O dissenso na Rússia se torna objeção. Artigo de Tonio Dell’Olio

Foto: Reprodução YouTube

Mais Lidos

  • Primeira encíclica do Papa Leão XIV reforça o conceito de dignidade ontológica absoluta, denuncia a não neutralidade tecnológica e concentração privada do poder digital e chega a um público que os documentos jurídicos não alcançam, diz advogado e pesquisador da área do Direito

    Magnifica Humanitas: “Uma leitura que nenhum documento governamental teria facilidade de fazer com franqueza”. Entrevista especial com Marcelo Chiavassa

    LER MAIS
  • O Apocalipse não é o fim do mundo, mas a salvação do cristão. Artigo de Enzo Bianchi

    LER MAIS
  • Estudos contestam declaração de Luciano Huck sobre dependência do Bolsa Família

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

07 Dezembro 2022

Pontualmente Mao Valpiana (movimento não violento) das páginas do Avvenire informa que no recente encontro internacional dos War resisters’ international, em Londres foi possível verificar a existência de 230 processos penais contra cidadãos russos que se opuseram à chamada "operação militar especial" na Ucrânia.

O comentário é de Tonio Dell'Olio, presidente da Pro Civitate Christiana, publicado por Mosaico di Pace, 06-12-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

Como prova de que as escolhas de Putin não são compartilhadas, os objetores russos são processados por ter expresso seu dissenso publicando posts nas redes sociais, por ter protestado pacificamente em locais públicos, distribuído material clandestino e colar adesivos contra a guerra. A acusação é sempre a de “divulgação de informações falsas sobre as Forças Armadas da Federação Russa” às vezes com o agravante “motivadas pelo ódio”.

No site Fevereiro Negro, pode-se ler a lista daqueles que ousaram falar de paz na Rússia. A panela de pressão da população russa está fervendo em nível crítico com descontentamento e oposição às violentas políticas de guerra. É um sinal a ser encorajado e apoiado. Entretanto, é importante dar conta de pessoas que, arriscando muito, num contexto violento e repressivo, encontram coragem para se expor desta forma.

Leia mais