López Obrador anuncia saída "amigável" do PRD

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Setembro 2012

O ex-candidato progressista à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou neste domingo (09/09), diante de cerca de 100 mil apoiadores, sua saída do PRD (Partido da Revolução Democrática).

Em seu discurso de despedida, ele pediu a seus seguidores para decidirem, a parti do dia 12 de setembro, em assembleias populares, se a organização civil Morena (Movimentação de Renovação Nacional), comandada por ele, deve se transformar em um partido. As informações são da agência de notícias France Presse e reproduzida pelo sitio Opera Mundi, 09-09-2012.

"Vamos decidir se Morena continua como associação civil ou se constitui um partido político", afirma o líder da esquerda mexicana.

"Vou dedicar toda minha imaginação e trabalho à causa da transformação do México e farei isso pelo Morena. Por esse motivo, me separarei dos partidos do Movimento Progressista", disse López Obrador durante comício na praça Zócalo, região central da Cidade do México.

Esta foi a primeira concentração popular liderada por Obrador depois que  o Tribunal Eleitoral do México validou a eleição presidencial, no dia 31 de agosto, em que Obrador foi derrotado pelo candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto, por 31,6% contra  38,2% dos votos respectivamente.

Obrador garantiu que sua saída ocorreu amigavelmente. “Não se trata de uma ruptura” com o PRD, o Movimento Cidadão e o Partido do Trabalho, grupos políticos que apoiaram sua candidatura através da aliança Movimento Progressista em 2006 e 2012.

"Agradeço em especial aos militantes do PRD, partido do qual participei desde sua formação, pelo qual fui dirigente nacional e onde militei por 23 anos. Deixo no PRD muitos amigos", declarou.