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Como o Papa Francisco reconciliou o ensino da Igreja com as bênçãos para casais do mesmo sexo

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11 Janeiro 2024

"O papa volta a concentrar a atenção da Igreja nas necessidades pastorais dos casais do mesmo sexo, ao mesmo tempo que defende a doutrina da Igreja sobre o casamento. Esta orientação para as necessidades pastorais é necessária e bem-vinda". 

O artigo é de Kevin P. Quinn, SJ, que atua como assistente especial para assuntos jurídicos do Provincial Jesuíta do Leste dos EUA e ex-professor de direito e reitor de universidade, publicado por America, 10-01-2024. 

Eis o artigo. 

Não se engane, “Fiducia Supplicans: Sobre o Significado Pastoral das Bênçãos” avança uma “reflexão teológica” cuidadosamente elaborada que, como afirma o texto , “implica um desenvolvimento real do que foi dito sobre as bênçãos no Magistério e nos textos oficiais da Igreja." A declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé amplia e aprofunda a compreensão clássica das bênçãos, oferecendo “uma contribuição específica e inovadora para o significado pastoral das bênçãos ” (ênfase no original), aplicada especificamente à “possibilidade de abençoar casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento”.

Na minha opinião, o verdadeiro desenvolvimento aqui é que o Papa Francisco mudou o foco da preocupação da Igreja da natureza da relação em si para o casal envolvido, ao permitir a bênção de casais do mesmo sexo sem endossar as suas uniões. (Esta distinção foi reiterada no comunicado de imprensa divulgado pelo Dicastério em 5 de janeiro “para ajudar a esclarecer a recepção da Fiducia Supplicans”.)

Ou seja, o papa volta a concentrar a atenção da Igreja nas necessidades pastorais dos casais do mesmo sexo, ao mesmo tempo que defende a doutrina da Igreja sobre o casamento. Esta orientação para as necessidades pastorais é necessária e bem-vinda.

Podemos traçar este desenvolvimento através de três documentos publicados nos últimos dois anos, incluindo o próprio “Fiducia Supplicans”. Na “Resposta da Congregação para a Doutrina da Fé a um Dubium a Respeito da Bênção das Uniões de Pessoas do Mesmo Sexo”, emitida em fevereiro de 2021, a então Congregação para a Doutrina da Fé foi clara, declarando “ilícita qualquer forma de bênção que tenda a reconhecer [as uniões entre pessoas do mesmo sexo] como tais”. Ele continuou: “[A] bênção manifestaria não a intenção de confiar tais pessoas individuais à proteção e ajuda de Deus... mas de aprovar e encorajar uma escolha e um modo de vida que não pode ser reconhecido como objetivamente ordenado ao planos revelados de Deus.”

O foco da Congregação é sublinhado pelo próprio título do responsum: “a bênção das uniões de pessoas” (grifo nosso); isto é, os sindicatos e não as pessoas envolvidas. E é realçado pelo que alguns consideram a frase mais notória de todo o responsum : “[Deus] não abençoa e não pode abençoar o pecado”.

O segundo documento é uma carta tornada pública em 2 de outubro de 2023, na qual o Papa Francisco respondeu a uma carta dubia que lhe foi entregue por dois cardeais (e apoiada por outros três cardeais), buscando esclarecimentos sobre cinco questões doutrinárias, incluindo o dubium “a respeito da afirmação de que a prática generalizada de abençoar as uniões entre pessoas do mesmo sexo está de acordo com o Apocalipse e o Magistério”. Os cardeais perguntaram ao papa: “[Pode] a Igreja… aceitar como um ‘bem possível’ situações objetivamente pecaminosas, como as uniões com pessoas do mesmo sexo, sem se afastar da doutrina revelada?” Observe que o foco está novamente nos sindicatos e não nas pessoas envolvidas.

Como observado em “Fiducia Supplicans”, a resposta do Papa Francisco ao dubium sobre a bênção das uniões entre pessoas do mesmo sexo “forneceu esclarecimentos importantes para esta reflexão e representa um elemento decisivo do trabalho do Dicastério”. Embora reconheça que a Igreja “tem uma compreensão muito clara do casamento... e é muito mais do que um mero 'ideal'”, o papa insiste que “a prudência pastoral deve discernir adequadamente se existem formas de bênção, solicitadas por um ou por outro”. mais pessoas, que não transmitam uma concepção errônea do casamento. Pois quando se pede uma bênção, expressa-se um pedido de ajuda a Deus, uma súplica para viver melhor, uma confiança num Pai que pode nos ajudar a viver melhor”.

Além disso, insiste “nas nossas relações com as pessoas, não devemos perder a caridade pastoral…. A defesa da verdade objetiva não é a única expressão desta caridade”. Ao falar de prudência pastoral e de caridade, o Papa Francisco está gentilmente a afastar a Igreja daquilo que muitos consideram o dogmatismo dos seus cardeais interlocutores.

O papa finalmente oferece sua abordagem pastoral expansiva em relação à bênção de indivíduos em uniões do mesmo sexo com a declaração “Fiducia Supplicans”: “[Quando] a bênção é solicitada por um casal do mesmo sexo... que bênção...[ é] uma expressão do coração materno da Igreja - semelhante aos que emanam do seio da piedade popular - não há intenção de legitimar nada , mas sim de abrir a vida a Deus, de pedir a sua ajuda para viver melhor, e também invocar o Espírito Santo para que os valores do Evangelho sejam vividos com maior fidelidade” (grifo nosso). Aos críticos que argumentam que esta abordagem contradiz o ensinamento imutável de que a Igreja não pode abençoar atos pecaminosos, a resposta do Papa Francisco é clara e direta: Ao responder a um pedido de bênção de um casal do mesmo sexo, a Igreja os está abençoando e não seu relacionamento.

O Papa Francisco pode afirmar em “Fiducia Supplicans” que “Deus nunca rejeita quem se aproxima dele!” e depois aplicar corajosamente essa verdade inegável aos casais do mesmo sexo que procuram a bênção de Deus através da igreja. A coragem e a compaixão do Papa na promoção de uma abordagem pastoral a esta questão controversa na Igreja devem ser calorosamente aplaudidas.

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