Sinodalidade diante do Papa Francisco: da ‘conversão do papado’ à ‘nota explicativa’ da Lumen Gentium

Fonte: Wikimedia Commons

11 Mai 2022

 

 

 

 

 

O artigo é de Jesús Martínez Gordo, teólogo basco, publicado por Religión Digital, 02-05-2022.

 

Eis o artigo.

 

A eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como bispo de Roma e sua posição a favor de uma "conversão do papado" e um primado mais colegiado do que um homem só, tem a virtude de iluminar, provavelmente sem procurá-lo ou desejá-lo, a fracassada recepção do Concílio Vaticano II nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI , especialmente em relação à articulação entre primado, colegialidade e sinodalidade.

 

É um tema cuja importância aumentou nos últimos anos com a crise dos abusos na Igreja (seja sexual, de consciência ou de poder) e com o diagnóstico diferenciado dela: a revolução sexual de maio de 68 (segundo Bento XVI) ou, como sustenta o Papa Francisco, o clericalismo e a necessidade de uma “conversão”, começando pela do próprio papado; um diagnóstico disjuntivo que entendo perfeitamente compatível.

 

1. Mt 16, 19 e a “conversão do papado”

 

A questão da "conversão do papado" - e sua articulação com a colegialidade episcopal e a corresponsabilidade batismal - tem suas raízes nas diferentes e às vezes conflitantes interpretações de Mateus 16:19 sobre como entender "o poder" dado por Jesus a Pedro: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e o que ligares na terra será ligado no céu”.

 

Para os Santos Padres, Y. - M. Congar (1904-1995) costumava recordar, o que se funda em Pedro é a Igreja. Portanto, os poderes conferidos a Pedro passam dele para a Igreja. Este é o conteúdo e o significado fundamental da passagem, no quadro da qual alguns dos Padres (principalmente ocidentais) admitiram a existência de um primado canônico - isto é, apenas jurídico - do Bispo de Roma dentro da Igreja.

 

No entanto, a compreensão patrística desta passagem evangélica começa a ser alterada - talvez a partir do século II - quando Roma acredita que vê sua própria instituição em Mateus 16:19 . De acordo com esta interpretação, os poderes de Cristo não passam de Pedro para a Igreja, mas de Pedro para a Sé Romana. A consequência de tal exegese é clara: a Igreja não é formada apenas de Cristo, via Pedro, mas do Papa. Isso significa que a consistência e a vida da Igreja repousam - sendo construídas sobre Pedro - no Papa e seus sucessores, chefe da comunidade cristã e, portanto, residência de pleno poder ("plenitudo potestatis").

 

Cristo entregando as chaves a São Pedro de Pietro Perugino (Fonte: Wikimedia Commons)

 

Toda a história da eclesiologia é a atualização permanente de um conflito (às vezes latente e pacífico, outras vezes vivo e indisfarçado) entre essas duas concepções de papado e de governo e magistério eclesial, bem como a colegialidade episcopal e a corresponsabilidade batismal: aquela que sustenta que o poder de Cristo chega a toda a Igreja através de Pedro e aquela que defende que o poder de Cristo passa a Pedro e de Pedro a Roma . É um problema que continua até hoje e não terminou, apesar dos esforços feitos pela própria Roma para estender sua interpretação ao resto da Igreja.

 

2. Vaticano I (1870)

 

No Concílio Vaticano I (1870), a segunda das interpretações triunfou estrondosamente - com a proclamação do dogma da infalibilidade do Papa "ex sese" ou "ex cathedra" . E com ela, graças à proclamação do seu primado de jurisdição sobre toda a Igreja, a magnificação do Bispo de Roma, de quem se espera - com a ajuda dos meios de comunicação social - o titular do cargo supremo e o Suprema figura carismática da Igreja.

 

Infelizmente, a Guerra Franco-Prussiana impediu a articulação, como planejado, da proclamação retumbante e clara da infalibilidade papal e do primado do sucessor de Pedro com a devida autoridade dos bispos, individual e colegialmente considerados. E o impede porque o Concílio Vaticano I é encerrado às pressas, sem definir uma data para sua retomada .

 

A consequência de tudo isso é que a figura do bispo de Roma acaba coberta de uma aurora infalível e assumindo uma plenitude jurídica sobre toda a Igreja; algo incomum até então .

 

Assim se consolida um modelo eclesial em que a cúria vaticana acaba por ocupar uma posição de primeiro nível; uma administração que vê como se consolida a sua consciência de ser a mão direita do sucessor de Pedro e até de estar acima do Colégio Episcopal, e cujos poderes se expandem e se consolidam.

 

Primeiro Concílio Vaticano, pintura contemporânea (Fonte: Wikimedia Commons)

 

O resultado deste primeiro Concílio Vaticano é o estabelecimento de uma concepção marcadamente infalível e autoritária do primado ou papado, além de uma cúria vaticana fortemente centralizadora, muito mais numerosa do que havia sido até 1870.

 

3. Vaticano II (1962-1965)

 

A tarefa, pendente desde o encerramento apressado do Vaticano I, de articular a autoridade primacial e o magistério pontifício com o do Colégio Episcopal deve esperar pelo Vaticano II (1962-1965). Especificamente, embora não exclusivamente, à Constituição dogmática "Lumen Gentium" (1964) , onde se proclama que Cristo "instituiu" os apóstolos "como colégio, isto é, como grupo estável, à frente do qual colocou Pedro , escolhidos entre si” (LG 19).

 

E, um pouco mais adiante, pode-se ler o que é provavelmente uma das afirmações mais esperadas e talvez ainda surpreendentes para muitos católicos: “poder supremo sobre a Igreja universal” , ou seja, o chamado poder de jurisdição universal (o “ poder supremo sobre a Igreja universal”). plenitudo potestatis”), é realizado pelo Colégio Episcopal com o Papa e, como tal, ou seja, colegialmente, deve ser realizado; claro, sob a presidência do Bispo de Roma (LG 22).

 

Com esta e outras proclamações do mesmo conteúdo, o Vaticano II completa a tarefa iniciada há quase 100 anos: articular a capacidade magisterial e jurídica do Papa com a dos bispos graças à recepção do episcopado, ("a plenitude do sacramento da Ordem" ) e, portanto, da sua pertença comum ao Colégio dos sucessores dos apóstolos.

 

Ordenação episcopal na Basilisca de São Pedro (Fonte: Vatican News)

 

À sua luz é necessário compreender uma das conclusões que, ainda hoje, continua a ser desconhecida da grande maioria dos católicos. E não digamos para os meios de comunicação social: os bispos são "vigários e legados de Cristo" e "não devem ser considerados como os vigários dos pontífices romanos" (LG 27).

 

Mas, como esta primeira conclusão é importante - e depois de completar a tarefa iniciada em 1870 com o Vaticano I - os padres conciliares incorporam outra classe da mesma no magistério eclesial: a do "sensus fidei" ou "sensus fidelium": "a universalidade dos fiéis (...), não pode falhar em sua crença (...), quando do bispo ao último fiel leigo eles expressam o consentimento universal em matéria de fé e costume” (LG 12).

 

 

4. A "Nota explicativa prévia"

 

É uma conclusão importante que é congelada pela famosa "Nota Explicativa Anterior" que está anexada no final e fora da Constituição Lumen Gentium "por ordem da autoridade superior" à qual Paulo VI recorrerá - especialmente na seção final de seu pontificado -, como João Paulo II e Bento XVI pelo medo de que a Igreja se desintegrasse, como evidenciado, por exemplo, nas igrejas de tradição ortodoxa.

 

Segundo esta Nota (a propósito, uma concessão do Papa Montini aos setores mais relutantes às mudanças conciliares), o sucessor de Pedro pode agir “segundo seus próprios critérios” (“propria discretio”) e “como bem entender” (“ad placitum”), sobretudo, quando tiver que “ordenar, promover, aprovar o exercício colegiado”.

 

É assim que o Papa se coloca absolutamente acima do Colégio Episcopal, deixando aberta a possibilidade de que não haja outra relação entre eles senão a de submissão; como acontecerá em boa parte das últimas décadas.

 

5. Francisco e o protagonismo de todo o povo de Deus

 

Ao contrário de seus predecessores, Francisco é o primeiro a recuperar e ativar o protagonismo de todo o povo de Deus, buscando sua opinião na preparação do Sínodo Extraordinário dos Bispos (2014) e do Sínodo Ordinário (2015) sobre a família e a moral sexual. É um passo que, como qualquer começo, é modesto em sua realização, interessante em sua intenção e clamou por um maior desenvolvimento. E é assim porque é, se não me engano, a primeira vez na Igreja latina que a primeira das interpretações de Mt 16, 19 é levada a sério - ainda que muito timidamente: aquela que entende que o "poder" de Cristo passa à Igreja através de Pedro, isto é, aquele defendido pelos Santos Padres.

 

 

Leia mais