locais e internacionais para trocar experiências de recuperação e restauração de paisagens degradadas. Em 2015, organizamos uma viagem de campo para visitar a casa de Yin e descobrimos que sua família cultivava batatas, milho, cenouras, melancias, uvas e criava ovelhas e galinhas.

 

A partir de 2013, ela construiu um centro de turismo ecológico. Ela ganhou mais de sessenta prêmios no país e no exterior, como o Prêmio Ida Somazzi por méritos destacados pela paz e direitos humanos em 2013 na Suíça. Em 2015, ela foi selecionada como uma das Dez Pessoas do Ano de Devoção à Pátria pela Associação de Desenvolvimento Cultural de Devoção à Pátria da China. Inspirados no trabalho de arborização de Yin, camponeses e pastores das redondezas envolvem-se na arborização. A taxa de cobertura florestal atingiu 32,3% em Uxin Banner, e quase 6.700 km² de areia estéril ficaram verdes. Produzimos um documentário sobre ela.

 

A China lançou o Programa Florestal de Três Abrigos do Norte em 1978 como um esforço antidesertificação, consistindo em reflorestamento no norte da China. Os dados da Administração Florestal do Estado mostraram que a cobertura florestal nas áreas tratadas aumentou de 5,05% em 1977 para 12,4% no final de 2012. Isso é atribuído ao trabalho árduo de pessoas como Yin, que não desanimam, mas agiram – atos simples, anteriores aos atos governamentais. Nunca desencorajada pelo fracasso, ela não apenas melhorou suas condições de vida e mudou seu destino, mas também motivou muitos camponeses e pastores a se juntarem a ela no reflorestamento do deserto. É assim que Yin é elogiada por sua comunidade: “Ela é a epítome da coragem, paciência e perseverança. Seu trabalho em esverdear o deserto impõe respeito universal.”

 

Yin comentou certa vez: “Prefiro morrer de fadiga lutando contra a areia do que ser intimidada por ela e pelo vento”. Aos seus olhos, as tempestades de areia são mais inimigas do que a burocracia que não conseguiu resolver o problema. Embora as autoridades locais distribuíssem algumas mudas para as famílias camponesas, a população local estava inicialmente relutante em tomar o assunto em suas próprias mãos. Mas Yin, uma camponesa analfabeta, mapeou os recursos locais e coletou as mudas indesejadas de outros aldeões. Ela se recusou a se mudar para áreas mais habitáveis e estava determinada a criar raízes em um deserto. Buscando aconselhamento especializado, com vários outros recursos, ela desenvolveu uma abordagem local e centrada nas pessoas para a restauração eficaz da área de areia. Ela não apenas produz conhecimento local para a subsistência básica, mas também desenvolve a ciência das pessoas sobre solo, água, floresta e alimentos, necessários para a sobrevivência da comunidade. Sua história demonstra como uma simples aldeã, como persistente autodidata e produtora de alimentos, consegue enfrentar o clima imprevisível. Ela surpreendeu o público com sua resistência, persistência e inovação.

 

Yun Jianli: voluntariado para descontaminar o rio Han

 

Na primavera de 2000, Yun Jianli, uma ex-professora do ensino médio, ficou chocada ao ver que havia um afluente do rio Han, na província de Hubei, no qual o esgoto cinza-escuro estava sendo descarregado diretamente. Sua amiga comentou que não era tão ruim quando comparado ao rio Zaoyang, verdadeiramente sujo. Para ver por si mesma, Yun organizou uma viagem de campo. Ela ficou absolutamente chocada ao ver que a água estava muito fedorenta, colorida como molho de soja e espumando. Ela pensou: “Esta água suja misturada com o rio Han destrói diretamente a qualidade da água. Isso não prejudicará a saúde das pessoas da cidade de Xiangfan a longo prazo? Se não pararmos, como podemos encarar as gerações futuras?”

 

A rápida industrialização e a urbanização durante décadas levaram ao agravamento da poluição. A Lei de Proteção Ambiental foi formalmente promulgada na China no final de 1989, depois de ter sido introduzida em caráter experimental uma década antes. Essas leis tendiam a ser vagas em suas definições e disposições e eram frequentemente ignoradas. As penalidades estabelecidas nas leis foram criticadas por serem muito brandas para aplicar efetivamente o controle da poluição. Muitas fábricas de baixa tecnologia e alta produção de resíduos mudaram-se para a China por causa de suas baixas penalidades à poluição ambiental.

 

Nos anos de 1990, duas décadas após o início do período de reforma, as pequenas e médias empresas locais foram incentivadas a retomar a produção, oferecendo emprego e as bases para as indústrias leves da China decolarem, e a poluição tornou-se pior. A consequência foi que mais da metade dos rios da China ficaram poluídos. Nos sete principais rios, mais de 80% da água estava poluída. Em Pequim, mais de 70% dos rios e afluentes estavam poluídos. Resíduos industriais, esgoto e água usada de irrigação foram as principais fontes de poluição da água no país. Estima-se que os principais rios e seus afluentes recebam cerca de 70% das águas residuais da China, com 41% recebidos apenas pelo rio Yangtze. Um levantamento oficial em 1990 mostrou que 65 dos 94 rios investigados estavam poluídos em diferentes graus. Estima-se que 45 mil toneladas métricas de águas residuais sejam despejadas em rios e lagos todos os anos, das quais apenas cerca de 30% foram tratadas. Mesmo assim, mais de 40% do tratamento ficou abaixo do padrão.

 

Na província de Guangdong, de 47 grandes cidades, 43 tinham águas subterrâneas poluídas. Cerca de 70% das águas sujas eram resíduos industriais. A China produziu mais águas residuais por unidade de produto do que outros países industrializados. Pequenos lagos perto de grandes áreas industriais foram particularmente poluídos. Por exemplo, um lago na província de Hubei continha 1.670 toneladas de águas residuais por 100 mil m³.

 

De acordo com as últimas estatísticas, em 2020 a proporção combinada de seções de água controladas pelo Estado com água de superfície de boa qualidade aumentou para 83,4% (a meta era de 70%). A proporção de seções de água com água de superfície de má qualidade abaixo do grau V diminuiu para 0,6% (a meta era de 5%). Ameaçados pela poluição da água e pela degradação ambiental, pessoas como Yun tomaram iniciativas para lidar com a urgência da sobrevivência por meio do voluntariado e da mobilização da comunidade rural-urbana.

 

Em 2002, Yun completou 69 anos e experimentou um ponto de virada em sua vida. Ela fundou a Green Han River, uma organização de proteção ambiental, para combater a poluição da água em sua cidade natal. Ela fez um tremendo esforço para aumentar a conscientização e a preocupação do público na cidade de Xiangfan. Como resultado, a qualidade da água do rio Han, fonte do projeto de desvio de água sul-norte da China, melhorou.

 

Quando ela começou a se envolver com o movimento verde, a conscientização das pessoas sobre as questões ambientais era mínima. Muitos não conseguiram entendê-la; outros achavam que ela era louca. As autoridades governamentais achavam que ela era muito intrometida, enquanto os donos das fábricas eram hostis. Yun visitou aldeias, fábricas e áreas montanhosas ao longo do rio Han para investigar as fontes de poluição. Ela escreveu mais de cem relatórios e propostas investigativas, como o “Relatório de Investigação de Poluição da Água do Rio Han em Xiangfan”, “O tratamento de esgoto doméstico é urgente”, “A qualidade do ar em áreas urbanas é preocupante”, “Não transforme parques industriais em fontes de poluição”. “Regular as empresas de processamento de gengibre o mais rápido possível para evitar outra grande fonte de propagação de poluição”, entre outros.

 

 

A associação tem atualmente 81 membros organizacionais, 180 membros individuais e mais de 30 mil voluntários. Entre eles estão ex-funcionários, professores aposentados, engenheiros seniores, burocratas, empresários privados e jornalistas. A equipe de voluntários tornou-se cada vez maior, com idades dos membros variando desde a idade do jardim de infância até mais de 80 anos. Os membros da equipe são voluntários e o trabalho é autofinanciado. Por exemplo, em 2006, para contribuir com o projeto de água potável para os moradores de Zhaiwan ao longo do rio Tangbai, a equipe foi à vila mais de 40 vezes, trazendo sua própria comida e passando a noite em uma barraca, sem adicionar nenhum fardo para os aldeões. Eles sempre ficam nos hotéis mais baratos em áreas urbanas.

 

A Green Han River realizou 40 cursos gratuitos de capacitação em educação ambiental, dos quais participaram mais de 2 mil professores de mais de mil escolas e unidades e voluntários ambientais de diversas frentes. A educação ambiental foi introduzida no campus, em áreas rurais, instituições, comunidades e empresas quase mil vezes, com apresentações presenciais e exposições de fotos para mais de 530 mil pessoas. Em 2018, eles organizaram mais de mil viagens de campo para investigar fontes de poluição ao longo do rio Han e seus afluentes, percorrendo mais de 100 mil quilômetros.

 

Yun é frequentemente chamada de “Irmã Yun da Proteção Ambiental” e as crianças a chamam de “Avó da Proteção Ambiental”, um nome que presta homenagem ao seu cuidado com a natureza e com as próximas gerações. “Proteger um rio é um projeto enorme, contar apenas com o poder de voluntários de proteção ambiental não é suficiente, não podemos ficar para monitorar o rio todos os dias”, comentou Yun. “Somente mobilizando as pessoas ao longo do rio para proteger seus próprios rios, há esperança; somente mobilizando toda a sociedade para participar, há esperança para o futuro do movimento ecológico”.

 

Sua história mostra a vitalidade dos movimentos locais que, ao invés de adotar uma postura antagônica, trabalham com governo e empresas, apesar de nem sempre serem bem recebidos pelos blocos de interesse. Ela também demonstra como educar, persuadir e mobilizar o público em geral, tanto rural quanto urbano, a se identificar com o cuidado da “mãe rio” por meio do trabalho voluntário. Esse tipo de identificação e voluntarismo mostra que a ecologia tem precedência sobre a economia, e o bem-estar comunal tem precedência sobre o dinheiro e o lucro. Yun era um jovem educado que foi para o campo durante a Revolução Cultural. Seus esforços de mobilização popular para o bem comum sustentam os legados colaborativos de intelectuais, camponeses e trabalhadores.

 

Wang Pinsong: Todas as etnias para os comuns rurais

 

A história de Wang Pinsong (1924-2009) e sua comunidade é um exemplo inspirador de esforços para combater as forças da modernização. Ela era velha, mas não frágil, viúva, mas não solitária, marcada pelas linhas duras da vida, mas não miserável ou queixosa. A esperança nos foi generosamente oferecida por ela.

 

Em 1924, Wang nasceu em Shangri-La às margens do rio Areia Dourada, no sudoeste da China, local que era habitado por mais de 15 grupos étnicos por gerações e gerações (só a família de Wang é composta por cinco etnias). Wang era da etnia Bai, seu marido Han, sua nora Naxi e suas netas Pumi e Hui. Os diversos grupos étnicos celebram suas histórias com ricas tradições e rituais indígenas, com especial respeito pela natureza. O nome Pinsong, por exemplo, significa “caráter do pinheiro” – integridade e retidão. Wang viveu toda a sua vida em Shangri-La. Ao terminar a escola primária, ela fugiu de casa, caminhou três dias até a cidade para fazer um exame para uma escola regular e recebeu a segunda nota mais alta, mas sua família se recusou a deixá-la estudar porque ela era uma menina. Ela ensinou aritmética por um ano em uma escola primária, tornando-se a primeira professora mulher na região. Aos 19 anos, casou-se. A tradição em sua região era que os homens se ocupavam com arte – como música, caligrafia, pintura e poesia – enquanto as mulheres ficavam com todo o trabalho em casa e nos campos. O marido de Wang estava muitas vezes fora de casa, e ele voltou para Shangri-La como o primeiro membro do Partido Comunista na aldeia.

 

Wang era reverenciada na aldeia por sua capacidade, generosidade e otimismo. Como parteira, recepcionou três gerações no mundo. Wang era tratada intimamente por todos como “vovó” e era respeitada e amada por sua dedicação e simplicidade. O senso de comunidade na região sempre foi forte. Com tantos grupos étnicos vivendo na aldeia, prevaleceu uma cultura de respeito mútuo.

 

Na região, as pessoas se relacionam de uma maneira especial. Os nascidos no mesmo ano, independentemente de raça, etnia ou clã, se relacionam como “parentes da mesma raiz” e permanecem amigos por toda a vida. Todos os seus relacionamentos são estendidos, de modo que o pai, a mãe, o irmão e o primo de um “parente raiz” são também o próprio pai, mãe, irmão e primo “raiz”. Assim, todas as famílias da aldeia estão relacionadas de uma forma ou de outra, tornando-se uma grande família. Um respeito especial pela diferença e pela diversidade é único nesta região rural junto ao belo rio.

 

Com tais laços de intimidade na aldeia, não é de surpreender que os aldeões estivessem unidos em sua resistência contra o projeto de construção da barragem na Garganta do Salto do Tigre. Se a barragem fosse construída, 100 mil aldeões seriam deslocados, 33 mil hectares de terra fértil à beira do rio seriam submersos e as diversas culturas desta região seriam destruídas junto com ela. Os aldeões responderam aos desenvolvedores solicitando as condições sob as quais venderiam a terra: “Não há condição; nossa terra não está à venda; nossa terra não tem preço; nossa terra é nossa vida muito querida; não estamos desistindo; se assim for, vamos submergir com nossa terra”. Mais de 90% dos moradores assinaram uma declaração para recusar qualquer oferta ou suborno de desenvolvedores. Em dezembro de 2005, em uma noite gelada, ao lado de uma fogueira, ouvimos as pessoas cantarem:

 

De beleza e calma é o rio da Areia Dourada,
agora posto em jogo nas mãos dos desenvolvedores;
nós compatriotas e nativos daqui,
de braços dados, defendemos nossa terra.
De beleza e calma é nossa terra natal,
a solidariedade de todas as etnias
faz um elo
para defendermos a terra de Areia Dourada.
A terra é um tesouro inestimável para nós camponeses,
toneladas de ouro não podem nos separar de nossa terra.

 

O profundo envolvimento dos aldeões uns com os outros em suas vidas diárias e em suas ações contra a barragem é algo como uma segunda natureza para eles, uma natureza fundamentada em seus laços e cuidados com o solo, as montanhas, a água, as plantas e as pessoas que constituem seu mundo. A diversidade da natureza os nutre, pois eles se obrigam a nutrir a diversidade da natureza em troca. Assim, como a natureza, eles estão abertos à diversidade e à diferença, a força vital de todas as relações sustentáveis de paz.

 

Wang viveu os anos mais tumultuados do século XX e experimentou muitos altos e baixos na região. Em meio ao tumulto da guerra e da revolução, em meio às aspirações de paz e liberdade, ela viveu com suas dores e perdas pessoais. Ela havia sofrido a perda traumática de seu neto mais velho, Xiao Liangzhong (1972-2005), que morreu prematuramente por exaustão e ataque cardíaco durante a luta contra a construção da barragem da Garganta do Salto do Tigre. Xiao era um antropólogo da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Ele mobilizou seus colegas e amigos em Pequim para se juntarem à campanha para suspender o projeto da barragem.

 

No nível do afeto, Wang era inspiradora em suas práticas. Ela nos mostrou as potencialidades da política do devir, uma política caracterizada pela abertura. Wang estava aberta a uma paixão silenciosa pela vida, uma intimidade reticente com sua comunidade, uma ternura furiosa pela terra, uma fúria terna contra a injustiça e a exploração e uma vida incerta no presente, com esperança. É uma afirmação da vida que permite mergulhar nela, abrindo-se à capacidade de afetar e ser afetado. Diante das forças cotidianas de marginalização produzidas por violências institucionais – políticas, econômicas e legais – bem como violências culturais nos eixos de etnia e gênero, as práticas de Wang e de muitas mulheres de sua geração exibem determinação em seus esforços inflexíveis para habitar as margens. Elas nos mostram como imaginar a paz sem sucumbir às violências institucionais e culturais que dominam a compreensão da paz. Elas nos mostram que a paz não é um fim a ser alcançado por pessoas que disputam o centro de controle. Elas nos mostram que a paz é um processo pedagógico aqui e agora em nossas vidas diárias, um processo através do qual aprendemos continuamente a conviver com as diferenças e diversidades no relacionamento uns com os outros e com a natureza, com prontidão para responder. É um processo através do qual a diferença, em vez de ser ameaçadora e necessitada de erradicação, nos nutre e nos enriquece.

 

A construção de uma barragem na Garganta do Salto do Tigre foi suspensa. No entanto, hoje em dia existem projetos de construção de parques nacionais e barragens em outras partes ao longo do rio Areia Dourada. No cemitério de Xiao Liangzhong, há uma inscrição: “O filho do rio da Areia Dourada”. Sua mãe comentou: “Perdi meu filho, mas o rio Areia Dourada está preservado”. Os aldeões de diferentes etnias sustentam as heranças do movimento antibarragem: “O grande rio à nossa porta é um recurso, e ninguém tem o direito de destruí-lo. Temos que entregar este grande rio aos nossos filhos de geração em geração”. Os muitos grupos étnicos criam raízes e se unem através do rio Areia Dourada. Eles não apenas defendem a pequena agricultura camponesa em suas terras ancestrais, mas também preservam as comunidades rurais ao longo do rio mãe, com características de autossuficiência e autogoverno.

 

Rumo ao comunismo ecológico

 

Aqui, seria útil revisitar a defesa de Samir Amin da desvinculação dos países da periferia e da semiperiferia. Como explicou Amin, a desvinculação se refere à “organização de um sistema de critérios para a racionalidade das escolhas econômicas baseado em uma lei do valor, que tem fundamento nacional e conteúdo popular, independente dos critérios de racionalidade econômica que emergem da dominação da lei do valor capitalista que opera em escala mundial”. A estratégia de desvinculação implica um afastamento da divisão global do trabalho que favorece o Ocidente desenvolvido, prejudicial à soberania de recursos e moeda dos países da periferia e semiperiferia. Nesta longa luta por uma mudança de paradigma, o Estado, com apoio popular, deve seguir um caminho autônomo ao priorizar as necessidades de sua soberania e a subsistência do povo ao invés de aceitar imposições das hegemonias imperialistas globais.

 

 

A China traçou um caminho de reviravoltas em suas estratégias de desvinculação e religação em relação ao Ocidente hegemônico. Nos seus primeiros 20 anos, a nova China esteve sujeita ao isolamento e às hostilidades, primeiro pelo lado norte-americano e depois pelo campo soviético. Por cerca de uma década, antes de a China se reconciliar com os Estados Unidos e se juntar às Nações Unidas em 1971, a China foi obrigada a buscar o desenvolvimento dentro de suas próprias fronteiras e, assim, alcançou algum grau de desvinculação, que foi apresentado como embarcar em um caminho de autossuficiência. Isso foi mais o resultado da necessidade do que da escolha. A reforma de 1978 foi uma reação ao desafio da globalização, mas não foi necessariamente uma resistência contra a essência da globalização segundo os valores capitalistas. O sonho de modernizar a China, de combater a dominação e a ocupação imperialista, baseou-se há mais de um século no impulso da China para imitar seus rivais: daí o slogan dos anos 1910 de adquirir ciência e democracia, o slogan dos anos 1950 de alcançar a Grã-Bretanha e os Estados Unidos e o recente slogan do grande rejuvenescimento da nação chinesa.

 

A China tem lutado com as dificuldades e consequências da armadilha do desenvolvimento: degradação ambiental, desigualdades rural-urbanas e um fosso cada vez maior entre ricos e pobres. Esse é o pano de fundo das políticas estatais de “civilização ecológica”, “nova reconstrução rural socialista”, “dupla circulação”, “revitalização rural” e “prosperidade comum”. Essas políticas significam uma necessária e positiva virada para a circulação interna e equilibrando as brechas entre o litoral e o sertão, entre o rural e o urbano, e reduzindo as polarizações sociais.

 

Paradoxalmente, o Estado desempenha, por um lado, o papel de motor da modernização, que é por essência explorador, destrutivo e injusto. Por outro lado, o Estado atua como um regulador que atende às demandas internas e garante a subsistência básica para a maioria. Isso pode ser demonstrado na realização da eliminação da pobreza extrema, bem como na aplicação de “colocar as pessoas e a vida em primeiro lugar”, como por meio de vacinação gratuita e tratamento médico para todos durante a pandemia de covid-19. Esses esforços contradizem a lógica do capitalismo que trata os pobres, fracos, doentes e moribundos como descartáveis. Nesse sentido, o Estado é capaz de rejeitar uma lógica capitalista e também de mobilizar o engajamento social para o bem comum.

 

A questão mais desafiadora é que quatro décadas de reforma de portas abertas colocaram a China essencialmente sob as regras da economia global dominada pela hegemonia dos Estados Unidos e do Ocidente desenvolvido. Seguindo a lógica da globalização, blocos de interesse em diferentes facetas da vida econômica, política, social e cultural da China se formaram e se consolidaram, com uma obsessão pelo crescimento econômico e pelos lucros. Enquanto isso, em termos culturais, a defesa do interesse próprio e do darwinismo social e a redução das relações humanas a monetárias, legitimadas e promovidas desde a reforma, são apenas a emulação mais flagrante dos valores e culturas da modernização. Nesta marcha para a modernização, e com a desintegração geral das comunidades rurais, o que é deixado de lado são os valores das culturas tradicionais que mantêm as comunidades unidas: doação, reciprocidade, tolerância, resiliência, ajuda mútua, coletividade e sustentabilidade.

 

Assim, em vez de depender de um Estado benevolente ou de uma liderança de boa vontade para se afastar da armadilha do desenvolvimento, as pessoas nos locais estão se tornando cada vez mais conscientes de sua necessidade de desempenhar um papel na reversão da tendência suicida que a globalização lhes impõe. Ou seja, a necessidade de se resgatar dos impactos do desenvolvimento e do colapso climático, e nutrir valores alternativos à ganância capitalista e ao interesse próprio. Assim, não se trata apenas de olhar para o Estado para responsabilização e implementação de políticas. Em vez disso, é necessário adotar uma abordagem de baixo para cima, voltando nossos olhos para as pessoas nas comunidades e suas formas criativas e inovadoras de lidar com questões sociais, contando com esses laços comunitários para traçar seu destino comum. Esses humildes esforços, como mostram os exemplos das três mulheres da paz, poderia ser facilmente descartado como trivial ou insignificante para pessoas obcecadas em esperar que o Estado ou as corporações assumissem a liderança. Mas é justamente reconhecendo os esforços das pessoas de base em suas especificidades locais que muito pode ser aprendido sobre como lidar com o colapso climático global que estamos enfrentando.

 

As histórias das três mulheres da paz mostram que as abordagens feministas dos problemas coletivos podem desafiar fundamentalmente as relações de poder patriarcais que ameaçam a autossuficiência e a autonomia de uma comunidade e que impõem a lógica da modernização nas diversas trajetórias percorridas pelos habitantes locais. As iniciativas populares para enfrentar os problemas vieram antes da política de ajuste do governo. Elas não esperam, não dependem do governo para resolver os problemas. As conversas e aprendizado mútuo e apoio dessas iniciativas locais podem ser uma referência para uma solução nacional, bem como para uma globalização das resistências das pessoas.

 

Nestes tempos catastróficos, é urgente aprender a sobreviver ao colapso climático. O colapso climático é global, mas os esforços de mitigação para a sobrevivência da comunidade precisam se basear em um local ou em um alicerce da transformação social. Precisamos desesperadamente identificar e reconhecer as contribuições de intelectuais e ativistas nas bases. As mulheres da paz demonstram uma forte liderança feminina nas lutas diárias, produzindo conhecimento local para a sobrevivência familiar e comunitária, mobilizando voluntários para valorizar a natureza em detrimento do dinheiro, estimulando o governo e os setores empresariais a agir, facilitando a colaboração entre as comunidades rurais e urbanas e consolidando os bens comuns para as pessoas em toda a sua diversidade.

 

Ter a vontade de sobreviver juntos e aprender o know-how de solução de problemas pode nos salvar, como comunidades, da condenação da barbárie. Isso também pode contribuir para a visão e propagação do comunismo ecológico como uma rejeição radical da lógica e paradigma capitalista e suas consequências devastadoras para a humanidade e todas as espécies do planeta. A “abundância” prevista para o comunismo não pode ser definida materialmente, mas precisa ser eticamente contida, incorporando preocupações ecológicas e enriquecida espiritualmente em vez de materialmente. Trata-se de criar meios de subsistência sustentáveis com os bens comuns administrados pelas comunidades locais. Aqui reside a agência popular de base para uma mudança radical das relações de poder e das relações homem-natureza incorporadas nas longas lutas pela recomunalização e rerruralização.

 

Leia mais