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Gerhard Müller, ex-chefe doutrinal chama padre Gustavo Gutiérrez de “um dos grandes teólogos do nosso tempo”

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24 Outubro 2024

O padre dominicano Gustavo Gutiérrez, conhecido como o "pai da teologia da libertação", que ganhou destaque na América do Sul nas décadas de 1960 e 1970 como forma de responder às necessidades dos pobres da América Latina, morreu em 22 de outubro aos 96 anos.

A reportagem é de Junno Arocho Esteves, publicada por National Catholic Reporter, 23-10-2024.

A Província Dominicana de São João Batista, no Peru, comunidade de Gutiérrez, anunciou a morte do teólogo em 22 de outubro por meio de sua página no Facebook.

"Pedimos que você nos acompanhe com suas orações para que nosso querido irmão possa desfrutar da vida eterna", postou a província no site. A ordem disse que seus restos mortais seriam sepultados no Mosteiro de Santo Domingo, do século 16, em Lima.

Entre os que lamentaram a morte do falecido teólogo estava seu amigo de longa data, o cardeal alemão Gerhard Müller, ex-prefeito da então Congregação para a Doutrina da Fé, cujo livro de 2014 "Pobres para os pobres: a missão da Igreja", apresentava dois capítulos escritos pelo padre Gutiérrez, que ele chamou de "um dos grandes teólogos e personalidades católicas do nosso tempo".

"Podemos aprender com ele. E também, estamos cientes de que ele não está morto, mas está vivendo no céu com Deus, na comunhão dos santos, e está orando por nós e nos dando um bom exemplo com sua vida e obra", disse Müller em entrevista por telefone à OSV News em 23 de outubro.

Nascido em Lima em 8 de junho de 1928, Gutiérrez completou seus estudos de filosofia na Universidade de Louvain, na Bélgica, e seus estudos teológicos em Lyon, França, e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, antes de retornar ao Peru, onde lecionou na universidade católica de Lima.

No entanto, foi seu trabalho pastoral em uma paróquia em Lima e como consultor teológico no encontro de bispos latino-americanos de 1968 em Medellín, Colômbia – um encontro regional que visava adaptar as conclusões do Concílio Vaticano II ao contexto latino-americano – que levou ao desenvolvimento de seu livro de 1971, "Uma Teologia da Libertação".

Embora o apelo da Teologia da Libertação por uma opção preferencial pelos pobres e liberdade de estruturas sociais injustas ressoasse com muitos católicos na América Latina, sua politização – particularmente entre aqueles que simpatizavam com a ideologia marxista – estava em desacordo com a Igreja, particularmente durante o pontificado de São João Paulo II.

Em uma reunião com bispos latino-americanos durante sua visita apostólica de 1979 a Puebla, no México, o falecido papa, sem mencionar explicitamente a teologia da libertação, alertou sobre certas formas de humanismo predominantes na época em que entravam na Igreja, mais notavelmente, um "paradoxo inexorável do humanismo ateu" que dá "uma visão estritamente econômica, biológica ou psicológica do homem".

"A Igreja tem o direito e o dever de proclamar a verdade sobre o homem que recebeu de seu mestre, Jesus Cristo", disse ele. "Deus permita que nenhuma compulsão externa possa impedi-la de fazê-lo. Deus conceda, acima de tudo, que ela não deixe de fazê-lo por medo da dúvida, por ter se deixado contaminar por outras formas de humanismo, ou por falta de confiança em sua mensagem original", disse o papa.

Müller disse à OSV News que a teologia da libertação não estava centrada "em um sentido político ou sociológico, mas em um sentido teológico" em que "a libertação vem (através) de Jesus e vai em todas as dimensões".

"E essa liberdade é o coração da liberdade, é o coração de nossa relação com Deus no Espirito Santo, e isso também deve ter consequências para nossa vida social", disse ele.

Os ensinamentos de Gutiérrez sobre uma opção preferencial pelos pobres, explicou o cardeal, não eram tanto sobre a pobreza em "um sentido romântico", mas sim no "sentido real de que tantas pessoas na América Latina estão vivendo abaixo da possibilidade da dignidade de seres humanos que não têm (nada) para comer e beber".

"A consequência da libertação em Jesus Cristo deve ser também a experiência da dignidade da existência humana, da existência pessoal e social", disse Müller.

O ex-prefeito do escritório doutrinal do Vaticano disse à OSV News que Gutiérrez era mais "concreto" em seu pensamento, muitas vezes "indo diretamente para os problemas", o que se reflete em seu desenvolvimento da teologia da libertação.

"A teologia da libertação é primeiro um julgamento da situação e depois sua avaliação à luz do Evangelho de Jesus Cristo. E a terceira parte é a práxis, a realização dessas ideias na vida concreta", disse ele.

Na década de 1990, a então Congregação para a Doutrina da Fé, liderada pelo futuro Papa Bento XVI, expressou preocupação com algumas correntes da teologia da libertação, que ele disse serem politizadas e se basearem em ideias e análises marxistas. No entanto, ele também elogiou o zelo da teologia da libertação pela justiça social e pelos pobres.

O Papa Francisco seguiu a linha de seu antecessor, discordando da politização do movimento e simpatizando com sua preocupação com os pobres.

No entanto, ele também agradeceu as contribuições de Gutiérrez para a Igreja Católica em uma mensagem de 2018 por seu 90º aniversário.

Em sua carta, o papa agradeceu ao padre dominicano por suas contribuições "à Igreja e à humanidade por meio de seu serviço teológico e seu amor preferencial pelos pobres e descartados da sociedade".

"Obrigado por seus esforços e por sua maneira de desafiar a consciência de todos para que ninguém fique indiferente à tragédia da pobreza e da exclusão", escreveu o papa. "Encorajo-os a continuar com sua oração e serviço aos outros, testemunhando a alegria do Evangelho".

Ecoando esses sentimentos, Müller disse à OSV News que o trabalho teológico de Gutiérrez deixará uma contribuição duradoura para a Igreja Católica ao ver "sinais e peculiaridades do tempo" e vê-los através da "luz do Evangelho" que leva não apenas à mudança na prática pastoral, mas "a mudar a sociedade, as condições de vida e torná-la melhor de acordo com a dignidade (de todos)".

"Este, eu acho, será seu legado", disse o cardeal Müller.

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