• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Viganò: sobre McCarrick o Papa mente, erros também de Bento XVI e João Paulo II

Carlo Maria Viganò e Theodore McCarrick cumprimentam-se em um jantar de gala, em Nova Iorque, maio de 2012. Foto: Catholic News Service

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

11 Junho 2019

O papa que mente sobre McCarrick. João Paulo II e Bento XVI, também cometeram "erros" no caso do ex-arcebispo de Washington, porque são "seres humanos", enquanto Francisco deveria renunciar. Ele foi forçado a um auto-exílio depois de ter acusado a "máfia gay" reinante no Vaticano. Novos documentos cheios de revelações.

A reportagem é de Salvatore Cernuzio, publicada por Vatican Insider, 10-06-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Os ingredientes que temperaram a saga de D. Carlo Maria Viganò estão na entrevista que o ex-núncio nos EUA concedeu nesta segunda-feira ao Washington Post. Não uma entrevista no verdadeiro sentido da palavra, mas uma correspondência de dois meses conduzida por e-mail (8 mil palavras em resposta a 40 perguntas) entre os dois jornalistas Chico Harlan e Stefano Pitrelli e o arcebispo que se recusou a encontrá-los pessoalmente.

Desde a publicação de seu sensacional dossiê de agosto de 2018 em que acusava o Pontífice, não está claro por que razões particulares Viganò escolheu, de fato, viver escondido em um refúgio secreto do qual envia, ciclicamente, cartas e comunicados. São numerosas as declarações feitas nos últimos meses, novamente através da rede habitual de sites e blogs tradicionalistas que contribuíram para a divulgação de seu memorial, com o qual o arcebispo recorta para si um papel de protagonista na Igreja ou comenta as notícias atuais.

O ex-núncio, que - como relembra o jornal norte-americano - sempre esteve na linha de frente em eventos da Igreja conservadora ou marchas pró-vida, não aparece em público há cerca de dez meses, contata pessoas via Skype com uma conta que não está em seu nome e diz que se tornou "mais atento com quem eu me encontro e com o que eu digo". Aos dois jornalistas que lhe apresentaram perguntas pessoais se recusa a responder porque, ele explica, são "irrelevantes para os graves problemas da Igreja". "Minha vida é bastante normal", escreve em um e-mail, e em outro ele se define um "idoso" que "em breve comparecerá perante o Bom Juiz".

Viganò é sucinto também quanto ao escândalo de corrupção que, graças a uma investigação conduzida pelo Post, vê como protagonista o bispo de Wheeling, em West Virginia, Michael J. Bransfield, que teria distribuído grandes somas de dinheiro da diocese como "presentes" aos bispos e cardeais para garantir a sua proteção. Na lista também aparece o monsenhor Carlo Maria Viganò, que agora explica que teria sido uma afronta recusar dinheiro que depois doou para caridade.

O ex-representante do Papa nos EUA, por outro lado, discorre longamente sobre as declarações do Papa à TV mexicana Televisa, na qual afirmava não saber nada sobre os crimes de McCarrick, caso contrário teria agido. Viganò - que afirma ter sido justamente ele quem informou Bergoglio, em 2013, dos crimes do então arcebispo de Washington - diz estar "imensamente triste" pelo fato de que Francisco "claramente mentiu para o mundo inteiro": "Como pode ter esquecido tudo isso, especialmente um Papa?"

Até agora não há documentos aptos a provar tais afirmações, assim como não há provas claras para confirmar o outro leitmotiv dos documentos do ex-núncio, ou seja, o fato de que o Papa Francisco estivesse ciente e, portanto, tivesse ignorado as sanções impostas secretamente por Bento XVI a McCarrick. Indicações como não aparecer em público e evitar viagens, que o ex-cardeal ignorou sistematicamente já sob o pontificado de Ratzinger.

"A verdade será revelada", garante Viganò, sugerindo que ele ainda mantém outros documentos, mas que "para mim ainda não chegou a hora de apresentar algo" e convidando as hierarquias do Vaticano a divulgar a documentação em seus arquivos "supondo que eles ainda não os tenham destruído”. "Os resultados de uma investigação honesta" da Santa Sé - anunciada pelo Vaticano em outubro e ainda em curso, como confirmado recentemente pelo cardeal Parolin - "seriam desastrosos para o atual papado", afirma ele.

Certamente, Viganò admite (talvez pela primeira vez), que um estudo tão "aprofundado" poderia prejudicar também a reputação dos Pontífices anteriores, Bento XVI e João Paulo II. Foi sob seus pontificados, de fato, que McCarrick, de quem a Santa Sé - de acordo com as declarações do próprio Viganò - conhecia fatos e malfeitos, viveu uma ascensão que o levou a presidir a arquidiocese de Washington, tornando-se uma das figuras eclesiásticas mais influentes nos EUA e em Roma, graças também à sua "Papal Foundation", distribuidora de vultosas doações.

"Isso", diz Viganò, "não é uma boa razão para não buscar a verdade". E em todo caso "Bento XVI e João Paulo II são seres humanos e podem até ter cometido erros. Se o fizeram, queremos conhecê-los. Por que deveriam permanecer escondidos? Todos podemos aprender com os nossos erros”. A mesma benevolência parece não valer para o Pontífice reinante: Viganò diz ter suavizado, "a posteriori", o convite para renunciar, mas continua a considera-lo como uma opção no caso do Papa "se recusar a admitir seus erros e pedir perdão".

Na entrevista, o ex-diplomata defende suas ações: "O silêncio me tornaria cúmplice dos abusadores e causaria outras vítimas". Depois volta a insistir na questão da homossexualidade da Igreja, reiterando a controversa teoria de que esta seria a raiz da maioria dos abusos do clero. Sim, há estudos que confirmam que não há nenhum nexo entre orientação sexual e probabilidade de cometer abusos, como foi mencionado também na Cúpula de fevereiro no Vaticano. Mas também há "provas contundentes", segundo Viganò, ou seja, o fato de que 80% das vítimas de abuso são do sexo masculino, por volta dos 14 anos de idade.

A crise dos abusos sexuais seria "muito menos grave" se o "problema da homossexualidade no sacerdócio fosse honestamente reconhecido e adequadamente enfrentado", afirma o bispo. E acrescenta: "É surpreendente que a palavra "homossexualidade" não tenha aparecido uma única vez, em nenhum dos recentes documentos oficiais da Santa Sé". Evidentemente, diz ele, ainda está viva e poderosa aquela "máfia gay" dentro dos muros apostólicos, que no passado "sabotou todo esforço de reforma".

Leia mais

  • O retorno de Viganò e o ataque cazaque
  • Viganò: Bento não quis sanções públicas porque McCarrick estava aposentado
  • A realidade desmente Viganò: McCarrick participou de numerosos encontros com Ratzinger entre 2010 e 2013. A revelação da revista America
  • Ex-núncio nos EUA, Viganò: ''O papa deve renunciar''
  • McCarrick, o primeiro pedido (não sanção) de Bento em 2007
  • Secretário de Bento XVI: Histórico confirma que carta de Viganò é ‘fake news’
  • Carta de Bento XVI sobre a crise dos abusos sexuais é um texto lamentável
  • Do caso O’Brien ao de McCarrick, dois cardeais de João Paulo II ''suspensos'' pelo Papa Francisco
  • O Papa pela primeira vez responde às acusações de Viganò sobre McCarrick: “Eu não sabia nada, caso contrário não teria permanecido calado”
  • Viganò pode ter dificultado a obtenção da verdade sobre McCarrick
  • Livro de jornalistas italianos questiona testemunho de Viganò. Comentário de Massimo Faggioli
  • ''O caso Viganò é um ataque aos fundamentos da Igreja.'' Entrevista com Andrea Tornielli
  • A mensagem de Viganò aos bispos americanos reunidos em Baltimore
  • O Papa, Viganò e a guerra dos dossiês: todos os detalhes de um livro
  • Injusto e injustificável. Viganò emite um terceiro "Testemunho"
  • Carta de Viganò expõe conspiração em andamento contra o papa Francisco
  • A carta de Ratzinger, razão pela qual Monsenhor Viganò renunciou
  • Novo "testemunho" Viganò: A repreensão do Vaticano provou a verdade sobre o encobrimento de McCarrick
  • Qual é o significado da renúncia de Viganò. A opinião de Luigi Accattoli
  • Quem é o arcebispo Carlo Maria Viganò?
  • Em nova entrevista, Papa Francisco diz que ''não sabia nada'' sobre McCarrick
  • Theodore McCarrick: de presbítero a cardeal em 20 anos. Mas o que a Santa Sé sabia do seu passado?
  • Tentando entender as acusações contra o Papa Francisco no caso de McCarrick
  • Ex-núncio acusa Vaticano de acobertar os escândalos de McCarrick durante anos
  • Fatos e omissões do dossiê Viganò contra o Papa Francisco
  • O caso Viganò e as justificativas ''religiosas'' que dividem a Igreja
  • A crise de abuso sexual clerical é 'devastadora' para a Igreja, afirma o cardeal Parolin
  • A vida luxuosa da hierarquia católica e a corrupção moral: despesas de bispo dos EUA expõem problema profundo
  • Entendendo observações controversas do Papa Francisco sobre a homossexualidade no sacerdócio
  • Homossexualidade e pedofilia: a luta contra os abusos na Igreja
  • Fé e homossexualidade: um apelo para ser ouvido

Notícias relacionadas

  • O preso e o Papa. Um diálogo

    Da Rádio do Vaticano, publicamos este trecho do diálogo entre um detento italiano e o papa.A reportagem é de Marco Tosatti, pub[...]

    LER MAIS
  • Bento XVI visita os encarcerados

    Ratzinger visita a penitenciária de Rebibbia, no subúrbio de Roma: "A superlotação é uma dupla pena". Ele também responde à[...]

    LER MAIS
  • Papa sem arminho

    "Que o Papa Bento XVI nos dê um presente de Natal: renuncie ao arminho", pede a Associação Italiana de Defesa dos Animais e do [...]

    LER MAIS
  • "Bento XVI está cercado de pessoas não levantam questões nem o desafiam." Entrevista especial com Thomas J. Reese

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados