• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O SUS que a população negra quer para si

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Mai 2023

Conferência Nacional Livre da Saúde da População Negra acontece no próximo sábado em todo o Brasil. Entre os temas em debate, o desmonte e a não implementação de políticas de saúde específicas e o agravamento da vulnerabilidade nos últimos anos.

A reportagem é de Gabriel Brito, publicada por Outra Saúde, 11-05-2023.

O próximo sábado, 13/5, dia em que se completam 135 anos da abolição da escravidão no Brasil, será marcado pela realização da Conferência Nacional Livre de Saúde da População Negra, com encontros presenciais e virtuais espalhados por todas as capitais do país. O evento faz parte do calendário de conferências livres de saúde que antecedem a 17ª Conferência Nacional de Saúde, evento oficial do Estado brasileiro que reúne profissionais, gestores e militantes da saúde pública para debater e elaborar políticas para o setor.

“Vai ser uma das maiores congregações para debater direitos da população negra. O objetivo é garantir visibilidade das questões de saúde da população negra, a fim de renovar o Plano Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), criado em 2009. Já há membros de todos os estados inscritos para a conferência”, destacou Hilton Pereira da Silva, do grupo de trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Na semana passada, a entidade promoveu debate entre Hilton e Nilse de Iansã, Iyá Egbé do Ilê Omolu Oxum e representante da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro). Como lembrado pelos debatedores, o Brasil tem, desde 2009, uma política de saúde pública voltada à população negra, mas poucos estados a adotaram até hoje. A 17ª CNS é uma oportunidade de colocar as necessidades dessa população na ofensiva e as conferências livres que a antecedem são um momento-chave de elaboração de propostas.

“Viemos de 4 anos de ameaça contínua, desgaste de profissionais, discursos anticiência. Políticas de saúde da população negra têm baixa taxa de implementação. O processo é extremamente lento, o que tem relação com o racismo estrutural. Conseguimos um novo orçamento, mas foram 4 anos de fechamento à participação popular no setor e esperamos garantir mais”, sintetizou Hilton.

Como já destacado no Outra Saúde, a luta pela saúde passa pela luta geral pela democracia no Brasil e seus mecanismos de financiamento, atacados pelas políticas de austeridade que castigaram as classes populares nos últimos anos. E se falamos em aumento da desigualdade socioeconômica, falamos imediatamente da queda das condições de vida da população negra.

“A vulnerabilidade da população negra no Brasil voltou a se agravar. Em 2016, tudo parou. É desolador ver que a triagem neonatal foi devastada, onde se pode descobrir boa parte dos casos. E sabemos que assim, muitas crianças não estão sendo tratadas. A cobertura que era de quase 99% chegou a níveis vergonhosos. É um programa que precisa de tecnologia e coordenação, e foi abandonado. Aumentou o número de mortes”, disse Joice de Aragão Jesus, pediatra que já coordenou o programa de combate à doença falciforme no Brasil e recentemente foi nomeada por Nísia Trindade para cargo no ministério da Saúde.

Nilse, que é uma importante articuladora da Renafro no campo da saúde, estará na Conferência a ser realizada em Brasília entre 2 e 5 de julho e destacou algumas pautas que se colocam na defesa da saúde negra. “Queremos propor e intervir em políticas públicas de saúde, o que fortalece o controle social do SUS. É importante que o povo de terreiro chame a sociedade para falar de sua dor”, afirmou.

No encontro, Nilse fez a intersecção entre o racismo cotidiano e o religioso, mais direcionado aos praticantes das religiões de matrizes africanas e seus espaços de sociabilidade, por vezes atacados até fisicamente pelo fundamentalismo cristão.

“O racismo é determinante social de nossa saúde. Quando uma mulher agredida pelo marido procura nosso terreiro, nós acolhemos, tentamos encaminhar, fazer aquilo que o SUS faz. Usamos nossos saberes acumulados, mas precisamos do sistema de saúde atuando junto. O racismo religioso, além de determinante social da saúde, é violação de direitos humanos”, contextualizou.

Os desafios são muitos. Desde os mais objetivos, como assistência a questões que afetaram mais essa fatia da população ou aumento do orçamento da saúde, aos mais subjetivos, que conectem o SUS com saberes culturais e condições territoriais de setores da população afastados dos grandes centros econômicos. Neste 13 de maio, a população historicamente mais agredida pelo Estado brasileiro começará a colocar na ponta do lápis qual SUS quer para si.

Leia mais

  • As urgências da saúde da população negra
  • O Brasil na potência criadora dos negros – O necessário reconhecimento da memória afrodescendente. Revista IHU On-Line, Nº 517
  • A inabilidade política brasileira para incorporar o debate sobre o racismo. Entrevista especial com Cristiano Rodrigues
  • Movimento negro cobra maior representatividade sob Lula
  • “A resistência secular preta e indígena” toma posse: Guajajara e Anielle são ministras
  • Racismos, sexismo e genocídios: elementos de uma necropolítica a ser superada
  • Um manifesto pela saúde da população negra
  • Desigualdade racial: por que negros morrem mais que brancos na pandemia?
  • Vulnerabilidade da população negra à violência policial e à pandemia revela racismo estrutural no Brasil
  • Orçamento, necropolítica e racismo estrutural
  • O racismo nosso de cada dia é a negação do Atlântico Negro
  • Racismo Estrutural – Taxas de pobreza de pretos e pardos são cerca de duas vezes maiores que a dos brancos
  • Racismo estrutural está por trás das desigualdades na mortalidade de menores de cinco anos
  • Racismo estrutural e cretinismo jurídico
  • ONU pede reformas urgentes contra racismo estrutural no Brasil
  • Há racismo estrutural, SIM!
  • Sobre racismo estrutural no Brasil

Notícias relacionadas

  • Uma boa notícia para hoje! (Mc 1,1-8)

    "Em sua aventura cristã, a Igreja também não pode tomar caminhos traçados de antemão. A estrada deve também inventar-se. Ape[...]

    LER MAIS
  • Estar vigilantes para despertar os demais…

    "A nossa espera é, ao mesmo tempo, contemplativa e ativa. Quando é contemplativa, voltada para outro diferente de nós, chama-se[...]

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Sofrimento, resiliência e espiritualidade. Entrevista especial com Susana Rocca

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados