Prof. Dr. José Roque Junges – Unisinos

Ilustração: IHU

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Estudo que atestava segurança de glifosato é despublicado após 25 anos

    LER MAIS
  • Momento gravíssimo: CNBB chama atenção para votação e julgamento sobre a tese do Marco Temporal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

18 Dezembro 2017

José Roque Junges tem graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (1978), mestrado em Teologia pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1980) e doutorado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália (1985). Atualmente é professor de bioética nos cursos de graduação da área de saúde e professor/pesquisador do PPG em Saúde Coletiva da Unisinos.

É coordenador desde 2003 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unisinos, líder do grupo de pesquisa CNPq; Bioética e Saúde Coletiva, editor associado da Revista Brasileira de Bioética (RBB), membro do comitê de ética (2007-2009; 2009-2011) e do comitê científico (2011-2013) da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), vice-Presidente (2006-2007 e 2008-2009) da Sociedade Riograndense de Bioética (SORBI) e membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia e ética, com ênfase em bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, ética ambiental e saúde coletiva. Bolsista de Produtividade Científica do CNPq.

Livros publicados: Bioética: Perspectivas e desafios (São Leopoldo: Unisinos, 1999); Ecologia e Criação: Resposta cristã à crise ambiental (São Paulo: Loyola 2001); Evento Cristo e Ação Humana: Temas fundamentais de ética teológica (São Leopoldo: Unisinos, 2001); Ética ambiental (São Leopoldo: Unisinos, 2004); Bioética: Hermenêutica e Casuística (São Paulo: Loyola, 2006); (Bio) Ética Ambiental (São Leopoldo: Unisinos, 2010); Bioética Sanitarista: desafios éticos da Saúde Coletiva (São Paulo: Loyola, 2014).

  

Atividades no Simpósio

O professor Junges realizará as seguintes atividades no XVIII Simpósio Internacional IHU. A virada profética de Francisco. Possibilidades e limites para o futuro da Igreja no mundo contemporâneo:

  • 23 de maio – quarta-feira | 14h às 15h30min – Conferência – Familiaris Consortio de João Paulo II e Amoris Laetitia de Francisco: dois modelos de reflexão moral

  • 23 de maio – quarta-feira | 16h às 18h – Minicurso – Laudato Si', teoria da complexidade e ecologia integral

  

Entrevistas com José Roque Junges publicadas no IHU

 

Artigos de José Roque Junges publicados no IHU

 

Publicações de José Roque Junges no IHU