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Vaticano reforça posição: bispos católicos não devem impedir bênçãos para casais homossexuais

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05 Janeiro 2024

Embora os bispos católicos possam adotar uma abordagem cautelosa em relação à orientação vaticana sobre a bênção de casais do mesmo sexo ou de outros casais não casados, eles não devem negar aos seus padres a possibilidade de discernir e conceder bênçãos a pessoas que as solicitam, afirmou o escritório doutrinário do Vaticano.

A reportagem é de Justin McLellan, publicado por National Catholic Reporter, 04-01-2024. 

"A prudência e a atenção ao contexto eclesial e à cultura local poderiam permitir diferentes métodos de aplicação, mas não uma negação total ou definitiva desse caminho proposto aos padres", disse um comunicado de imprensa emitido em 4 de janeiro pelo Dicastério para a Doutrina da Fé.

Cada bispo tem a responsabilidade de discernir a aplicação local da declaração Fiducia Supplicans ("Confiança Suplicante") sobre "o significado pastoral das bênçãos", assinada pelo Papa Francisco e publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro, mas um bispo não deve negar aos padres a capacidade de abençoar pessoas que procuram por elas, disse o comunicado de imprensa.

Assinada pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do dicastério, a declaração disse que esperava "ajudar a esclarecer" a recepção de Fiducia Supplicans entre as conferências episcopais.

Além de causar indignação e celebração nas redes sociais, a declaração foi recebida pelas conferências episcopais com reações que variaram desde aceitar sua orientação até proibir completamente os padres locais de aplicá-la.

Muitas conferências episcopais em países ocidentais, destacando que a declaração não alterou a doutrina católica sobre o casamento, reagiram positivamente ao documento. Mas outros, principalmente na África, se opuseram veementemente. A conferência episcopal da Zâmbia emitiu um comunicado em 20 de dezembro afirmando que o documento do Vaticano deveria "ser entendido como uma reflexão adicional e não para implementação na Zâmbia". No Malawi, a conferência episcopal determinou que "bênçãos de qualquer tipo para uniões do mesmo sexo não são permitidas no Malawi".

Dom Robert Barron, presidente da Comissão de Leigos, Casamento, Vida Familiar e Juventude da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, disse em um comunicado de dezembro que o documento "de maneira alguma pede uma mudança no ensinamento da Igreja sobre casamento e sexualidade".

Dom Georg Bätzing, presidente da conferência episcopal alemã, escreveu em 18 de dezembro que acolhia o documento e estava "agradecido pela perspectiva pastoral que adota".

Dom Oscar Ojea, presidente da conferência episcopal argentina, disse em 30 de dezembro que seria "inapropriado" indagar sobre a vida moral de alguém que pede uma bênção, e ele supôs que bispos e ministros que discordam da orientação do Vaticano sobre bênçãos não tiveram a experiência de testemunhar alguém simplesmente pedindo a ajuda de Deus ou, talvez, nem tenham reconhecido a necessidade da misericórdia de Deus em suas próprias vidas.

As declarações feitas pelas conferências episcopais "não podem ser interpretadas como oposição doutrinária", disse o comunicado de 4 de janeiro do dicastério, pois Fiducia Supplicans afirma claramente o ensinamento perene da Igreja sobre casamento e sexualidade.

No entanto, o comunicado reconheceu que, enquanto em alguns lugares "não surgem dificuldades" para a aplicação imediata da declaração, "em outros será necessário não introduzi-las" ou esperar até que mais tempo seja fornecido para estudo e catequese.

Alguns bispos proibiram padres em suas dioceses de concederem as bênçãos pastorais delineadas no documento do Vaticano. Dom Tomash Peta e seu bispo auxiliar, Dom Athanasius Schneider, de Astana, no Cazaquistão, disseram em um comunicado de 19 de dezembro que "proíbem padres e fiéis da Arquidiocese de Santa Maria em Astana de aceitar ou realizar qualquer forma de bênção de casais em situação irregular e casais do mesmo sexo".

Em outros contextos locais, o comunicado do Vaticano disse que alguns bispos encorajaram os padres a discernir quando tais bênçãos podem ser apropriadas, mas o dicastério insistiu que um padre pode realizar as bênçãos "apenas em particular".

A variedade de reações não é "problemática se for expressa com o devido respeito a um texto assinado e aprovado pelo próprio Sumo Pontífice, tentando de alguma forma acomodar a reflexão nele contida", disse o comunicado.

O comunicado também discutiu detalhadamente a situação em países onde os homossexuais são ameaçados com prisão, tortura ou morte por serem gays. Nestes lugares, "é óbvio que uma bênção seria imprudente", disse. "Está claro que os bispos não desejam expor as pessoas homossexuais à violência".

Mas além das bênçãos para casais do mesmo sexo, a "verdadeira novidade" de Fiducia Supplicans, disse o dicastério, não é a possibilidade de abençoar casais em situações irregulares, mas sim "o convite para distinguir entre duas formas diferentes de bênçãos: 'litúrgicas e ritualizadas' e 'espontâneas ou pastorais'".

O comunicado reconheceu que enquanto alguns bispos escolherão não conceder bênçãos pastorais a casais em situações irregulares, "todos precisamos crescer igualmente na convicção de que: as bênçãos não ritualizadas não são uma consagração da pessoa nem do casal que as recebe, não são uma justificação de todas as suas ações e não são um endosso à vida que levam".

"Quando o Papa nos pediu para crescer em uma compreensão mais ampla das bênçãos pastorais, ele propôs que pensássemos em uma forma de bênção que não exigisse a imposição de tantas condições para realizar esse simples gesto de proximidade pastoral, que é um meio de promover a abertura a Deus em meio às circunstâncias mais diversas", disse o comunicado. Concretamente, o dicastério disse que tais bênçãos pastorais duram apenas "alguns segundos" e devem ser realizadas "sem um ritual aprovado e sem um livro de bênçãos".

Se duas pessoas se aproximarem de um padre para uma bênção, ele "simplesmente pede ao Senhor pela paz, saúde e outras coisas boas para essas duas pessoas que solicitam" e que "possam viver o Evangelho de Cristo em plena fidelidade". Uma bênção simples, breve e não ritualizada "não pretende justificar nada que não seja moralmente aceitável" e não é uma "aprovação" ou ratificação de qualquer coisa, disse o comunicado.

O comunicado de imprensa também observou que a catequese será necessária em alguns lugares para ajudar as pessoas a entenderem que tais bênçãos não são "uma aprovação da vida conduzida por aqueles que as solicitam" ou uma forma de absolvição, mas "expressões simples de proximidade pastoral".

Leia mais

  • Homo-bênçãos: entre letra e efeitos
  • Reações a Fiducia supplicans, comunicado do Dicastério para a Doutrina da Fé
  • Abençoar os casais homossexuais, mas deixando-os nas sombras. A meia abertura do papa
  • A propósito da declaração “Fiducia supplicans”: Uma benção? Também para os curadores de almas! Artigo de Stefan Oster
  • Homossexuais, divorciados-recasados: uma bênção oferecida a todos. Artigo de René Poujol
  • Bênção aos homossexuais, o “não” da África. Artigo de Luigi Sandri
  • Bênção de casais homossexuais: “O amor de Deus derruba qualquer sistema”. Entrevista com Godehard Brüntrup
  • O Papa Francisco parece agir sobre a homofobia que impregna a Igreja como age sobre o sexismo: usa (e abusa?) da estratégia dos pequenos passos. Artigo de Josselin Tricou
  • “Fiducia supplicans”. Dom Bätzing: pedir uma bênção é confiar na bondade de Deusç
  • Documento Fiducia suplicans é “um pequeno passo em frente”
  • Sobre o significado pastoral das bênçãos. A íntegra do documento Fiducia suplicans
  • Outro “Tametsi”: 1563-2023 Sobre a Declaração Fiducia supplicans. Artigo de Andrea Grillo
  • Bênção a casais homossexuais, o Vaticano responde às críticas
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  • A bênção dos casais do mesmo sexo: há outras por vir. Artigo de Jesus Martinez Gordo
  • A bênção é a linguagem da mansidão. Entrevista com Andrea Grillo
  • Bênção aos casais homossexuais: o pragmatismo ousado do Papa Francisco. Editorial do jornal Le Monde
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