• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O cisma de Kiev lacera a Ortodoxia

Foto: PixaBay

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

25 Junho 2019

O brilho das cúpulas douradas das basílicas que, em Kiev, falam também aos mais distraídos de Cristianismo, nunca levaria a imaginar que elas, há alguns meses, são testemunhas mudas de um cisma, dentro da Ortodoxia, que vê dois patriarcas se contraporem. Aquele de Moscou, liderado por Kirill e aquele de Constantinopla, liderado por Bartolomeu. Uma situação que complica ainda mais, no plano político, as relações entre a Ucrânia e a Rússia.

O comentário é de Luigi Sandri, publicado por L'Adige, 24-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Depois de seguir o episódio em toda a sua incubação, cheguei às margens do rio Dnieper - o rio que corta a capital ucraniana antes de desembocar no mar Negro - para entender melhor a intrincada situação, que afunda suas raízes em um milênio de história. O Cristianismo aqui começou oficialmente em 988, quando o príncipe Vladimir de Kiev acolheu a nova fé, trazida por missionários de Constantinopla. Quando, em 1240, os mongóis invadiram a Rus' (o território de Kiev), seu metropolita, conservando o título, encontraria refúgio em várias cidades da Rússia e por fim se estabeleceria em Moscou, fundada há um século.

Em 1453 a antiga Bizâncio seria conquistada pelos turcos otomanos; portanto, o patriarcado bizantino ficaria enfraquecido, enquanto mais ao norte cresceria o poder político e militar de Moscou, cujo bispo desde 1589 se tornaria patriarca de todas as Rússias. Em 1686 Dionísio IV, chefe da Igreja de Constantinopla, encontrando-se em dificuldades com o sultão "confia" a metropolia de Kiev para Moscou. E vamos dar um salto: para a URSS, a Igreja Ortodoxa Ucraniana era um exarcado do patriarcado de Moscou. Mas, após o colapso da União Soviética (1991), a Igreja Ortodoxa Ucraniana se dividiu em três partes: uma, a maior, ligada a Moscou; o autoproclamado patriarcado de Kiev; uma pequena igreja autocéfala (independente). Pois bem, Bartolomeu, apesar da firme oposição de Kirill, favoreceu - em janeiro passado - a criação de uma nova Igreja ortodoxa autocéfala da Ucrânia (COU), da qual, no entanto, não faz parte aquela ligada a Moscou, a qual, além disso, considera "cismática" a recém-nascida.

Kirill decidiu, portanto, cortar a comunhão eucarística com Constantinopla: em suma, os dois patriarcas estão em estado de cisma. Enquanto isso, os greco-católicos ucranianos (chamados "uniates" pelos ortodoxos) olham com simpatia para a recém-chegada, e apontam para diálogo com ela.

Religião à parte, um problema político colossal aparece no plano de fundo: os "uniates" e o COU - além do governo de Kiev - acusam a Rússia de ter, em 2014, ocupado e anexado a Crimeia; mas Putin defende a escolha, lembrando que até 1954 aquela península era russa, e não ucraniana; e o patriarcado russo está com ele. O "quebra-cabeças" político-religioso da Ucrânia, por enquanto insolúvel (como em Kiev me confirmaram bispos das várias Igrejas), lança sua sombra escura sobre toda a Ortodoxia e a faz tremer. De fato, os duzentos milhões de ortodoxos espalhados pelo mundo terão, mais cedo ou mais tarde, que escolher entre Moscou e Constantinopla. O cisma corre o risco de se tornar gangrena.

Leia mais

  • Igreja ortodoxa russa procura proibir as bênçãos de armas de destruição em massa
  • A crise da Ucrânia, seu significado e desdobramentos
  • “Sem Putin e sem Kirill”. Foi eleito o Primaz da nova Igreja ortodoxa ucraniana
  • Ucrânia. O “acerto de contas” da Igreja ortodoxa
  • Quem é Kirill, o controverso Patriarca de todas as Rússias?
  • Patriarca Bartolomeuː sim à independência dos ortodoxos da Ucrânia da Rússia. E Moscou enfurece
  • Ortodoxiaː o cisma eslavo-helênico?
  • Reação dura do Patriarcado de Moscou. Constantinopla nomeia dois exarcas em Kiev
  • ‘Foi uma assembleia de cismáticos. Nada mudou”. A Igreja Ortodoxa Ucraniana ligada ao patriarcado de Moscou sobre o Concílio da unificação
  • Ucrânia. Constantinopla saúda a criação de uma Igreja ortodoxa independente de Moscou

Notícias relacionadas

  • "Brasil não deve investir em energia nuclear". Entrevista especial com Dom Jayme Chemello

    LER MAIS
  • Romênia: a tentação do integralismo da Igreja Ortodoxa

    O escândalo abriga-se no seio da Igreja Ortodoxa Romena. É o que afirmam os meios de comunicação romenos que analisam a situa[...]

    LER MAIS
  • Francisco prepara viagem a Geórgia e Azerbaijão

    Enquanto o Papa Francisco se prepara para uma visita a dois países do Cáucaso – Geórgia e Azerbaijão – entre os dias 30 de[...]

    LER MAIS
  • Um monge grego na cadeia, em pleno Natal

    Preso na Grécia o abade do mosteiro mais importante da sagrada montanha. O patriarca de Moscou exige a libertação. O patriarca [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados