Kirill pede orações por Putin em seu aniversário de 70 anos, para que ele tenha uma ‘vida longa’

Mais Lidos

  • Especialização em Protagonismo Feminino na Igreja: experiência de sororidade e crescimento humano integral

    LER MAIS
  • No meio do caminho estava o CIMI: 50 anos do documento-denúncia “Y-Juca-Pirama” e a atuação do Pe. Antônio Iasi Jr, SJ

    LER MAIS
  • Frente à carnificina, testemunhar. O quê? Uma resposta do cristianismo de libertação. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Outubro 2022

 

  • O Patriarca Ortodoxo Russo, Kiril, convocou religiosos e fiéis a orarem pela saúde do presidente, Vladimir Putin, na véspera do 70º aniversário do chefe do Kremlin.

  • Ele é um dos principais aliados do presidente, cuja campanha militar na Ucrânia ele apoiou publicamente desde o primeiro dia. Recentemente, ele assegurou que os russos que sacrificam suas vidas no campo de batalha na Ucrânia "lavam todos os seus pecados".

  • Desde que chegou ao poder em 2000, Putin devolveu à Igreja muitas das propriedades expropriadas durante a União Soviética, permitindo-lhe acumular uma vasta fortuna, segundo seus críticos.

  • A Igreja Ortodoxa Ucraniana anunciou em maio sua ruptura com o Patriarcado de Moscou.

 

A reportagem é publicada por Religión Digital, 07-10-2022.

 

O patriarca ortodoxo russo, Kirill, convocou religiosos e crentes a orarem pela saúde do presidente, Vladimir Putin, na véspera do 70º aniversário do chefe do Kremlin.

 

“No dia 7 de outubro, o presidente russo Vladimir Putin completa 70 anos. O Santo Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Kirill, convida (…) a fazer uma oração solene em casa pela saúde do Chefe de Estado”, indica a carta que o Patriarcado enviou a todas as paróquias deste país.

 

 

A carta publicada no site da Igreja Ortodoxa Russa também pede orações pela saúde do presidente em 8 de outubro, dia de Sergei Radonezhki, um influente reformador espiritual russo do século XIV.

 

Kiril, que está convalescendo após contrair o coronavírus, pede orações no sábado para que Putin tenha uma "vida longa".

 

O patriarca é um dos principais aliados do chefe do Kremlin, cuja campanha militar na Ucrânia ele apoiou publicamente desde o primeiro dia.

 

Recentemente, ele assegurou que aqueles russos que sacrificam suas vidas no campo de batalha na Ucrânia "lavam todos os seus pecados".

 

Ele também defendeu o fim precoce da "batalha interna" na Ucrânia, mas também o "triunfo da justiça" e "a vitória" da Rússia.

 

 

Na época, Kirill convocou os russos em suas homilias a cerrar fileiras com o Kremlin e o Exército russo em sua guerra santa com o “Anticristo”, ou seja, o governo ucraniano e seus apoiadores ocidentais.

 

O patriarca russo foi quem promoveu a ideia do "Mundo Russo" , ou seja, que onde quer que se fale russo e a fé seja ortodoxa, independentemente de fronteiras internacionalmente reconhecidas, é a área de influência de Moscou, cuja missão messiânica é defender a Rússia, os russos e seus valores tradicionais.

 

Por isso, a Igreja Ortodoxa Ucraniana, até então leal a Moscou, anunciou em maio seu rompimento com o Patriarcado de Moscou.

 

Desde que chegou ao poder em 2000, Putin devolveu à Igreja muitas das propriedades expropriadas durante a União Soviética, permitindo-lhe acumular uma vasta fortuna, dizem os críticos.

 

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kirill pede orações por Putin em seu aniversário de 70 anos, para que ele tenha uma ‘vida longa’ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU