Jürgen Moltmann (1926-2024). Um grande e importante teólogo

Jürgen Moltmann | Foto: Religión Digital

Mais Lidos

  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • O ato de cuidado e proteção a padre Júlio Lancellotti. Carta de Toninho Kalunga

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

05 Junho 2024

O teólogo protestante Jürgen Moltmann morreu em Tübingen na segunda-feira, 3 de junho, aos 98 anos. Ele é considerado um dos mais importantes teólogos protestantes do século XX. O livro Teologia da Esperança, publicado em 1964, foi traduzido para vários idiomas e influenciou teólogos de todo o mundo. Moltmann iniciou seus estudos teológicos enquanto prisioneiro de guerra na Inglaterra.

A informação é publicada por Settimana News, 04-06-2024.

O presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Georg Bätzing, homenageou Moltmann como “um dos teólogos mais influentes e incisivos do nosso tempo. Ele não apenas falou de esperança, mas foi uma esperança para a teologia que caracterizou sua vida”. O pensamento de Moltmann também inspirou a teologia católica. “Poderíamos aprender com Jürgen Moltmann o que significa uma vida inteira para o ecumenismo. Nós nos curvamos diante de alguém que deu à teologia um lugar na vida".

Moltmann nasceu em Hamburgo em 8 de abril de 1926. De 1953 a 1957, foi pároco da pequena comunidade evangélica de Wasserhorst em Bremen e de estudantes universitários, antes de se tornar professor na Kirchliche Hochschule Wuppertal e depois na Universidade de Bonn.

De 1967 até sua aposentadoria em 1994, lecionou teologia sistemática e ética social na Faculdade Teológica Protestante da Universidade de Tübingen. Entre as obras mais conhecidas de Moltmann estão O Deus Crucificado e A Igreja no Poder do Espírito. Ele era casado com a teóloga feminista Elisabeth Moltmann-Wendel, falecida em 2016.

Leia mais