28 Junho 2021
O Papa Francisco mais uma vez encorajou o ministério de James Martin, SJ junto às pessoas LGBT e com palavras que também poderiam encorajar outras pessoas nesse trabalho. Ele fez isso às vésperas do congresso de pastoral católica LGBT “Outreach 2021”, que ocorreu na modalidade online nesse sábado, 26 de junho, da qual o padre jesuíta foi o principal organizador.
A reportagem é de Gerard O’Connell, publicada por America, 27-06-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Algumas semanas atrás, o Pe. Martin, colunista da America Media, informou o papa sobre o congresso em um e-mail privado e explicou seu propósito, e então recebeu uma carta pessoal escrita à mão, em espanhol, de Francisco, datada de 21 de junho, expressando seu encorajamento e apoio a esse trabalho.
Como se sabe, Francisco tende a fazer telefonemas pessoais para as pessoas, mas é menos conhecido seu hábito de enviar mensagens pessoais escritas à mão para as pessoas – geralmente em espanhol e muitas vezes em resposta a cartas que lhe são enviadas. Embora às vezes ele peça explicitamente que a carta permaneça confidencial, ele geralmente deixa que o destinatário decida se quer tornar o seu conteúdo conhecido ou não. O Pe. Martin, após consultar pessoas que conhecem o papa, decidiu que poderia revelar seu conteúdo.
Embora o primeiro parágrafo da carta seja familiar, pessoal e até mesmo bem-humorado, e se relacione ao sobrinho do Pe. Martin que adotou o nome de Francisco para a sua Crisma, o restante do texto se refere ao seu ministério pastoral junto às pessoas LGBT, incluindo o congresso deste fim de semana, sobre o qual o padre jesuíta tinha contado ao papa.
Francisco está bem informado do trabalho que o Pe. Martin faz. Ele procurou encorajá-lo nesse ministério e por essa razão, em um significativo gesto público de encorajamento e apoio, ele o recebeu em uma audiência privada na biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano, no dia 30 de setembro de 2019.
A sua carta na véspera do congresso de sábado pode ser entendida sob essa mesma luz. Dirigindo-se a ele como “Querido Hermano” (“Querido irmão”), Francisco elogia o Pe. Martin por todo esse trabalho, dizendo: “Quero agradecer-te pelo teu zelo pastoral e tua capacidade de estar perto das pessoas, com aquela proximidade que Jesus tinha e que reflete a proximidade de Deus”.
Ele o lembra: “Nosso Pai do Céu se aproxima com amor de cada um de seus filhos, de todos e de cada um. Seu coração está aberto para todos e para cada um. Ele é Pai”.
Aqui, o papa enfatiza mais uma vez que o amor de Deus não exclui. Ele fez a mesma ênfase com os pais de filhos e filhas LGBT no fim de uma audiência pública no Vaticano, em 17 de setembro de 2020, quando lhes disse: “Deus ama seus filhos como eles são”.
Em sua carta ao Pe. Martin, o Papa Francisco repete o que ele disse muitas vezes antes: “O ‘estilo’ de Deus tem três traços: proximidade, compaixão e ternura. É assim que ele se aproxima de cada um de nós”.
Referindo-se explicitamente ao “trabalho pastoral” do padre jesuíta, do qual o congresso faz parte, o papa observa: “Vejo que tu buscas continuamente imitar esse estilo de Deus. Tu és sacerdote para todos e todas, assim como Deus é Pai de todos e todas”.
Significativamente, Francisco encoraja o Pe. Martin a continuar com esse ministério. “Rezo por ti, para que continues assim, sendo próximo, compassivo e com muita ternura.”
Ao concluir sua carta, o Papa Francisco oferece palavras encorajadoras a todos aqueles a quem o jesuíta estadunidense está alcançando por meio do seu ministério. Ele diz: “E rezo pelos teus fiéis, teus ‘paroquianos’, todos aqueles que o Senhor coloca [no teu caminho] para que os cuides, os protejas, os faças crescer no amor de nosso Senhor Jesus Cristo”.
O texto completo da carta está abaixo:

Querido irmão,
Obrigado pelo teu e-mail e pelas fotos. Agradece ao teu sobrinho pela sua bondade para comigo e por ter escolhido o nome de Francisco... E felicita-o pelas meias... Me fizeram rir. Diz-lhe que rezo por ele e que, por favor, o faça por mim.
Com respeito ao teu P.S. [sobre o congresso de pastoral LGBT Outreach], quero te agradecer pelo teu zelo pastoral e tua capacidade de estar perto das pessoas, com aquela proximidade que Jesus tinha e que reflete a proximidade de Deus. Nosso Pai do Céu se aproxima com amor de cada um de seus filhos, de todos e de cada um. Seu coração está aberto para todos e para cada um. Ele é Pai. O ‘estilo’ de Deus tem três traços: proximidade, compaixão e ternura. É assim que ele se aproxima de cada um de nós.
Pensando no teu trabalho pastoral, vejo que tu buscas continuamente imitar esse estilo de Deus. És sacerdote para todos e todas, assim como Deus é Pai de todos e todas. Rezo por ti, para que continues assim, sendo próximo, compassivo e com muita ternura.
E rezo pelos teus fiéis, teus ‘paroquianos’, todos aqueles a quem o Senhor coloca [no teu caminho] para os cuides, os protejas, os faças crescer no amor de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por favor, não te esqueças de rezar por mim. Que Jesus te abençoe e a Virgem Santa te cuide.
Fraternalmente,
Francisco
Leia mais
- A Igreja e a união de pessoas do mesmo sexo: O Responsum e a possibilidade de novas abordagens. Artigo de Andrea Grillo. Cadernos Teologia Pública, nº. 154
- A Igreja e as uniões do mesmo sexo: O Responsum e suas implicações pastorais. Artigo de Michael G. Lawler e Todd A. Salzman. Cadernos Teologia Pública, Nº 153
- Teologia não disponível: as carências sistemáticas de palavras eclesiais sobre identidade e sexualidade. Artigo de Andrea Grillo
- Todas as possibilidades de gênero. Novas identidades, contradições e desafios. Revista IHU On-Line, Nº. 463
- No documentário “Construindo uma ponte”, o padre James Martin estende a mão de acolhida aos LGBTs católicos
- Jesus acolheria também os homossexuais. Artigo de James Martin
- Quem era Judas e por que ele fez o que fez? Artigo de James Martin
- “Um pecado? Sem comentários. Deus os criou, os ama e deseja que sejam felizes”. Entrevista com James Martin, s.j.
- Onde a igreja quer chegar. Artigo de Chiara Saraceno
- “Eu ia à igreja, mas me sentia rejeitado. Os católicos? Eu os escuto”. Entrevista com Alessandro Zan
- Vaticano e o confronto pelo PL Zan, o Papa tenta (tardiamente) suavizar a linha: “Não julgar, deixar viver, Deus ama a todos”
- Vaticano freia Parolin: “Não queremos impedir a lei Zan”
- Aquela ambiguidade do Papa Francisco. Artigo de Lucetta Scaraffia
- Vaticano: “Pronto para o diálogo com o governo italiano”
- Um front conservador por trás da “mãozinha” que revelou a nota do Vaticano
- Vaticano não encontra apoio. E espera que (no fim) o governo italiano possa mediar
- Riccardi “A Nota vem dos círculos do clero italiano e não do Papa”
- PL Zan, os párocos de rua contra o Vaticano: "Ingerência inaceitável, por trás não há a mão do Papa"
- “Nenhum pedido para trancar o projeto de lei Zan, a liberdade de opinião diz respeito a todos”. Entrevista com o Cardeal Pietro Parolin
- “Tema complexo, mas a Santa Sé não deveria ter escrito aquela nota”. Entrevista com Vincenzo Paglia
- Agora a Santa Sé quer baixar o tom e chegar a um acordo
- Draghi adverte o Vaticano: “a Itália é um Estado laico”
- “O ataque do Vaticano ao projeto de lei Zan parece uma desfeita da Cúria contra o Papa. Mas não era necessária”. Entrevista com Alberto Maggi
- A batalha subterrânea contra Francisco
- Confirmado: o Papa queria a nota sobre o projeto de lei Zan
- FCEI, PL Zan: “Ensinar é uma coisa, instigar à discriminação outra bem diferente. A Federação Evangélica expressa surpresa e preocupação pela iniciativa do Vaticano contra o PL Zan”
- “Uma medida preventiva, a Concordata não tem nada a ver com isso”. Entrevista com Pierluigi Conforti
- O teólogo católico Mancuso: “A Igreja deveria abraçar os homossexuais, em vez de castrá-los na sexualidade. Francisco? Parece um pouco Pio IX”
- Não se deixem representar apenas por Fedez e Elodie
- Uma lei controversa: Contraste da homofobia e da transfobia
- Lei contra a homofobia: “Não há nenhum risco para a liberdade”, afirma a CVX
- Os bispos italianos manifestam-se sobre a homofobia. Nesses temas a linha conservadora une Ratzinger e Bergoglio
- Homofobia e a Cabana do Tio Tom: algumas “semelhanças” no comunicado da CEI
- Risco de suicídio triplicado. O que fazer para os jovens homossexuais?
- Amor homossexual: possível?
- A posição do Vaticano sobre uniões homossexuais é “não-bíblica”, constatam teólogos
FECHAR
Comunicar erro.
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa Francisco encoraja padre jesuíta James Martin em seu ministério com as pessoas LGBT+ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU