Vulnerabilidade da população negra à violência policial e à pandemia revela racismo estrutural no Brasil

Mais Lidos

  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Junho 2020

A mais ampla e intensa onda de protestos contra o racismo nos EUA desde o assassinato do ativista Martin Luther King em 1968, impulsionada pelo assassinato de George FLoyd, um homem negro asfixiado até a morte por um policial branco, repercutiu em todo o mundo, inclusive no Brasil, e veio ao encontro de uma realidade que o Brasil conhece bem. No Rio de Janeiro,duas manifestações em torno do movimento global Black Lives Matter (em português, Vidas Negras Importam), uma no centro da cidade e outra em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, gritavam pelo fim das mortes de jovens negros nas favelas, como a de João Pedro de 14 anos assassinado em abril dentro de casa durante uma operação policial em São Gonçalo. Aqui como nos EUA, os negros têm sido o alvo principal da brutalidade policial.

A reportagem é de Andréa Vilhena, publicada por CEE-Fiocruz, 11-06-2020.

O blog do CEE-Fiocruz convidou dois pesquisadores para discutir o tema do racismo, estrutural e institucional, instalado no país, Palloma Menezes, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFF, e Alexandre Magalhães, professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, ambos integrantes da equipe de pesquisa do Dicionário de Favelas Marielle Franco.

“As denúncias e notícias relacionadas tanto aos casos de violência policial quanto aos cuidados que dizem respeito aos impactos do novo coronavírus nos revelam algo acerca do racismo estrutural, institucionalizado e culturalmente enraizado que organiza as relações sociais no Brasil”, destaca Alex, no artigo Racismo Estrutural no Brasil.

Como forma de luta pela sobrevivência, a população negra, maioria dos habitantes de áreas com baixo IDH nas grandes cidades brasileiras, em geral favelas e periferias, tem buscado formas para se proteger da ameaça da Covid-19. Nesse contexto, “as organizações locais têm tido um papel muito importante, de crítica à situação atual por um lado e de apresentação de soluções por outro... dando uma aula de (articulação), que é fruto de associações e mobilizações já existentes há muito tempo, mas também da urgência do momento”, mostra Palloma em entrevista concedida ao blog.

 

Notas:

  • Artigo Racismo Estrutural no Brasil, de Alexandre Magalhães. Disponível aqui.
  • Entrevista com Palloma Menezes. Disponível aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vulnerabilidade da população negra à violência policial e à pandemia revela racismo estrutural no Brasil - Instituto Humanitas Unisinos - IHU