“A pandemia demonstrou que o catolicismo cultural não pode durar no tempo”, aponta o cardeal Hollerich

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Setembro 2020

“É uma grande oportunidade, devemos pensar sempre na evangelização da Europa”. O cardeal de Luxemburgo e presidente dos bispos europeus, Jean-Claude Hollerich, traçou um diagnóstico desolador, porém esperançado, do futuro da Igreja pós-pandemia. Em uma entrevista ao L’Osservatore Romano, o cardeal frisou que a pandemia pode acelerar a secularização do velho continente.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 08-09-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

“Penso no meu país [Luxemburgo], vamos ser reduzidos em número. Porque todos os que já não vinham à missa, porque vinham somente por motivos culturais, esses ‘católicos culturais’, de esquerda e direita, já não virão. Viram que a vida é muito cômoda. Podem viver muito bem sem ter que ir à igreja. Inclusive as primeiras comunhões, a catequese para crianças, tudo isso diminuirá em número, estou quase certo”, apontou Hollerich, que, não obstante, ainda pediu para contemplar a realidade com esperança.

“Porém isso não é uma queixa da minha parte. Teríamos este processo inclusive sem uma pandemia. Talvez levasse 10 anos mais”, insistiu. No entanto, acrescentou Hollerich, “a Igreja deve se inspirar em uma humildade que permita nos reorganizarmos melhor, para ser mais cristãos, porque ao contrário desta cultura do cristianismo, este catolicismo meramente cultural, não pode durar no tempo, não tem uma força viva por trás”.

“Devemos entender o que está em jogo, devemos reagir e colocar em marcha novas estruturas missionárias”, destacou o presidente do episcopado europeu. Missionários “de ação e de palavra”, acrescentou Hollerich, quem finalizou assegurando que “no mundo depois da pandemia, Ocidente, Estados Unidos e Europa serão mais fracos que antes, porque a aceleração que traz o vírus fará crescer de outras economias”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“A pandemia demonstrou que o catolicismo cultural não pode durar no tempo”, aponta o cardeal Hollerich - Instituto Humanitas Unisinos - IHU