Índia. Papa Francisco nomeia o primeiro cardeal dalit (intocável)

Mais Lidos

  • Varsóvia e Gaza: 80 anos depois, dois guetos e o mesmo nazismo... e a mídia finge não ver o Terror de Estado de Netanyahu. Artigo de Luiz Cláudio Cunha

    LER MAIS
  • A 'facisfera' católica: jovens sacerdotes ultraconservadores que rezam no YouTube pela morte do Papa Francisco

    LER MAIS
  • A fé que ressurge do secularismo e do vírus. Artigo de Tomáš Halík

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Mai 2022

 

O anúncio do Papa Francisco de que 21 clérigos, incluindo dois da Índia, serão elevados ao posto de cardeal em uma cerimônia no Vaticano neste verão, foi saudado pela comunidade no país.

 

A informação é publicada por Onmanorama, 29-05-2022.

 

Para aumentar a alegria, a Índia também receberá seu primeiro cardeal dalit com a indicação de D. Anthony Poola, arcebispo de Hyderabad. O outro nome anunciado pelo Papa é de Filipe Neri Antonio Sebastão di Rosario Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão.

 

O Rev. Anthony Poola nasceu em 1961 e foi ordenado padre em 20 de fevereiro de 1992. Foi empossado como Arcebispo de Hyderabad em 3 de janeiro de 2021.

 

O falecido reverendo John Molagada foi o primeiro bispo dalit na Índia. Foi nomeado Bispo da Diocese de Eluru em 5 de maio de 1977.

 

O jornalista sênior Camil Parkhe disse que o anúncio é uma grande honra para a comunidade cristã indiana e também é um reconhecimento da presença de um número significativo de instituições da Igreja neste país, bem como o papel que a Igreja indiana tem a desempenhar na Igreja Católica Universal.

 

"Este será o primeiro cardeal de Goa, que tem uma história de 450 anos de cristianismo, e talvez o primeiro de Hyderabad (em Telangana). O número de cardeais na Igreja Católica deve aumentar proporcionalmente à população da comunidade. em um país. Isso facilitará a eleição de um índio como papa no futuro", disse Parkhe.

 

O Papa já tinha o cardeal Oswald Gracias como um de seus conselheiros e a nomeação de mais dois cardeais da Índia no Colégio dos Cardeais será bem recebida pelos fiéis do país, disse Parkhe.

 

O papa disse que conduzirá o consistório, como é conhecida a cerimônia de elevação dos clérigos ao posto de cardeal, em 27 de agosto.

 

Leia mais

 

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Índia. Papa Francisco nomeia o primeiro cardeal dalit (intocável) - Instituto Humanitas Unisinos - IHU