Conheça a organização católica que abriu caminho para o processo de paz no Sudão do Sul

Escola da Comunidade de São Egídio no Sudão do Sul | Foto: Comunidade de Santo Egídio

14 Mai 2022



Quando o Papa Francisco fizer sua tão esperada visita ecumênica ao Sudão do Sul em julho – com o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, e o moderador da Igreja da Escócia, Jim Wallace – será um marco importante nos esforços de um ano do pontífice para incentivar o delicado processo de paz do país.

 

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 11-05-2022. 

 

No entanto, antes mesmo de Francisco ser eleito papa, foi a Comunidade Internacional de Sant'Egidio, uma organização de serviço social católica liderada por leigos com sede em Roma, que estava preparando o caminho para esse momento histórico.

 

O Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, conquistou sua independência em julho de 2011. Muito antes disso, no entanto, Sant'Egidio estava presente no país, traçando sua relação - ou o que o secretário-geral de Sant'Egidio, Paolo Impagliazzo, se refere como sua "amizade " — até 1994.

 

Mapa com destaque para o Sudão e o Sudão do Sul (Fonte do Mapa: Comunidade Internacional de Sant'Egidio)

 

Então a primeira delegação de Sant'Egidio chegou de Roma quando o país era apenas o Sudão. Dezessete anos depois, quase 99% dos sudaneses do sul votaram pela independência e, apenas dois anos depois, o país foi envolvido em uma sangrenta guerra civil após um racha entre seu presidente, Salva Kiir, e seu vice-presidente e rival político, Riek Machar.

 

A guerra civil – que dizimou a economia já incipiente do país, produziu mais de um milhão de refugiados e deixou um número estimado de 400.000 mortos – durou até 2020. Kiir e Machar agora lideram um frágil governo de coalizão em um esforço visando a unidade nacional.

 

Não só Sant'Egidio esteve na primeira fila do processo de paz, como foi um dos seus principais protagonistas.

 

"Não temos interesses políticos, não temos interesses econômicos, não temos exército", disse Impagliazzo em entrevista ao NCR, descrevendo o trabalho de Sant'Egidio. "É um soft power, então em muitas das mediações em que estamos envolvidos, Sant'Egidio é reconhecido como um genuíno buscador da paz."

 

Conhecida como as “Nações Unidas de Trastevere”, uma referência ao bairro romano onde está sediada, Sant'Egidio foi fundada em 1968 e tem sido fundamental em processos de paz em lugares como Guatemala, Kosovo e, principalmente, Moçambique, onde ajudou a pôr fim à guerra civil de 16 anos do país.

 

O método do grupo inclui ouvir todas as facções dentro de um país sem preconceitos, algo que atualmente domina grande parte de seu trabalho no Sudão do Sul, onde há um acordo de paz muito tênue.

 

Embora tenha havido vários acordos e ainda mais reuniões - atualmente, Impagliazzo viaja pelo país a cada dois meses e estima que esteve no Sudão do Sul "dezenas" de vezes - a espinha dorsal é uma "Declaração de Roma" assinada em janeiro de 2020, que em a época representou todos os atores políticos do país.

 

Entre suas realizações, o acordo prometeu um cessar-fogo no país, delineou mecanismos internos para resolver as hostilidades e garantiu que organizações humanitárias pudessem trabalhar dentro do país.

 

Abrindo o caminho para esse acordo foi uma visita ao Vaticano em abril de 2019, onde o Papa Francisco se encontrou com o presidente do Sudão do Sul e a liderança rebelde do país. Em uma cena agora memorável daquele encontro, o papa se ajoelhou e beijou os pés da delegação de liderança de cinco membros, implorando ao país que não voltasse à guerra civil.

 

Papa Francisco beija os pés do presidente do Sudão do Sul (Foto: Vatican Media)

 

Impagliazzo disse que a pandemia da COVID-19 complicou o acordo de 2020, pois não havia como monitorar efetivamente a situação nem realizar reuniões presenciais. No final daquele ano, outras facções surgiram dentro da liderança do país.

 

Sob um plano atual de duas vias, Sant'Egidio ainda garante que todos tenham assento à mesa, trabalhando para formar um exército unificado, em vez da legião de milícias que operam em todo o país, e realizar eleições gerais no país em 2023.

 

Dado seu status único, Sant'Egidio é capaz de trabalhar com todas as partes de uma forma que a maioria das organizações internacionais não consegue.

 

"Não temos interesses além da paz e do povo do país", disse Impagliazzo, que disse que é importante oferecer espaços para discutir abertamente suas perspectivas e não chegar com nenhum acordo "pré-cozinhado".

 

Os documentos, observa ele, devem ser "completamente enquadrados pelas partes".

 

Potências ocidentais, como a União Europeia, não fizeram parte da última rodada de acordos, Impagliazzo disse que geralmente têm apoiado "como forma de reduzir o conflito e preservar a paz".

 

Há um equilíbrio delicado, disse ele, de fornecer ao país a tão necessária ajuda internacional, ao mesmo tempo em que o ajuda a se tornar autossuficiente.

 

Impagliazzo disse que os efeitos do apoio humanitário externo são evidentes na capital Juba, onde as condições estão melhorando, mas os confrontos e o estado de direito limitado ainda ocorrem em áreas mais rurais, onde é necessária mais atenção.

 

“Metade da população do Sudão do Sul depende da ajuda internacional e é importante que as pessoas que estão longe de Juba, que são vítimas de algumas das dinâmicas de Juba, sejam apoiadas”, observou.

 

"Enquanto a situação em Juba está melhorando, infelizmente outras partes do país ficam para trás", disse ele.

 

Impagliazzo espera que a visita ecumênica de 5 a 7 de julho a Juba destaque as necessidades de todo o país e force os líderes políticos de todas as facções a se unirem antecipadamente para promover a causa da paz.

 

Mesmo assim, ele não tem ilusões de que uma visita será uma bala de prata e resolverá todos os problemas do país, dizendo que Sant'Egidio "adotou" o país muito antes da chegada de Francisco e estará presente muito depois de sua partida.

 

O Sudão do Sul, observa ele, é muito jovem – não uma criança, mas apenas um adolescente – “e temos que acompanhar o Sudão do Sul até que se tornem adultos”.

 

 

Leia mais