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Paolo Benanti: “É urgente chegar a um acordo sobre uma proteção ética para que a IA não descarrile”

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23 Mai 2024

  • O frade e renomado especialista em ética tecnológica considera que já estamos atrasados.
  • Paolo Benanti caminha por Roma com seu hábito franciscano e uma daquelas mochilas de escritório nas costas. Ele combina a sua vida como frade com o seu profundo conhecimento de algoritmos e tecnologias, como um dos especialistas da ONU após o advento da Inteligência Artificial.
  • O frade considera urgente a criação de um “guarda-corpo” ético que oriente a IA para que esta não se perverta no seu serviço à humanidade, assumindo o controle dos princípios éticos.
  • A tecnologia pode eclipsar o divino? “Cada vez que divinizamos uma ferramenta, criamos os maiores desastres da história”, alerta.

A informação é publicada por Religión Digital, 23-05-2024.

Paolo Benanti combina a sua vida de frade num mosteiro romano com o seu profundo conhecimento de algoritmos e tecnologias, como disse um dos especialistas da ONU após o advento da Inteligência Artificial: “É urgente chegar a acordo sobre uma barreira ética” para que não descarrilar, alega em entrevista à EFE, apelando a não divinizar ou temer esta ferramenta prodigiosa. 

“Estamos atrasados ​​e talvez sejamos um pouco ineficazes, porque a questão é que, se estes instrumentos não tiverem sólidas barreiras éticas, serão difíceis de conter por um código ético externo”, prevê.

O maior especialista do Vaticano em ética da IA ​​é um frade de uma ordem franciscana medieval

Paolo Benanti (Roma, 1973) caminha pela capital italiana com seu hábito franciscano e uma daquelas mochilas de escritório nas costas. Para ele, definitivamente, é linda a vista contemplativa acima dos muros do mosteiro em que reside. Este frade é, de fato, um renomado especialista em ética tecnológica e graduado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana com a tese “O ciborgue: corpo e corporalidade na era pós-humana” (2008).

A sua competência é tal que em outubro de 2023 foi nomeado um dos 38 consultores das ONU em Inteligência Artificial (IA) e, pouco depois, o governo de Giorgia Meloni o recrutou como presidente da Comissão sobre o assunto, que será um dos temas centrais da próxima reunião dos líderes do G7, presidida este ano pela Itália.

Paolo Benanti (Reprodução: Religión Digital)

“Tivemos grandes cientistas na ordem franciscana, como Roger Bacon. Do ponto de vista da fé, a razão é um dom de Deus, portanto, tudo o que segue a razão não é contrário a Deus”, declara, parcimoniosamente, sobre a sua dupla vocação.

Frei Paolo estudou Engenharia até "no fim do século passado", confessa de forma imprecisa e irônica, optou pelo monástico, embora logo descobrisse que os dois mundos não eram incompatíveis.

“Pensem no irmão Ramón Llull, que escreveu o ‘Ars Magna’, um texto que inspiraria a Lógica de Leibniz, base da informática. Não sou nem o primeiro da família”, justifica, enquanto um relógio inteligente (smart watch) surge da sua manga.

Agora os tempos mudam e o mundo começa a conviver com a IA, com máquinas que interagem com os seus utilizadores, oferecendo avanços prodigiosos mas também dúvidas e desinformação.

Por isso, o frade considera urgente criar “uma barreira ética” que o oriente para que não se perverta no seu serviço à humanidade.

Mas como pode a geopolítica fraturada de hoje concordar com algo assim? Para fazer isso, ele distingue entre valores, normas e princípios.

Os primeiros, salienta ele, não podem guiar uma IA planetária porque mudam dependendo das culturas. Estes últimos servem basicamente para proteger valores e princípios, mas oferecem uma “maneira mais fácil de encontrar um acordo global”.

“Vamos pensar num carro descontrolado: se virar à esquerda mata uma pessoa, se virar à direita, duas. Em ambos os casos o valor da vida está estabelecido, mas o ‘princípio’ de minimizar os danos ajuda a ética é global”, insiste.

Assim, máximas como transparência, fiabilidade ou proteção dos mais fracos deverão marcar o progresso da IA.

Porém, Frei Paolo defende que não deve ser usado para fazer o mal. O homem sempre teve que enfrentar esse desafio desde há 60 mil anos, quando decidiu nas cavernas se usaria o porrete para abrir nozes ou caveiras. E aqui continuamos.

Paolo Benanti (Reprodução: Religión Digital)

“O problema não está na tecnologia, mas na nossa consciência”, sustenta. Por isso acredita que o homem se habituará à IA como fez com a bicicleta e recomenda “não se deixar levar por uma hermenêutica da procura do mal”, não o temendo.

“Devemos estudar todo o bem que pode fazer, e não apenas temê-lo. Não pensar se pode cometer erros na medicina, mas compreender como pode tornar cada médico o melhor da Terra”, exorta.

Embora, claro, não seja aconselhável subestimar “o mistério do mal”, a tentação de utilizá-lo para interesses fraudulentos, para não falar dos políticos ou econômicos.

O padre, usuário de redes sociais, sabe que os humanos dependem de algoritmos até para encontrar um parceiro e quase esperam por notificações em seus celulares como “carícias”. Por isso, ele acredita que essas ferramentas não deveriam ser “deificadas”.

A tecnologia pode eclipsar o divino? O frade cita a história de Arthur C. Clark em que um artifício, para a eterna questão de saber se Deus existe, responde: “Agora ele existe”.

“Cada vez que divinizamos uma ferramenta, criamos os maiores desastres da história. A questão não é se a IA pode ajudar ou prejudicar a busca por Deus, mas se iremos projetar nela um poder que a diviniza. Cada vez que divinizamos uma ferramenta, criamos os maiores desastres da história”, alerta.

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