Papa Francisco e o tapete redondo. O encontro do Patriarca Neofit com três Papas

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


07 Mai 2019

No domingo, tanto na parte privada do Encontro Ecumênico do Papa Francisco com a Igreja Ortodoxa da Bulgária, seu Santo Sínodo e seu Patriarca Neofit, e depois naquela pública, ou seja, na Oração silenciosa do Pontífice em frente à Catedral ortodoxa Aleksandr Nevskij, se seguiram por parte das duas delegações vários gestos pequenos, mas muito significativos, demonstrando a existência de um respeito mútuo forte e fraterno.

A reportagem foi publicada por Il Sismógrafo, 06-05-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Entre esses gestos, a imprensa destaca alguns, às vezes pouco conhecidas pelo grande público. Por exemplo, o beijo do Papa no medalhão (enkolpion - panagia – um ícone mariano) do Patriarca Neofit no final do encontro e o pequeno tapete redondo [1], com o desenho característico de uma águia no meio, sobre o qual foi colocada a cadeira do Santo Padre por sua Oração silenciosa.

Papa na visita à Catedral de São Aleksander Nevsy. Foto: Vatican News

Essa águia é uma espécie de lembrete para o bispo, o único que durante as liturgias ortodoxas pode ficar sobre o tapete redondo, que o convida a ficar sempre no alto, acima das coisas terrenas, imerso na doçura e no rigor do Palavra de Deus, chamado a anunciá-la sempre e em toda parte, livre como o voo de uma águia.

Deve ser lembrado que, pouco antes da Oração silenciosa na Catedral, no domingo, o Santo Padre cumprimentou afetuosamente o Patriarca búlgaro Neofit que no passado, quando era apenas um bispo, tinha se encontrado com o Papa São João Paulo II em Sofia, para quem, aliás, serviu de guia durante a visita à Catedral ortodoxa (2002). Um encontro posterior ocorreu em abril de 2005 com o cardeal Ratzinger, que se tornaria o papa Bento XVI. Então Neofit era membro da delegação búlgara que representava o país nos funerais do papa Wojtyla. Depois, em 22 de maio de 2009, o então Metropolita Neofit, membro da delegação presidencial de Georgi Parvanov no Vaticano, encontrou-se com o papa Ratzinger.

Nota:

[1] O tapete com a águia de asas abertas e iluminada pelos raios do sol é colocado sob os pés do bispo quando ele celebra a liturgia. A cidade representa a sede do bispo, que ele deve amar e cuidar, a águia simboliza a pureza, a elevação dos sentimentos e a ciência teológica que ele precisa ter. De uso normal entre os russos, entre os gregos é reservado exclusivamente para a cerimônia de consagração episcopal. Sobre ele o novo Bispo pronuncia a própria profissão de fé.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco e o tapete redondo. O encontro do Patriarca Neofit com três Papas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV