“Fratelli Tutti lança as bases de uma nova convivência social, de sonhar juntos um mundo diferente”. Entrevista com Dom Oscar Ojea, presidente da Conferência dos Bispos da Argentina

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Novembro 2020

Dom Oscar Ojea, bispo de São Isidro e Presidente da Conferência Episcopal Argentina, iniciou seu ministério episcopal como auxiliar de Buenos Aires, de cujo clero era membro, em 2006, quando o Cardeal Bergoglio era Arcebispo.

A entrevista é de Luis Miguel Modino.

Como alguém que conhece o Papa Francisco, ele afirma que "ele é muito mais claro em suas ideias, muito mais preciso, eu tenho a impressão de que ele está convencido de que iniciou processos. Nesta entrevista, Ojea faz uma leitura de Fratelli Tutti, que ele considera "uma encíclica que culmina o pontificado de Francisco", onde ele lança "as bases de uma nova convivência social". Neste sentido, a pandemia que a humanidade está vivenciando levou a "uma busca por uma identidade que está sendo reconstruída a partir da fraternidade", algo que "é construído através do relacionamento".

Para entender o que significa a política, um elemento muito presente na última encíclica do Papa Francisco, o presidente do episcopado argentino afirma que "o conceito de povo em Francisco é fundamental", algo que se baseia "no Concílio Vaticano II, uma Igreja Povo de Deus". Por esta razão, Ojea afirma que "o político não é aquele que usa o povo em seu próprio benefício", mas "aquele que interpreta o caminho do povo", procurando sempre servir ao bem comum, sem querer se perpetuar no poder, buscando "a possibilidade de iniciar processos que interpretem o caminho do povo, preocupando-se com o que foi semeado, e não com a aprovação que se tem".

Outro elemento importante na Fratelli Tutti é o diálogo, que se baseia, segundo Dom Oscar Ojea, no consenso, algo que pode ajudar na "busca de valores permanentes, que não são negociados". Mas o que é fundamental para o Bispo de São Isidro é "que nós, os agentes da evangelização, façamos com que a encíclica seja lida", que o progresso seja feito no ecumenismo e no diálogo inter-religioso, e que o papel dos jovens seja reconhecido. Estamos diante de uma encíclica que abre caminhos de pensamento, que nos leva a nos reconhecer naqueles que estão caídos na beira do caminho, que dá especial relevância à dignidade humana.

Eis a entrevista.

O Papa Francisco publicou sua última encíclica, Fratelli Tutti, há pouco mais de um mês. Francisco sempre foi um homem de processos, o senhor o conhece há muito tempo e o senhor foi seu bispo auxiliar em Buenos Aires. Como o Papa Francisco evoluiu, especialmente desde que assumiu o pontificado, em sua maneira de pensar, de entender a vida, a sociedade e a Igreja?

O Papa tem acompanhado o mundo neste último tempo, verificando com mais clareza o grito dos pobres e o grito da Terra. Vejo que ele é muito mais claro em suas ideias, muito mais preciso, tenho a impressão de que ele está convencido de que iniciou processos. Um dos exemplos é o tema da fraternidade, que tem três chaves, três fontes.

A primeira fonte é o Evangelho, é uma encíclica que respira o Evangelho. No número 277, quando ele fala da colaboração das religiões para a fraternidade, o Papa, em um texto muito bem escrito, porque ele também tem uma boa caneta, é um homem que conhece a literatura e recorre à literatura para se expressar, há uma chave para entender, uma fonte que para mim é a mais importante, que é o próprio Evangelho. Ele diz: " Todavia, como cristãos, não podemos esconder que, ‘se a música do Evangelho parar de vibrar nas nossas entranhas, perderemos a alegria que brota da compaixão, a ternura que nasce da confiança, a capacidade da reconciliação que encontra a sua fonte no facto de nos sabermos sempre perdoados-enviados. Se a música do Evangelho cessar de repercutir nas nossas casas, nas nossas praças, nos postos de trabalho, na política e na economia, teremos extinguido a melodia que nos desafiava a lutar pela dignidade de todo o homem e mulher’. Outros bebem de outras fontes. Para nós, este manancial de dignidade humana e fraternidade está no Evangelho de Jesus Cristo". É a primeira fonte na qual o Papa baseou sua percepção sobre este tema.

Em segundo lugar, há a consciência flutuante ao longo da encíclica de que, no Dia do Julgamento, a pergunta que nos será feita é onde está seu irmão, que é a pergunta a Caim. E aí não poderemos responder de forma ambígua. É uma carta que deixa as ambigüidades de lado, ou você responde que eu não me importo com meu irmão, não sou seu guardião, ou de alguma forma você responde que você cresceu através dos laços, especialmente com os pobres.

A segunda fonte é Francisco, que é o nome que ele escolheu, e que na encíclica Laudato Si, o serviu como fonte porque ele é o homem em harmonia com o cosmos, o homem que equilibra a relação com a natureza, com Deus, com os irmãos, com a morte, com a vida, com a criação. Neste sentido, em Laudato Si ele serve de modelo. Aqui, o modelo de Francisco é mais usado para o tema do irmão universal, Francisco é o irmão universal de todos, mas é assim porque ele se tornou pobre. A liberdade que a pobreza lhe dá permite a Francisco esta fraternidade, caso contrário, teria sido impossível para ele vivê-la. Ao mesmo tempo, a passagem do encontro com o Sultão lhe permite ver a abertura do coração e a universalidade do amor de Francisco, pois a encíclica transcende a fraternidade caritativa para a caridade universal, a dimensão universal da caridade.

Em terceiro lugar, a outra fonte é o encontro com o Imã Al-Tayyeb em Abu Dhabi, que foi obviamente um evento muito importante para ele. As duas religiões monoteístas mais importantes, através de seus líderes, se encontraram e de alguma forma aprofundaram o tema da dignidade humana como fonte comum, filhos de Deus, e se propuseram a lutar para que de forma alguma a religião seja utilizada ou instrumentalizada para a violência, propondo o diálogo contínuo como caminho, a colaboração mútua como comportamento e o conhecimento recíproco como critério, como método.

Como o senhor acha que o Papa Francisco combinou tudo isso e construiu sua proposta para a Igreja e a sociedade?

Estas três fontes, que ele vem construindo nestes anos de seu pontificado, através do diálogo inter-religioso, aprofundando seu próprio nome e o significado de seu próprio nome, buscando uma Igreja pobre para os pobres, e fundamentalmente o Evangelho, que é a fonte mais imediata do tema da fraternidade. Francisco se tornou mais simples, mais econômico, mais claro. Se usarmos o método de ver, julgar e agir, o primeiro capítulo seria ver, sombras num mundo fechado, aquela descrição do isolamento do mundo, do individualismo, aquela descrição do consumidor, do espectador e não do ator no mundo.

O julgar estaria na iluminação bíblica da parábola do Bom Samaritano, que também a coloca como um fora, fora. Não há termos intermediários, ou você escolhe ser um ladrão, ou um transeunte, o que é basicamente funcional para o ladrão, ou você se torna um samaritano ou um homem ferido, não há termos intermediários. Isso é muito bem colocado, a questão da escolha. Finalmente, o restante do desenvolvimento da encíclica tem a ver com ação, que se desdobra em como pensar um mundo aberto, um coração aberto, o lugar da política, do diálogo, da reconciliação e das religiões.

É uma encíclica que culmina o pontificado de Francisco, ele se esforçou para citar a si mesmo porque queria deixar um caminho marcado por este tipo de preocupação que tem a ver com estas fontes e que ele vem construindo ao longo destes anos. Na preparação imediata foi muito útil para ele, embora ele já o tivesse escrito antes da pandemia, a ocasião da pandemia é extraordinária para Francisco, pois ele descobre que não é possível retornar a uma normalidade, que normalidade seria a de retornar a um mundo com muito menos possibilidades de trabalho, mais desemprego, mais pobreza, mais necessidades não atendidas, o que seria essa normalidade.

Lá ele aproveita a oportunidade para se propor a lançar as bases de uma nova convivência social, e arriscar, através desta coisa de sonhar juntos um mundo diferente. O que parece ser uma utopia, em Francisco, sonhar é como começar a desdobrar a possibilidade de viver em um mundo diferente, onde há claramente um trabalho contra-cultural, o que implica uma mudança muito profunda, não só nos hábitos de consumo, nem nos estilos de vida, como propôs em Laudato Si, mas uma mudança muito mais radical, que tem a ver com um princípio essencial do ser humano, que é este ser feito para o relacionamento, para o amor, para a comunicação, para sair de si mesmo, para a gratuidade. Aí ele coloca uma série de situações que fazem a essência, situações essenciais. Ele aproveitou a pandemia, neste sentido, para dizer, ou agora, ou nunca.

Há uma evolução de seu pensamento no sentido de um maior compromisso com os pobres, cada vez mais claro, cada vez mais definido, e que ele propõe e insiste nisso, cada vez mais claramente, e em alguns casos com um estilo literário muito bom.

Neste domingo, a Igreja celebrou a IV Jornada Mundial dos Pobres, uma data instituída pelo Papa Francisco, cujo lema este ano era "estenda sua mão aos pobres". A pandemia aumentou a pobreza no mundo, o que é demonstrado por um relatório recente que diz que há mais 130 milhões de pessoas em risco de fome no último ano, ao qual se soma que os mais ricos aumentaram seus recursos. O que isso significa para os cristãos, levando em conta, por um lado, a proposta de Fratelli Tutti e, por outro, o fato de não conseguirmos viver esta fraternidade, mesmo quando as circunstâncias são tão graves como neste tempo de pandemia?

Ele terá o cuidado de primeiro destacar alguns dos importantes frutos positivos da pandemia, tais como estender a mão. Houve uma maior compreensão de nossa interdependência e, ao mesmo tempo, os trabalhadores essenciais demonstraram, com um grau muito grande de exposição de suas vidas e serviço realmente importante, nos lugares de distribuição de alimentos, particularmente as mulheres. Aqui na Argentina, isto tem sido particularmente comovente, o movimento em direção a uma maior solidariedade. Isto não deixa de ser citado como uma riqueza, um antecedente, uma forma de dizer que houve um reservatório de esperança na alma do povo.

Por outro lado, na mesma mensagem do Dia do Pobre, ele dirá que há outras mãos que rapidamente, movendo um teclado, podem transferir somas impressionantes de dinheiro e podem desequilibrar o mundo em poucos segundos. O controle e o uso de redes sociais de uma forma quase criminosa, que é destacado na encíclica, são extremamente prejudiciais. O que o Papa está procurando depois da pandemia é uma espécie de alinhamento, para dizer de que lado estamos, ou para onde vamos trabalhar. As identidades estão sendo embaçadas, é uma questão de buscar uma identidade que está sendo reconstruída a partir da fraternidade.

Ele diz claramente em Fratelli Tutti que a identidade é construída através do relacionamento, através do confronto nos meus relacionamentos, no meu contato com a diversidade. Com a diferença, a identidade é acentuada, o que tem que me ajudar a me colocar de lado, com clareza, para saber onde estou indo, e isto tem mais a ver com um sentido de vida. Ou o sentido da vida é recuperado, ou é aprofundado, ou o sentido da vida é perdido e liquefeito em uma globalização superficial e abstrata, que termina com as diversidades culturais necessárias, o que se torna uma tentativa de uma torre de Babel, o que é impossível. Na encíclica é claro que estamos nos aproximando cada vez mais de escolhas definitivas.

Na Fratelli Tutti, o conceito de política parece ser muito bem trabalhado e o Papa Francisco usa o termo boa política. A política, que deveria ajudar a construir uma sociedade mais justa e um mundo melhor para todos, vemos que em muitos países ela se tornou um motivo de confronto e tensão. O senhor acha que a encíclica poderia ajudar a refletir, compreender e colocar em prática este conceito de boa política?

Esse capítulo é muito importante, o conceito de povo em Francisco é fundamental, eu pararia aqui, porque deu origem a interpretações errôneas, para confundir o povo com populismo. Para Francisco, o conceito de povo tem a ver com o Concílio Vaticano II, uma Igreja Povo de Deus. Há uma frase de São Cipriano que cita o Concílio, que é que a Igreja é um povo unido, mas não com nenhuma unidade, mas com a unidade da Trindade, a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É um povo que caminha no meio de relacionamentos, e os relacionamentos são diversos. Este povo é a Igreja, que se encarna nos diversos povos da terra e nas diversas culturas.

Este povo, de alguma forma, busca uma identidade, tem um projeto histórico, e está crescendo em seu próprio patrimônio cultural. Toda essa riqueza histórica, que requer uma consciência histórica, que não pode estar adormecida, que é construída sobre bases culturais e laços sociais, que são muito profundos e muito fortes, pela experiência e pela história vivida. O político não é aquele que usa o povo em seu próprio benefício, que é demagogia ou populismo, que é um pouco um jogo com o povo, mas o político é aquele que interpreta o caminho do povo, e interpretando-o ele pode liderar, e pode liderar com liderança positiva.

Um político é aquele que serve ao bem comum, sua vocação absolutamente nobre, porque é o mais alto grau de caridade, mas ela tem algumas características, que Francisco descreve muito bem, que são a preocupação com os últimos, a luta pelas causas estruturais da pobreza, estando acima da economia, no sentido de que a política tem que liderar a economia. Ao mesmo tempo, o político, neste serviço ao bem comum, abandona o único marketing, a única imagem, o único estar continuamente pensando nos votos, para ser capaz de pensar em iniciar processos.

Aqui há um apelo à humildade do político, a vocação política não consiste em perpetuar-se no poder, consiste na possibilidade de iniciar processos que interpretem o caminho do povo, preocupando-se com o que foi semeado, e não com a aprovação que se tem. Este é um desafio muito grande, porque quando falamos de caridade política, que é o centro da vida cristã, estamos falando da espiritualidade do político, que me parece ser muito útil, um desafio extremamente grande, mas que eleva nossa relação com o poder. É impossível ver hoje na América Latina um político que abandona uma pesquisa no primeiro dia em que chega, para ver como ele se sairá daqui a quatro anos. Aqui na Argentina já há pessoas que estão fazendo campanha daqui a três anos, e estão medindo e trabalhando. Mas o Papa coloca o escopo e a dimensão da política em outro registro.

Neste campo da política, mas que é algo que deve ser levado à realidade eclesial, sobretudo do ponto de vista da sinodalidade, encontramos em Fratelli Tutti a importância do diálogo. Como este diálogo deve ajudar a construir a sociedade do futuro e a Igreja do século XXI?

O primeiro tema importante no diálogo que Francisco levantou é o tema do consenso. O consenso tem que estar além, é algo que eu tenho que estar convencido, não algo que tenho que declarar nominalmente, ou porque parece bom, ou porque tenho medo de estar socialmente desajustado, ou porque não é politicamente correto. Isto me parece uma ideia frutífera, tentar colocar a questão da dignidade humana como um além, tentar trabalhar para o que vai além. Isto me parece ser muito, muito importante.

A insistência na bondade também tem a ver com a tremenda violência que existe. A política não é mais um debate de ideias, mas como o outro é destruído, como o outro é eliminado. Se você não criar um campo no relacionamento pessoal, de uma espécie de ir trabalhando a agressividade, tomando cuidado para não ferir, as maneiras, tentando aliviar ou encorajar, não procurando humilhar ou destruir o outro. Ele coloca as redes como lugares onde são usados epítetos humilhantes.

Mas, ao mesmo tempo, há o desafio de que na solução de uma tensão está o progresso. Isto é o que ele diz sobre a unidade ser superior ao conflito, que é um princípio já anunciado na Evangelii Gaudium. Assumindo o conflito, de forma poliédrica, temos muito mais possibilidades de poder superá-lo, buscando um consenso que é indispensável para podermos caminhar juntos. O tema do consenso é muito importante, os direitos humanos fundamentais, a busca de valores permanentes que não são negociados. É somente neste contexto que posso dizer que há algo no outro que eu não terminei de escutar, de me colocar naquele lugar, de percorrer um caminho. Mas isso é apostar na possibilidade de ser transformado pela contribuição do outro.

Parece-me que as quatro condições para o diálogo que São Paulo VI colocou na Ecclesiam Suam são muito frutíferas. Trata-se de um momento diferente, é claro, mas não menos complicado. Para Paulo VI foi clareza, não trair a si mesmo, confiança e a possibilidade de que eu possa ser transformado por algo que não ouvi e o outro também por algo que ele não ouviu, a recusa de ferir e atropelar. Finalmente, o que se chama prudência pedagógica, que é considerar as idades, os momentos da vida, a educação e, sobretudo, as circunstâncias das quais o outro me fala. Francisco de alguma forma retoma estes elementos daquela maravilhosa encíclica de Paulo VI sobre o diálogo, que deveria ser relida, é muito útil neste momento.

Olhando para o futuro, quais são as perspectivas que Fratelli Tutti abre para um mundo que não sabemos como vai sair da pandemia e para uma Igreja que está sendo cada vez mais solicitada a responder ao que está acontecendo fora dos muros eclesiais?

Em primeiro lugar, é instalar os temas, com Fratelli Tutti está acontecendo algo que aconteceu com outras encíclicas do Papa, tem gente que tem tentado minimizá-las, colocá-las de lado, não falar sobre elas. Aqui na Argentina temos um enorme problema, e isso é que a figura do Papa é como um assunto da imprensa amarela. Há uma tentativa de emascular a figura do Papa através de gestos, digamos discutidos, e de alguma forma esta imprensa sensacionalista cobre o conteúdo. Penso que é fundamental que nós, os agentes da evangelização, façamos ler a encíclica, é uma encíclica que tem que ser lida, tem que ser conhecida. O que está em jogo é um magistério concreto, há temas instalados.

Em segundo lugar, me parece muito importante o percurso feito no ecumenismo e no diálogo inter-religioso. Temos agora, por exemplo, um encontro, o Dia da Liberdade Religiosa, no dia 25 de novembro, sobre o tema da fraternidade. Creio humildemente que entre nós fizemos alguns progressos no diálogo religioso, tanto ecumênico quanto inter-religioso, criamos espaços de encontro, amizades também. É muito bonito o que diz a encíclica, que a vida não é o tempo que passa, mas o tempo do encontro. Tentar transpor a experiência que temos adquirido do diálogo interreligioso e ecumênico para o diálogo social nos parece importante. Porque nesse diálogo houve conquistas.

Acredito sinceramente que os jovens, em geral, e há várias partes da encíclica que são dirigidas aos jovens, como não serem enganados, como outros jovens, falando de migrantes, por exemplo, transformando-os em inimigos. Na juventude há sempre uma atração pelo conhecimento do que é diferente, e acredito que lá temos que trabalhar muito na pastoral, em nossas escolas, o desafio de uma educação que contempla estas perspectivas que se abrem na encíclica. E insistir, como disse no início, que este é o Evangelho, que isto não é outra coisa senão o Evangelho, que não é uma ideologia esquerdista.

O que mais o impressionou, o que mais chamou sua atenção na encíclica?

Caminhos de pensamento estão sendo abertos, o tema da abertura é extremamente profundo, no qual não só a vida social, mas também a vida como sentido está em jogo. O que mais me impressionou na encíclica é que na exegese do Bom Samaritano, o que une o Bom Samaritano ao homem caído é a experiência da dignidade humana. O Bom Samaritano é visto no homem caído, ele não é definido por uma função, como o Papa explica muito bem no caso do levita e do sacerdote.

Sobre o tema da dignidade humana, devemos repensar as questões sociais, tais como a função social da propriedade. Citando um texto de João Paulo II, que é realmente importante e talvez não levado em consideração, que Deus deu a Terra à raça humana para que ela possa sustentar todos os seus habitantes, sem excluir ninguém, nem privilegiar ninguém. É um texto de Centesimus Annus que neste momento parece ter passado despercebido, o repensar a partir da força que tem o tema da dignidade humana, a função social da propriedade, neste contexto, é o que mais me impressionou a partir da encíclica.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Fratelli Tutti lança as bases de uma nova convivência social, de sonhar juntos um mundo diferente”. Entrevista com Dom Oscar Ojea, presidente da Conferência dos Bispos da Argentina - Instituto Humanitas Unisinos - IHU