Cinco grandes emergências para as quais a ONU chama a atenção

Fonte: Pixnio

Mais Lidos

  • “A confiança que depositamos nos fundadores das plataformas é a raiz do problema da nossa época”. Entrevista com Tim Wu

    LER MAIS
  • STF e direitos indígenas: quando haverá justiça aos povos originários? Artigo do Cardeal Leonardo Steiner

    LER MAIS
  • Dia mundial dos Direitos Humanos 2025: Desafios da luta nos dias de hoje. Artigo de Paulo César Carbonari

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Fevereiro 2022

 

Entre o conjunto de calamidades globais a Organização das Nações Unidas apontou recentemente, por meio de seu secretário-geral, o que considera serem as cinco maiores emergências.

 

A reportagem é publicada por Granma, 26-01-2022.

 

Entre o conjunto de calamidades globais – principalmente causadas direta ou indiretamente por seres humanos –, a Organização das Nações Unidas apontou recentemente, por meio de seu secretário-geral, o que considera ser as cinco maiores emergências:

 

1. A pandemia da COVID-19

 

Ele alertou sobre a possibilidade de que a variante do coronavírus que vier depois da Ômicron possa ser pior, reiterou a urgência de parar o contágio, sem que isso implique em prejuízo dos direitos humanos, e denunciou a desigualdade no acesso à imunização, devido ao entesouramento dos países ricos.

 

02. Sistema financeiro

 

Há uma necessidade urgente de reformar um sistema financeiro global “moralmente corrupto que favorece os ricos e pune os pobres”, o que desencadeia inflação, os preços da energia e as taxas de juros. A desigualdade entre países industrializados e em desenvolvimento é uma receita para a instabilidade, a crise e a migração.

 

03. Crise climática

 

Os embates climáticos devastadores, que só em 2020 forçaram 30 milhões de pessoas a fugirem de suas casas – três vezes o número de guerras e violência – e a ascensão do aquecimento global, nos obrigam a transformar drasticamente nossa relação destrutiva com o meio ambiente.

 

04. Ciberespaço

 

A tecnologia não deve usar as pessoas, mas vice-versa. Existem muitos riscos que as pessoas correm ao acessar o ciberespaço, como uso indevido de dados, informações incorretas e crimes cibernéticos, que se multiplicam rapidamente.

 

05. Conflitos violentos

 

A humanidade vive o maior número de conflitos violentos desde a formação da ONU em 1945. “As armas nucleares agora ultrapassam 13.000, o nível mais alto em décadas. Os direitos humanos e o estado de direito estão sob ataque. O populismo, o inatismo, a supremacia branca e outras formas de racismo e extremismo estão envenenando a coesão social e as instituições em todos os lugares”.

 

Leia mais