A vida de Xi Jinping e as escolhas da China

Xi Jinping, no Congresso do Partido Comunista Chinês de 2018. Foto: Xinhua

17 Agosto 2022

 

“A China precisa tornar sua moeda, renminbi, totalmente conversível, colocar suas contas em ordem e expandir seu mercado interno potencialmente enorme. Requer uma abordagem mais realista à covid e à sua política externa da Rússia a Taiwan para os laços de vizinhança. Essas mudanças, independentemente do que aconteça nos Estados Unidos, exigem algum tipo de reforma política interna. Sem isso, a frente interna poderia dificultar e até impossibilitar a vida da China, mesmo sem os Estados Unidos”, escreve o sinólogo italiano Francesco Sisci, em artigo publicado por Settimana News, 15-08-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 


Xi Jinping, o conservador, o neomaoísta, o comunista, o belicista. Direta ou indiretamente, esses adjetivos são todos consistentes para caracterizar no exterior, no Ocidente, o presidente da China, que deve estender seu governo por toda a vida ou mais cinco anos no próximo Congresso do Partido em outubro de 2022.

 

Claro, não sabemos, mas os percepções que coletei ao longo de muitos anos sobre sua vida pessoal podem contar uma história diferente, que não é fácil de encaixar em um quadro simples. Algumas das histórias são impossíveis de verificar e podem ser parcialmente falsas. Eu acredito que eles são precisos, embora eu possa mudar minha opinião com mais informações.

 

Uma vida de Xi

 

Ele nasceu em 15 de junho de 1953, quando seu pai, Xi Zhongxun, era o chefe do departamento de propaganda do partido. Ele era o segundo filho de seu pai e sua segunda esposa, Qi Xin.

 

Ele passou sua infância perto do Grande Timoneiro, Mao Zedong, em Zhongnanhai, a residência da liderança do partido. No escritório de seu pai, havia a esposa de Mao, Jiang Qing, que mais tarde se tornou notória durante a Revolução Cultural; e o ex-secretário de Mao, Zhong Dianfei, expurgado como direitista em 1957.

 

Seu pai, nascido em 1913, veio de uma família de proprietários de terras no condado de Fuping em Shaanxi. Ele era um idealista e ingressou na Liga da Juventude Comunista quando tinha 13 anos. Aos 15, em 1928, foi preso pelas autoridades nacionalistas do KMT. Em 1935, ele e seus dois amigos, Liu Zhidan e Gao Gang, estavam prestes a ser fuzilados como traidores da direita quando Mao chegou à base de Yan'an e os salvou. Tanto Liu quanto Gao posteriormente não terminaram bem.

 

Mas para Xi Zhongxun, tudo parecia diferente. Em 1957, ele conseguiu resistir à campanha antidireitista e, em 1959, tornou-se vice-primeiro-ministro de Zhou Enlai. Em 1962, no entanto, ele foi expurgado, acusado de apoiar secretamente Gao Gang, que havia sido executado em 1954 por conspirar contra Mao de sua base na Manchúria.

 

Xi Jinping, com apenas nove anos, perdeu todos os seus privilégios da noite para o dia. Ele passou de uma casa com cozinheiros e criados para uma residência modesta onde sua mãe tentava manter a família unida. As coisas ficaram ainda piores em 1965, no início da Revolução Cultural. Seu pai foi humilhado publicamente em um grande desfile. A família foi rotulada de “elementos negros” e, portanto, evitada e intimidada por outras famílias e crianças. Guardas Vermelhos assaltaram a casa. No ano seguinte, aos 13 anos, Xi Jinping foi pressionado a deixar a escola e ir para o campo para viver como camponês e aprender com eles, como disse Mao. Todas as crianças das grandes cidades tinham que fazer isso.

 

As condições de vida na cidade e no campo eram muito diferentes. A comida era escassa; os quartos não tinham privacidade, e dezenas dormiam no mesmo kang (炕), uma estrutura de tijolos com carvão queimando por dentro. Ele teve que trabalhar nos campos por longas horas e viver em uma caverna. Ele não aguentou e correu de volta para casa em Pequim. Ele tentou se esconder lá, mas sua mãe, possivelmente com medo da reação para ele e toda a família, denunciou-o e o empurrou de volta para a aldeia. Ele foi preso e punido sendo forçado a cavar valas.

 

No entanto, uma vez de volta à aldeia, ao contrário da maioria de seus contemporâneos, ele se saiu bem. Ele foi um dos poucos “intelectuais rústicos” que ascenderam na hierarquia local e se tornaram chefes de brigada, um feito notável na época. Então a maioria dos jovens simplesmente não fez nada e tentou viver dos camponeses, que em troca os odiavam.

 

Graças ao seu sucesso, Xi conseguiu ingressar no partido em 1974, em sua décima tentativa, e no ano seguinte foi recomendado para ir à universidade como um camponês digno. Os exames para entrar na universidade estavam suspensos à época, e apenas soldados, trabalhadores e camponeses podiam entrar se recomendados por sua unidade. Ele estudou engenharia química na prestigiosa Universidade de Tsinghua.

 

As coisas estavam indo bem. Em 1978 seu pai foi reabilitado. Em 1979, Xi Jinping começou a trabalhar com Geng Biao, um bom amigo de seu pai e chefe da inteligência militar.

 

Seu pai então se tornou chefe da região militar de Guangdong e promoveu o desenvolvimento e a liberalização de Shenzhen. Ele continuou ascendendo, chegando ao Politburo como vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa quando Hu Yaobang era secretário do partido.

 

No entanto, sua sorte durou pouco. No final de 1986, Hu Yaobang foi criticado e rebaixado. Ele foi acusado de apoiar os protestos estudantis que eclodiram em Xangai. Xi Zhongxun ficou do lado de Hu e também foi removido.

 

Na época, o jovem Xi era secretário do condado de Zhending, na província de Hebei, não muito longe de Pequim. Ele viajava de vez em quando para Pequim. Em 1986 foi transferido para Fujian. Durante os protestos estudantis de 1989 em Tiananmen, ele possivelmente esteve em Pequim por alguns dias. Na época, seu pai e Marshall Nie Rongzheng assinaram uma petição apoiando os estudantes.

 

Após a sangrenta repressão, a sorte política de seu pai foi perdida para sempre. O jovem Xi pode ter simpatizado com os estudantes, e sua carreira política pode estar em perigo; no entanto, possivelmente graças à ajuda dos amigos de seu pai, ele salvou sua pele e continuou com seu trabalho.

 

No final da década de 1990, Fujian tornou-se o foco de uma campanha contra as empresas de contrabando da máfia local, auxiliadas por alguns militares. Não envolvido nos círculos de contrabando, Xi conseguiu se manter à tona e substituir os quadros que haviam sido presos. Pode ter sido sua grande sorte.

 

Aprendendo com a experiência e vendo os EUA e a China

 

Todas essas experiências, dele e do pai, provaram ser algo constante: não há risco de estar à esquerda do partido. Considerando que se você está à direita do partido, liberal, sua vida está em constante perigo; você pode ser colocado para baixo a qualquer momento. Essa lição talvez tenha vindo também de sua mãe, que o atrasou em sua carreira por ser leal ao partido e reportar sobre ele. Se ela não tivesse feito isso, Xi nunca teria se tornado presidente da China.

 

Outra lição é que você precisa ter o máximo de poder possível na China, como o Mao do jovem Xi, porque todos os outros estarão prontos para derrubá-lo.

 

Então, se isso estiver correto, Xi Jinping não é um ideólogo. Ele é um sobrevivente, e sendo um sobrevivente, suas experiências lhe ensinaram que ele precisa controlar o grupo e para controlar o grupo, ele tem que pender à esquerda.

 

O partido é um aparato sem alma preocupado apenas com sua própria sobrevivência e pronto para fazer qualquer coisa por ele. Mas também é um bando de pessoas dispostas a perdoar e esquecer muitos erros se um propósito autêntico for encontrado ou se o cara for “um de nós”. Xi não teria ascendido se o partido não se importasse com ele. É um bando de demônios ou anjos, segundo o ponto de vista nos termos de Goethe. Não se pode evitar chegar a um acordo com ele para sobreviver e prosperar.

 

Então ele aprendeu com sua mãe que ficar com o partido eventualmente pode salvá-lo. A festa premia a lealdade e o carinho à instituição nos bons e maus momentos. De certa forma, a Igreja e as velhas organizações estabelecidas não ensinam o mesmo? Amar e estar juntos é mais importante do que estar certo. A verdade é mais do que o amor ou o contrário?

 

Então a reforma e a abertura podem ser boas, mas são extremamente arriscadas. Não apenas porque podem dar errado, mas também porque expõem você à ira do partido, que é governado pela esquerda, como vimos.

 

Por outro lado, Xi provou o tempo e, novamente, está pronto para enfrentar frações do partido de forma implacável e decisiva. Mesmo antes da famosa campanha anticorrupção, seu movimento contra seu rival, o chefe do partido na cidade de Chongqing, Bo Xilai, em 2012, foi inesperado. Apenas alguns meses antes, embora ele fosse o chefe do partido designado e, portanto, superior a Bo, ele havia ido a Chongqing para homenagear Bo.

 

Mas quando o vento virou, Xi arrancou todo o poder que conseguiu dos anciãos do partido, possivelmente ameaçando renunciar, e então se moveu para acabar com Bo e seus aliados.

 

Os anciãos do partido, cinco anos antes, escolheram Xi em vez de Li Keqiang, que então se tornou primeiro-ministro, pensando que Xi seria mais ting hua (听话, obediente) aos seus desejos e, assim, eles continuariam a puxar as cordas nos bastidores.

 

Como sobreviver ao futuro?

 

Xi é um cara que olha para o que pode salvar a ele e ao país em primeiro lugar e se move conforme sua análise disso. Então a questão é: o que o ambiente internacional está dizendo para Xi fazer? Gradualmente, mas de forma consistente desde 2005, antes mesmo de Xi garantir seu lugar como herdeiro aparente (aconteceu em 2007), a China percebeu que os EUA estavam em declínio e a China estava em ascensão.

 

A atual situação chinesa está pressionando Xi a fazer reformas liberais? Talvez não. Por quê? Porque a Rússia ainda pode estar ganhando politicamente, se não militarmente, na Ucrânia e na Europa. Putin pode sair mais forte do que antes da crise ucraniana. Sim, ele pode perder, mas ainda é incerto, e é preciso esperar para ver.

 

Além disso, a situação é altamente incerta nos Estados Unidos, onde Donald Trump ainda é um canhão solto, e é muito duvidoso o que acontecerá com ele.

 

O establishment estadunidense e o sistema legal permitirão que Trump concorra na próxima eleição presidencial? E se ele disputar e perder, ele aceitará a derrota? Se ele não aceitar uma derrota, o que acontecerá? Haverá uma revolução?

 

O que acontecerá com o sistema se ele não puder correr? Ele se tornará um mártir ou a sociedade estadunidense será dividida? E se Trump concorrer e vencer, os Estados Unidos se tornarão algum tipo de ditadura? Ou Trump será apenas um parêntese, com a democracia dos EUA nadando de braçadas?

 

E como um autocrata, pode ser mais fácil para Trump se dar bem com outros autocratas. Após uma virada estadunidense, a democracia em todo o mundo pode declinar.

 

Afinal, a democracia na história teve seus altos e baixos. Atenas era uma democracia e ainda assim perdeu para Esparta, que não era.

 

Roma era uma república bastante aberta, com eleições. No entanto, após um período de guerras civis, tornou-se um império. A democracia ressurgiu depois de mais de um milênio na Itália durante o Renascimento, depois declinou de brotar mais uma vez na Inglaterra e na França no século XVIII. Estamos nos aproximando do fim da democracia no mundo?

 

A democracia então desaparecerá dos EUA e talvez da Europa Ocidental?

 

Ou se a democracia vencer e Trump desaparecer?

 

Ou o que está acontecendo agora nos EUA é apenas um episódio. Na década de 1960, os Estados Unidos estavam à beira de uma guerra civil; um presidente foi morto em circunstâncias misteriosas. A Europa e o Japão passaram por grandes turbulências sociais. Terroristas financiados por estrangeiros estavam à solta em metade do planeta. O comunismo estava se espalhando por todo o mundo, e parecia imparável.

 

Comparado a isso, o que está acontecendo agora é fichinha.

 

Mas então por que Xi deveria se mover antes que haja um horizonte claro? Xi pode ter razões e a influência necessária para virar o partido quando a direção estiver clara. Afinal, Fausto tinha um pacto com o diabo, mas se você for forte o suficiente e tiver Deus do seu lado, você pode recuperar sua alma e vencer o diabo, a ala esquerda do partido neste caso. Aconteceu com Deng no final dos anos 1970.

 

Essas perguntas podem ser absurdas olhando para a situação do outro lado do Atlântico, mas não tanto olhando de Pequim, que nas últimas sete décadas passou por todos os tipos de mudanças.

 

Se algo enorme acontecer nos EUA, talvez a situação de Xi Jinping e da China possa ser diferente. Poderia ser pior porque Estados Unidos mais autoritários podem tentar impulsionar sua agenda nacional com mais força e, portanto, impor mudanças à China de forma mais direta. No entanto, essas mudanças podem ser diferentes daquelas que a China teria que conceder a um EUA mais democrático.

 

Qual é a verdade nos eventos internacionais agora? A verdade é complicada na tradição ocidental; vem com Deus, ser, e o verbo ser, é. A verdade na tradição chinesa é mais simples; são resultados, e a vitória prova que está certo.

 

Então, nesta situação incerta, pode ser sábio para Xi Jinping tomar seu tempo e esperar para ver o que acontece. Poderia ser o esboço geral do Congresso do Partido em outubro.

 

No entanto, os pedidos externos são uma coisa, e as necessidades domésticas são outra.

 

Para suas próprias necessidades domésticas e sobrevivência, a China precisa tornar sua moeda, renminbi, totalmente conversível, colocar suas contas em ordem e expandir seu mercado interno potencialmente enorme. Requer uma abordagem mais realista à covid e à sua política externa da Rússia a Taiwan para os laços de vizinhança.

 

Essas mudanças, independentemente do que aconteça nos Estados Unidos, exigem algum tipo de reforma política interna. Sem isso, a frente interna poderia dificultar e até impossibilitar a vida da China, mesmo sem os Estados Unidos.

 

Leia mais