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31 Outubro 2024

O pontífice parecia ansioso enquanto um de seus assessores empurrava sua cadeira de rodas pela Sala Paulo VI, onde as discussões para o Sínodo sobre a Sinodalidade estavam sendo concluídas. O papa de 87 anos abordou o dominicano Timothy Radcliffe, cujas meditações e humor britânico característico acompanharam o mês de debates.

A reportagem é de Mikael Corre, publicada por La Croix International, 28-10-2024.

No início de outubro, o Papa Francisco anunciou a nomeação de Radcliffe como cardeal, e na Sala Paulo VI, ele o encorajou a manter seu estilo distinto. Radcliffe, ex-Mestre da Ordem dos Pregadores, recebeu uma isenção de usar o traje tradicional cardinalício; em vez disso, ele manteria o hábito dominicano branco, tradição permitida no século XIX. O solidéu vermelho sozinho, disse o papa, seria suficiente.

Esta cena captura a visão de Francisco para este Sínodo de três anos: uma Igreja menos rígida, mais diversa e mais relaxada. Embora o termo “sinodalidade” possa soar obscuro, o documento final de 51 páginas do Sínodo deixa claro que ele tem a ver fundamentalmente com governança. Não é uma revolução, nem uma ruptura com a tradição — a primazia do sucessor de Pedro e o papel do papa sobre os bispos permanecem. Mas agora deve se manifestar de forma diferente: menos monárquica, menos hierárquica e menos autoritária.

Cavalo de Troia

No que pareceu uma autocrítica de seu estilo de governança às vezes vertical, Francisco anunciou que não emitiria uma exortação apostólica pós-sinodal. “O documento que aprovamos já contém orientação suficiente”, disse ele. “Se expressamente aprovado pelo Romano Pontífice, o Documento Final de um Sínodo se torna parte do Magistério Ordinário do Sucessor de Pedro”, esclarece a constituição apostólica Episcopalis Communio. Em essência, os 155 artigos adotados em 26 de outubro pelos 356 membros do Sínodo carregam a mesma autoridade como se fossem emitidos pelo próprio papa.

Isso é significativo. Em 20-05-2024, quando perguntado por uma repórter da CBS se as mulheres poderiam algum dia servir como diáconas, Francisco respondeu: "não". No entanto, na coletiva de imprensa de 26 de outubro, o cardeal Jean-Claude Hollerich de Luxemburgo, respondendo a possíveis contradições com a posição do Sínodo — deixando o diaconato para mulheres "aberto" — sorriu e disse: "O papa aprovou o texto. Então, essa passagem também é dele. Quem sou eu para contradizer o Santo Padre?"

O lugar das mulheres na igreja veio a simbolizar a crescente influência do Sínodo contra a Cúria Romana e suas contínuas divisões internas. “Como os alemães (conhecidos por suas posições progressistas) não conseguiram conduzir a Igreja em direção às suas visões, eles encontraram um Cavalo de Troia este ano: o empoderamento das conferências episcopais”, comentou um bispo do Sínodo. A autonomia dessas conferências para tomar decisões adaptadas às suas regiões foi um dos tópicos mais debatidos em outubro.

Um rascunho do documento final, apresentado em 21 de outubro na Sala Paulo VI e revisado por La Croix, propôs que “as decisões tomadas coletivamente (durante essas reuniões de conferência) seriam vinculativas para os bispos dentro de suas dioceses”. Numerosas emendas — 1.135 no total — obrigaram os quatro teólogos do documento (dois italianos, dois falantes de inglês) a revisar o texto. Essa seção, entre outras, foi excluída, com o assunto adiado para estudo futuro.

Resistência conservadora também surgiu em relação à adaptação da liturgia, uma questão sensível recorrente. “As celebrações litúrgicas devem refletir melhor a sinodalidade”, afirma o documento, que atraiu atenção nos Estados Unidos. No entanto, o cardeal Hollerich esclareceu em 26 de outubro: “O objetivo não é substituir padres por leigos. A questão é como torná-lo mais participativo”.

Oposição residual

Opiniões divergentes sobre esses tópicos eram esperadas. Surpreendentemente, no entanto, o documento de 26 de outubro se alinha em muitos pontos. Ele não mais, como no rascunho de 21 de outubro, exige sínodos diocesanos a cada três a cinco anos, em vez disso, pede que eles aconteçam “regularmente”. Também está ausente a ideia de que os conselhos econômicos — agora obrigatórios em paróquias e dioceses — devem ser compostos principalmente por membros leigos não nomeados por padres ou bispos. No entanto, para muitos participantes, o essencial permanece no documento.

Conservadores elogiaram o texto por ser “atento ao contexto sem minar a unidade da Igreja”, como disse um bispo. Progressistas acolheram sua “abertura”, mas expressaram decepção pelo fato de as preocupações LGBTQ+ terem sido omitidas. “O reconhecimento de que as vozes das vítimas e sobreviventes de violência sexual devem ser ouvidas não é pouca coisa”, observou um participante leigo.

Certos conceitos, como o de “accountability”, referenciada 19 vezes, parecem ter superado divisões. Disposições convocando autoridades da Igreja — padres, bispos, núncios e chefes de dicastério do Vaticano — a se envolverem com mais frequência e transparência, especialmente em questões financeiras e de proteção menor, enfrentaram apenas oposição residual na votação de 26 de outubro.

Mais amplamente, muitos participantes do Sínodo citaram uma mudança cultural. “Estamos em um ponto de virada, quase tão significativo quanto a Reforma Gregoriana, que levou quase dois séculos para impactar completamente a vida da Igreja”, entusiasmou-se o teólogo belga Alphonse Borras, professor emérito da Universidade Católica de Louvain. Onde a igreja antes enfatizava sua unidade e universalidade, este Sínodo permitiu que diferenças contextuais emergissem, com um compromisso com a descentralização e a democratização enraizada na solidariedade e uma profunda “renovação de relacionamentos”.

O documento final reflete essa questão como um fio condutor, especialmente para comunidades em dificuldades afetadas pela guerra ou pela pobreza: como a igreja, começando por Roma, pode oferecer melhor apoio?

Sínodo, e agora?

Em 26 de outubro, Francisco imediatamente endossou o documento, declarando que não emitiria uma exortação apostólica pós-sinodal, tornando-a um guia oficial dentro de seu magistério. O papa esclareceu que não é normativo, mas “um guia”.

A próxima fase de implementação pode começar dentro dos órgãos da Igreja local, como o papa enfatizou. Até junho, vários grupos de trabalho — encarregados de questões como pobreza, o mundo digital e novos ministérios — devem apresentar suas conclusões.

Leia mais

  • Sínodo: o lugar das mulheres, a transparência, os novos ministérios...O que está contido no documento final
  • Trechos do documento final do Sínodo que oferecem esperança para a inclusão LGBTQ+
  • Sínodo, a intuição e os problemas não resolvidos. Artigo de Alberto Melloni
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  • Timothy Radcliffe, o testemunho da liberdade necessária em uma Igreja sinodal
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