Maria Madalena: pioneira da igualdade

(Foto: Reprodução | Mega Curioso)

22 Julho 2022


 

 

 

 

 

 

O artigo é de Juan José Tamayo, teólogo espanhol, publicado por Religión Digital, 21-07-2022.

 

 

Eis o artigo.

 


Maria Madalena nos convoca em 22 de julho, dia de sua festa, para um grande encontro contra as crescentes desigualdades entre o Norte Global e o Sul Global e os dualismos excludentes, pela irmandade-fraternidade eco-humana e cidadania e cuidado entre seres humanos e a natureza com a capacidade de superar as discriminações e injustiças de gênero e de todos os tipos que destroem o tecido ecossocial. Por ocasião de um acontecimento tão importante, vou refletir sobre a figura de María Magdalena, a outra Madalena desconhecida, esquecida, maltratada, que defino como “pioneira da igualdade (não clone)”.

 

Nas últimas décadas, houve um forte movimento de recuperação da figura de Maria Madalena por especialistas da Bíblia cristã, que leem os textos a partir de uma perspectiva de gênero, por historiadores, que realizam uma reconstrução antipatriarcal dos primeiros séculos do cristianismo, e da teologia feminista, que faz uma hermenêutica lúcida e precisa da suspeita dos textos patriarcais. Os evangelhos gnósticos tiveram um papel fundamental nessa recuperação, incluindo o Evangelho de Tomé, o Evangelho de Filipe, o Evangelho de Maria e Pistis Sophia.

 

O movimento igualitário de Jesus de Nazaré

 

As atuais pesquisas sociológicas, de história social, antropologia cultural e hermenêutica feminista sobre as origens do cristianismo situam o grupo de seguidores e seguidoras de Jesus no horizonte dos movimentos de renovação do judaísmo do século I, junto com os essênios, terapeutas, penitenciais outros. Também o colocam dentro dos movimentos que lutaram contra a exploração patriarcal em diferentes culturas: grega, romana, asiática e judaica. Na história de Israel/Palestina houve intensas lutas lideradas por mulheres que ocuparam um lugar político e cultural muito importante.

 

As primeiras seguidoras de Jesus foram mulheres galileanas que se reuniam para refeições comuns, eventos de oração e reuniões de reflexão religiosa com o sonho da libertação das mulheres em Israel/Palestina. Foi justamente essa corrente que procurou se emancipar da dominação patriarcal que possibilitou o nascimento do movimento de Jesus como um discipulado igualitário de homens e mulheres, no qual as mulheres ocupavam um lugar central e não puramente periférico. A presença e o protagonismo das mulheres nesse movimento, reconhece a teóloga Elisabeth Schüssler Fiorenza, foi da maior importância para a práxis da solidariedade a partir de baixo. Sua atividade foi decisiva para que o movimento de Jesus continuasse após a execução do fundador e se espalhasse para fora do ambiente judaico.

 

As diferentes tradições evangélicas coincidem em apontar que essas mulheres foram protagonistas em momentos fundamentais do movimento lançado por Jesus de Nazaré: no início na Galiléia, em seu seguimento como itinerante, junto à cruz no Gólgota e na ressurreição como as primeiras testemunhas. Na maioria das vezes, os nomes de três mulheres são mencionados dentro de um grande grupo feminino (Lucas 8:2-3, por exemplo, menciona Maria Magdalena, Joana e Susana). É a mesma tendência seguida no caso dos homens (Pedro, Tiago e João). Pretende-se com isso mostrar o lugar de destaque que uns e outros ocupam na comunidade.

 

Maior participação das mulheres na Igreja, mas… como?

 

A mulher que quase sempre aparece em primeiro lugar no grupo de amigos e discípulos de Jesus é Maria Madalena, que leva o nome de seu lugar de origem, Magdala, uma pequena vila de pescadores na margem oriental do lago da Galiléia, entre Cafarnaum e Tiberíades. Ela é uma discípula de primeira, pertence ao grupo mais próximo de Jesus, ocupa um lugar de destaque nele, segue o mesmo caminho do Mestre até Jerusalém, compartilha seu projeto de libertação e seu destino. As mulheres que seguem Jesus são geralmente citadas nos Evangelhos em referência a um homem; María Magdalena, não: mais uma prova de sua independência de qualquer estrutura patriarcal.

 

Maria Madelena, a apóstola dos apóstolos. (Foto: Reprodução | Religión Digital)

 

A fidelidade ou a infidelidade a uma causa e a uma pessoa manifestam-se "quando vierem mal dadas", na hora da perseguição e do sofrimento. Quando Jesus é condenado à morte, os discípulos do sexo masculino fogem por medo de serem identificados como membros de seu movimento e encontrar o mesmo destino que ele. Somente as mulheres que o seguiram desde a Galiléia o acompanham no caminho do Gólgota e estão ao seu lado na cruz. Dentro do grupo de mulheres, como acabei de indicar, os Evangelhos mencionam primeiro Maria Madalena. Ela serve como uma discípula fiel não de um Messias triunfante, mas de um crucificado por subverter tanto a ordem religiosa e política estabelecida de natureza imperial e patriarcal.

 

Testemunha da ressurreição

 

As diferentes histórias evangélicas coincidem em apresentar as mulheres como testemunhas da ressurreição e Maria Madalena como a primeira delas. É precisamente ela que comunica a notícia aos discípulos, que reagem com incredulidade. Ela cumpriu as três condições para ser admitida no grupo apostólico: ter seguido Jesus desde a Galiléia, ter visto Jesus ressuscitado e ter sido enviada por ele para anunciar a ressurreição. O reconhecimento de Maria Madalena como a primeira testemunha do Ressuscitado explica seu papel no cristianismo primitivo, no mesmo nível de Pedro, e ainda mais alto em algumas igrejas.

 

No entanto, nas cartas paulinas e outros escritos da Bíblia cristã, o testemunho das mulheres não aparece mais, e Maria Madalena é substituída por Pedro. Isso porque a Igreja estava começando a se submeter ao domínio masculino, que logo começou a suprimir o importante lugar das mulheres no movimento de Jesus.

 

O silenciamento, por Paulo e outras tradições da Bíblia cristã, da aparição de Jesus a Maria Madalena e outras mulheres levou diretamente à sua exclusão das esferas de responsabilidade comunitária. Mas, apesar desse silenciamento, as mulheres constituem a referência indispensável para a transmissão da mensagem evangélica ; além disso, são o elo essencial para o nascimento da comunidade cristã. Sem o testemunho das mulheres, talvez não houvesse Igreja cristã hoje.

 

Interlocutora preferida de Jesus

 

Nos diálogos de revelação dos Evangelhos gnósticos, Maria Madalena aparece como interlocutora preferencial do Cristo ressuscitado e irmã de Jesus, discípula predileta e companheira do Salvador.

 

Esta posição privilegiada provoca ciúmes em alguns apóstolos, especialmente em Pedro, que, segundo a apócrifa Pisis Sophia, reage nestes termos: "Mestre, não podemos suportar Maria Madalena porque ela nos tira todas as oportunidades de fala, ela fica o tempo todo perguntando e nos tira a possibilidade de intervir".

 

(Foto: Reprodução | Religión Digital)

 

Apóstola dos apóstolos é o título dado a Maria Madalena por Hipólito de Roma, que não considera as mulheres mentirosas, mas portadoras da verdade, e as chama de apóstolos de Cristo. Jerônimo se expressa na mesma linha, que reconhece a Maria Madalena o privilégio de ter visto Cristo ressuscitado "antes mesmo dos apóstolos".

 

No entanto, com o processo de patriarcalização, clericalização e hierarquia do cristianismo, Maria de Magdala foi relegada ao esquecimento; além disso, ela é representada como a penitente e a serva de Jesus em gratidão por ter expulsado os espíritos malignos dela. Melhor sorte teve Maria de Nazaré, mãe de Jesus, que foi declarada Mãe de Deus, elevada aos altares e tratada quase com honras divinas.

 

Vinte séculos depois, a justiça é devolvida a Maria Madalena. O que é preciso é superar a resistência do pensamento androcêntrico e da organização patriarcal da maioria das igrejas cristãs, e recuperar na prática a tradição do movimento de Jesus como discipulado de iguais no seguimento de Jesus e na busca de sua causa. Escravidão.

 

O movimento feminista reconheceu Maria Madalena como “pioneira da igualdade”. É hora de as igrejas cristãs fazerem o mesmo reconhecimento dentro de si e devolverem às mulheres o papel de liderança que tiveram no movimento de Jesus e no cristianismo primitivo e que devem recuperar hoje.
A patriarcalização de Deus e de Jesus se traduz em organizações cristãs hierárquicas-patriarcais, que, num círculo vicioso, legitimam, sustentam e reforçam o patriarcado político, familiar, moral, educacional etc. O patriarcado religioso e o patriarcado político exercem uma dupla legitimação.

 

Despatriarcalizar Deus e Jesus de Nazaré

 

Afirma a prestigiosa intelectual feminista Mary Daly (1928-2010) em seu emblemático livro Além de Deus Pai. Rumo a uma filosofia de libertação das mulheres (1973): "Se Deus é homem, homem é Deus". Kate Millet, referente do feminismo radical, aponta na mesma direção em seu trabalho pioneiro Sexual Policy (1970): "O patriarcado tem Deus do seu lado".

 

Hoje Deus continua a ser apresentado como um homem, que só se deixa apresentar pelos homens e os transforma em “masculinidades sagradas”, ao contrário do relato da criação do Gênesis que fala do homem e da mulher criados à imagem de Deus. Jesus de Nazaré continua sendo patriarcalizado, convertendo um fato biológico em um princípio teológico que exclui a mulher de toda representação jesuânica. A patriarcalização de Deus e de Jesus se traduz em organizações cristãs hierárquicas-patriarcais, que, num círculo vicioso, legitimam, sustentam e reforçam o patriarcado político, familiar, moral, educacional etc. O patriarcado religioso e o patriarcado político exercem uma dupla legitimação.

 

Temos uma tarefa urgente: despatriarcalizar Deus, Jesus de Nazaré e as organizações cristãs. É condição necessária para recuperar o cristianismo igualitário de Maria Madalena e recriar comunidades cristãs livres de discriminação de gênero, religião, cultura, identidade sexual, classe social etc. Esta tarefa deve ser realizada em harmonia e colaboração com os movimentos feministas, que devem apoiar a causa da igualdade e da justiça nas igrejas e religiões, enquanto as comunidades cristãs e religiosas igualitárias devem fazer causa comum com os movimentos de emancipação das mulheres.

 

Desconstruir masculinidades hegemônicas e sagradas

 

Ah, e sem esquecer que essa causa exige lutar contra as masculinidades hegemônicas na sociedade e contra as masculinidades sagradas nas religiões, o que exige o envolvimento dos homens feministas na desconstrução das masculinidades tóxicas, que predominam nas mentes e práticas dos homens e dominam todas as esferas da vida. A vida pública e a construção de novos modelos de masculinidade: outras masculinidades, alternativas, que eliminam e não reproduzem os papéis aprendidos desde a infância em torno do feminino e do masculino.

 

Leia mais