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A reforma do clero é o maior desafio do Sínodo

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01 Agosto 2023

  • "Falou-se de uma recepção latino-americana criativa e seletiva do Vaticano II. Quanto à formação do clero, deve-se notar que esta recepção foi incompleta e involuntária em pontos cruciais."

  • "Na Síntese Narrativa Latino-Americana para a Assembleia Eclesial, lamenta-se: "O clericalismo começa a se formar desde a entrada no Seminário dos candidatos ao Sacramento da Ordem" (117)."

  • "Para que os presbíteros cumpram com eficácia a missão proposta pelo Concílio, é necessário que os seminaristas se adequem por meio do crescimento humano conjunto com as pessoas, homens e mulheres."

  • "Os presbíteros não podem continuar a ser formados entre quatro paredes por uma casta que se escolhe."

A reportagem é de Jorge Costadoat, publicada por Religión Digital, 29-07-2023. 

Fala-se de uma recepção latino-americana criativa e seletiva do Vaticano II. Quanto à formação do clero, deve-se precisar que esta recepção foi incompleta e involutiva em pontos cruciais . Aliás, o próprio Concílio não explicitou suficientemente a reforma que promoveu, pois não harmonizou documentos teológicos como Lumen gentium, Presbyterorum ordinis e Optatam totius. Cada um deles deu uma contribuição, mas também trouxe consigo critérios da formação tridentina e da teologia escolástica, hoje completamente inúteis.

Nos documentos latino-americanos que pretendem endossar os textos conciliares (Medellín, Puebla e Aparecida, e a ratio nationalis para a formação dos sacerdotes), é possível identificar uma das causas do clericalismo de que se queixam os leigos do continente.

Na Síntese Narrativa Latino-Americana para a Assembleia Eclesial, lamenta-se : "O clericalismo começa a formar-se desde a entrada no Seminário dos candidatos ao Sacramento da Ordem" (117). Além disso, a Igreja latino-americana e caribenha está longe de entregar ao Povo de Deus em seu conjunto, leigos e ministros, a responsabilidade pela formação de seus sacerdotes; assim como, por motivos semelhantes, ainda é difícil pensar na prestação de contas dos bispos e padres aos leigos (accountability); e, escusado será dizer, numa eleição e eventual destituição de parte da integridade do Povo de Deus.

Uma questão central , embora não suficientemente explicitada pelo Concílio, é a importância que deve ter a construção dialética da identidade dos presbíteros (Lumen gentium 10). O Concílio parte do princípio de que todos os batizados constituem um povo sacerdotal, e que os ministros estão a serviço da atualização do seu sacerdócio.

Para que os sacerdotes cumpram eficazmente esta missão, é necessário que os seminaristas se adequem através do crescimento humano conjunto com as pessoas, homens e mulheres; adquirir uma formação intelectual que os prepare para compreender a vida das pessoas e os desafios do mundo de hoje; e ousar experimentar novas modalidades pastorais baseadas sobretudo em testemunhos compartilhados, entre os quais nunca deve faltar o próprio.

Se não o fizerem, será, como muitas vezes acontece, inútil a formação tridentina dos oficiais eclesiásticos. Será um obstáculo. Os padres não podem continuar a ser formados entre quatro paredes por uma casta que se escolhe, e determina por si e perante si quem são os adequados. A formação de sacerdotisas, se realizada em chave tridentina, seria igualmente problemática. A Igreja precisa de ministros que, em virtude do Espírito, sejam capazes de agir in persona Christi tanto quanto na nominee Ecclesiae.

Os sacerdotes, separados do Povo de Deus como pessoas sagradas formadas principalmente para realizar os sacrifícios eucarísticos, afastam-se dos cristãos exatamente no sentido contrário ao que o Vaticano II quis dar à Igreja para cumprir sua missão de atender aos sinais dos tempos e anunciar o Evangelho.

O Instrumentum laboris preparatório para o atual Sínodo (2023-2024) é pobre nesta matéria. Mas é o próprio Sínodo que tem a última palavra.

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