Amazonas: em pleno colapso do sistema público de saúde, TCE resolve renovar sua frota de veículos

Cemitério em Manaus | Foto: Prefeitura Municipal de Manaus

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

28 Janeiro 2021

"Tais fatos, deixam claros que a aquisição de veículos de luxo para o TCE/AM ocorre em momento inoportuno, bem como, os valores da compra, extrapolam os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, não podendo a Administração, sob manto da discricionariedade, ser condescendente com tamanha arbitrariedade", escreve em ofício ao Tribunal de Contas do Estado do AmazonasComitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral

Eis o ofício. 

OFÍCIO 03/ 2021 - CAMCCE
Manaus/AM, 26 de janeiro de 2021.

A Sua Excelência o Senhor
MÁRIO MANOEL COELHO DE MELLO
Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas - TCE/AM.
Endereço: Av. Efigênio Salles, 1155 - Aleixo, Manaus - AM, 69057-050.

 

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, o Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral, neste ato representado por seus membros, ora subscrevem, como entidade de fiscalização social, que busca contribuir com a transparência e efetividade dos serviços prestados pelos entes da administração pública, evitando o desvirtuamento da Constituição Federal e dos princípios basilares, dentre eles, a legalidade e a moralidade, foi  surpreendido com aquisição por essa Corte de Contas, de veículos de luxo, totalizando o absurdo valor de R$ 798.970,00, com ampla publicação em diversos meios de comunicação, vejamos: 

O Tribunal de Contas do Amazonas é um órgão fundamental para o desenvolvimento do Estado, norteando as condutas dos agentes públicos no uso da máquina pública, vez que, possui como valores primordiais: a ética, a  efetividade, o comprometimento e a transparência, dentre outros.

É notório que o Estado do Amazonas, atravessa a pior crise de saúde já enfrentada, causando milhares de mortes e muita dor às famílias enlutadas. Não por outro motivo, os trabalhos presenciais dessa Corte de Contas estão suspensos devido à pandemia de Covid-19

Tais fatos, deixam claros que a aquisição de veículos de luxo para o TCE/AM ocorre em momento inoportuno, bem como, os valores da compra, extrapolam os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, não podendo a Administração, sob manto da discricionariedade, ser condescendente com tamanha arbitrariedade. 

Assim, com base na Súmula 473, que dispõe: “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivos de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”, e ainda, pelo fato da sociedade amazonense não suportar mais tanta falta de ética e moralidade pública, principalmente diante das tragédias ocorridas pela falta de leitos e oxigênio nos hospitais do Amazonas, que ensejou a morte de pessoas vítimas da COVID-19, torna-se necessária providências urgentes para revogar o ato em questão. 

Diante do exposto, não apenas o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral, mas toda sociedade amazonense, solicita desta nobre Corte de Contas, a adoção de medidas administrativas que culminem na revogação do ato que autorizou a aquisição de veículos de luxo, como forma de respeito no trato ao erário, e balize os atos dos demais entes públicos, que certamente, no futuro serão fiscalizados por esta renomada instituição.

No ensejo, renovamos protestos de elevada estima e consideração.

Respeitosamente,

Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral

 

Nota:

Veja aqui a denúncia sobre a aquisição dos veículos. 

 

Leia mais