O Papa e o C8 enfrentam a reforma das estruturas financeiras do Vaticano

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • A geração Z é a geração ‘do Fim do Mundo’. Entrevista com Carlos Tutivén Román

    LER MAIS
  • Celibato dos padres no centro do Sínodo. O caso dos abusos impulsiona as reformas

    LER MAIS
  • “A Renda Básica não é em si uma proposta antitrabalho”. Entrevista com Alberto Tena

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 18 Fevereiro 2014

O Papa e os oito cardeais conselheiros (o chamado C8) enfrentam a reforma das estruturas econômicas e financeiras do Vaticano, incluindo o IOR, durante o seu terceiro encontro que começou na manhã desta segunda-feira e terminará na quarta-feira. O secretário de Estado Pietro Parolin, que será criado cardeal no próximo sábado, também participa das reuniões.

 
Fonte: http://bit.ly/M6wHsk  

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi e publicada no sítio Vatican Insider, 17-02-2014. A tradução é de André Langer.

“Esta manhã teve lugar uma longa audiência pontifícia da Comissão referente à Organização da Estrutura Econômico-Administrativa da Santa Sé (Cosea)”, indicou o porta-voz vaticano, o padre Federico Lombardi, durante uma coletiva de imprensa. “Amanhã (terça-feira), 18 de fevereiro, está prevista a audição da Comissão referente ao IOR – explicou Lombardi. Na quarta-feira, o Papa Francisco terá a habitual audiência geral das quartas-feiras na Praça São Pedro, enquanto os cardeais prosseguem seu trabalho e, pela tarde, os cardeais do chamado Conselho dos Quinze (instituído por João Paulo II e responsável pelo balanço geral consolidado da Santa Sé e do Governadorado do Estado da Cidade do Vaticano) terão uma reunião com o Conselho dos Oito, isto é, os cardeais que estão fazendo parte da reunião de 17 a 19 de fevereiro”.

Estavam presentes na reunião da segunda-feira três membros desta comissão, segundo indicou o diretor da Sala de Imprensa vaticana, e não a comissão inteira: “o presidente Joseph F. X. Zahra; o secretário, mons. Lucio Vallejo Balda, e Jochem Messemer, que é também revisor internacional da Prefeitura de Assuntos Econômicos, que expuseram o trabalho realizado nestes quase oito meses depois da criação desse organismo, mas não foram tomadas decisões depois da audição. Finalizado o encontro os cardeais almoçaram juntos com o cardeal Giuseppe Bertello, presidente do Governadorado do Estado da Cidade do Vaticano e à tarde prosseguiram a reunião, mas sem a presença dos representantes da Cosea”.

Na quinta-feira, 20 de fevereiro, começa às 9h30 na Sala Nova do Sínodo, o Consistório extraordinário dos cardeais, que é dedicado à família. Os trabalhos começarão com a saudação do decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, e a relação introdutória ficará a cargo do cardeal Walter Kasper. Os participantes se reunirão pela manhã das 9h30 às 12h30, e pela tarde das 16h30 às 19h30. O encontro termina na sexta-feira.

O conselho dos oito cardeais, coordenado por Rodríguez Maradiaga (Honduras), é composto por Bertello (único italiano e não curial do grupo), Francisco Javier Errázuriz (Chile), Oswald Gracias (Índia), Reinhard Marx (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), Sean Patrick O’Malley (Estados Unidos), George Pell (Austrália) e por mons. Marcello Semeraro, bispo de Albano (Itália), que é o secretário da Comissão.

As primeiras reuniões do chamado C8 aconteceram em outubro e em dezembro do ano passado. Sua tarefa, como indica um quirógrafo papa de 30 de setembro de 2013, é ajudar o Pontífice no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a cúria romana.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa e o C8 enfrentam a reforma das estruturas financeiras do Vaticano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV