• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Motoristas de aplicativo prometem paralisação nacional contra Uber e 99

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Mai 2023

Movimento contra o trabalho precário denuncia cobrança de taxas de até 60% pelas plataformas e corridas que não pagam despesas dos condutores.

A reportagem é de Marcelo Menna Barreto, publicada por Extra Classe, 08-05-2023.

Motoristas de aplicativos prometem realizar paralisação nacional no dia 15 de maio contra a Uber e a 99, maiores plataformas de mobilidade urbana no país.

Até o momento, trabalhadores de 16 estados confirmaram adesão ao movimento que reivindica valores mínimos de R$ 10,00 para corridas de até três quilômetros e R$ 2,00 por quilômetro rodado.

Eles ainda querem que o desconto máximo das plataformas não ultrapasse 20% da tarifa.

A organização para o dia de protesto contra o que chamam de precarização de trabalho praticado pelas plataformas foi deflagrada nas redes sociais, em especial em grupos de comunicação via whatsapp.

Os relatos são de cobranças de até 60% por parte das plataformas e corridas de R$ 1,00 por quilômetro rodado.

Além de deixar os aplicativos desligados por 24 horas, a ideia das lideranças é a promoção de carreatas até a frente das sedes da Uber e 99 distribuídas pelo país.

Em Porto Alegre, os motoristas acrescentaram uma demanda que acaba revelando um dos riscos do seu trabalho.

Eles querem que a Uber suspenda o bloqueio de uma colega que foi agredida por fazer a entrega de celular esquecido por duas passageiras em Esteio após ter finalizado outra corrida.

A concentração na capital gaúcha inicia às 8h no estacionamento do estádio Beira-Rio, na avenida Padre Cacique.

“Há 15 dias fizemos uma manifestação. Fomos na 99 e na Uber e levamos uma carta de reivindicações. Não recebemos resposta até o momento”, diz Carina Trindade, presidente do Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Rio Grande do Sul (Simtrapali/RS).

Regulação

Luiz Corrêa, presidente do Sindicato dos Prestadores de Serviços por Meio de Aplicativos e Softwares para Dispositivos Eletrônicos do Rio de Janeiro e Região Metropolitana (Sindmobi) declara que os motoristas também estão atentos às discussões que estão sendo travadas pelo governo Lula para regular o trabalho por aplicativo no Brasil.

“Queremos o nosso ganho mínimo na proposta de regulamentação. Se o motorista não fizer conta, ele está pagando pra trabalhar”, afirma.

Carreatas até as sedes das plataformas

Na capital fluminense, a concentração também se inicia às 8h. Os motoristas cariocas sairão do Aeroporto Santos Dumont rumo às sedes da Uber (rua Luís Vidal, bairro Anchieta) e da 99 (Centro) em carreata pela orla.

As lideranças do movimento trabalham para que o maior número possível de carreatas seja realizado, além dos “aplicativos off” por 24 horas, mas as agendas do movimento ainda estão sendo discutidas em cada localidade.

É o caso de São Paulo, que tem a capital com o maior número de motoristas de aplicativo no Brasil, cerca de 200 mil.

“Ainda estamos definindo o local de concentração, mas vamos, sim, fazer a movimentação”, afirma Leandro da Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativos de Transporte Terrestre de São Paulo (Stattesp).

Leia mais

  • ‘Foi um horror. Levantamos o tapete e tinha muita coisa embaixo’, diz fiscal do trabalho do RS
  • Proletários digitais: considerações sobre os trabalhadores de transporte de passageiros e de mercadorias
  • “As empresas-plataformas são o quê? Capital financeiro, capital produtivo? Rentistas, comércio ou produtoras de valor? A maioria delas é tudo isso ao mesmo tempo”. Entrevista especial com Ricardo Festi
  • A erosão do trabalho formal. Um projeto alternativo de sociedade, um novo modo de vida, e não apenas uma saída eleitoral. Eis o desafio. Entrevista especial com Ricardo Festi
  • Uber, iFood, 99, Rappi e GetNinjas são reprovados em avaliação sobre trabalho decente, diz estudo
  • A nova etapa da luta dos entregadores
  • Trabalho digno: novos passos da luta dos entregadores
  • Proletários digitais: considerações sobre os trabalhadores de transporte de passageiros e de mercadorias
  • Breque dos Apps é um freio coletivo na uberização e na degradação e exploração do trabalho. Entrevista especial com Ludmila Abílio
  • Na crise, aplicativos como Uber e iFood viram maior ‘empregador’ do País
  • Atividades de cuidado. A uberização do trabalho pelo processo de plataformização. Entrevista especial com Ana Claudia Moreira Cardoso
  • O trabalho digital é o ingrediente não secreto da inteligência artificial. Entrevista especial com Antonio Casilli
  • O futuro do trabalho: o teletrabalho
  • A “nova informalização” e a perversidade da plataformização do trabalho. Entrevista especial com Ruy Braga
  • Pesquisador da “plataformização” lista princípios dos “trabalhos decentes” e projeta futuro da área
  • Fazendas de cliques reproduzem e radicalizam uma nova informalidade no Brasil. Entrevista especial com Rafael Grohmann
  • Governo exclui entregadores de GT sobre regulação de apps, mas diz que serão ouvidos
  • Uberização traz novo controle dos modos de vida e de luta dos trabalhadores, diz pesquisadora
  • Influenciadores, impulsionamento e “faça você mesmo”: na lógica da internet, campanhas endossam clusters. Entrevista especial com Lucio Uberdan
  • Sindicatos pressionam por aumento do salário mínimo; governo acena com política de valorização
  • A luta de classes será geossocial. Artigo de Bruno Latour
  • “A luta de classes do século XXI é a luta entre credores e devedores”. Entrevista com Joan Coscubiela
  • A necessária reversão da perda dos direitos trabalhistas no Brasil
  • Com demandas ao governo federal e ao iFood, entregadores convocam paralisação para dia 25
  • A máquina oculta de propaganda do iFood
  • Os trabalhadores voltam para agenda do governo. Artigo de Clemente Ganz Lúcio
  • Operação resgata 14 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Paraná

Notícias relacionadas

  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista

    A decisão mais temida pelos motoristas do Uber começa a se tornar realidade. A empresa firmou um acordo com a montadora sueca Vo[...]

    LER MAIS
  • Só a China contém o Uber

    Só a Muralha da China poderia desacelerar o avanço esmagador do Uber. O aplicativo de táxis online, pioneiro da economia compar[...]

    LER MAIS
  • Livres de impostos, agrotóxicos seguem causando câncer, malformações e mortes

    Em audiência pública, especialistas apontam os perigos dos agroquímicos e o descompasso das leis brasileiras que permitem e ise[...]

    LER MAIS
  • A mais recente inovação tecnológica do Japão: tele-entrega de sacerdotes

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados