• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

José Maria Castillo: “Para ser apóstolos do Evangelho é preciso passar pela desapropriação dos bens e de si mesmo”

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Outubro 2022

  • "O Evangelho não é apenas uma 'teoria', mas além disso – e sobretudo – é um 'modo de vida'".

  • "Aqueles que abandonaram tudo (casa, família, emprego, dinheiro... tudo o que cada um tinha) e foram com Jesus, para viver com ele e como ele viveu, esses foram os que aprenderam a cristologia que o Evangelho ensina".

  • "Todos os apóstolos, exceto Judas, se despojaram dos bens que possuíam. E assim marcaram o caminho que seus sucessores deveriam seguir".

  • "Vê-se e sente-se que não nos despojamos dos nossos bens e muito menos de nós mesmos".

O artigo é de José María Castillo, teólogo, publicado por Religión Digital, 25-10-2022.

Eis o artigo.

Uma das propriedades essenciais da Igreja é que ela é apostólica. Assim, a afirmação segundo a qual os bispos são "os sucessores dos apóstolos" é um fato afirmado de tal maneira pela tradição e pelo magistério da Igreja, que a sucessão apostólica dos bispos nos é imposta como um dado da fé (cf. Y. Congar, in: Mysterium Salutis, IV/1, pág. 556-557, com extensa bibliografia).

Pois bem, assumindo isso, quem lê atentamente o Evangelho percebe que os doze apóstolos (apóstoloi), nomeados por Jesus (Mc 6, 30), nos ensinaram não só o que Jesus disse e o que eles disseram, mas também (é claro) o que Jesus fez e o que eles fizeram. O Evangelho não é apenas uma “teoria”, mas além disso – e sobretudo – é um “modo de vida”.

Ora, a "forma de vida" que Jesus ensinou aos seus apóstolos, aqueles homens aprenderam, não só ou principalmente através de teorias (palestras, conferências, leituras...), mas sobretudo através do seguimento de Jesus (Johan B. Metz). Ou seja, aqueles que abandonaram tudo (casa, família, trabalho, dinheiro... tudo o que cada um tinha) e foram com Jesus, viver com ele e como ele viveu, esses foram os que aprenderam a cristologia que o Evangelho ensina.

É evidente que os Apóstolos de Jesus, ao segui-lo dessa maneira, sem se propor um "programa de vida", nem um "objetivo", nem um "ideal", sem nenhuma "segurança" (D, Bonhoeffer, Nachforlge, Munique, Kaiser, p. 28-29), não há dúvida de que aqueles homens, além de cumprirem os mandamentos da religião (Mc 10, 17, 20-22; Mt 19, 16-20; Lc 18, 18 - 21), tiveram a generosidade e a audácia de afirmar em público, pela boca de Pedro: "Bem, olha, deixamos tudo e te seguimos" (Mc 10, 28 par). Algo que Jesus, logo depois, aceitou e afirmou com generosidade.

É evidente, portanto, que os primeiros Apóstolos de Jesus tiveram a liberdade e a audácia de se despojar de tudo o que estava ao seu alcance. Todos eles, exceto Judas, se despojaram dos bens que possuíam. E assim marcaram o caminho que seus sucessores deveriam seguir.

Marcaram o caminho que Jesus traçou para eles. Mas será que eles chegaram ao fim? Infelizmente não. Eles se despojaram do dinheiro, da família, das propriedades, da própria segurança... Mas não chegaram às profundezas da vida. Não chegaram à desapropriação do próprio "eu" (E. Drewermann).

O que significa isto? Já disse que os Apóstolos deixaram tudo e foram com Jesus, para partilhar a sua vida e o seu projeto. Mas há uma questão capital, que vai ao fundo da questão e que não costuma ser pensada. Jesus disse a seus apóstolos – pelo menos três vezes – que o fim de sua própria vida estava próximo e também seria o mais humilhante e patético: condenado pelos líderes da religião e executado como criminoso (Mc 8, 31, 9). , 31 par, 10, 33 s par) (J. Jeremias).

Pois bem, como os Apóstolos perceberam que o fim de Jesus era inevitável e próximo, sem dúvida os discípulos começaram a se preocupar e discutir qual deles era o mais importante ou deveria ser colocado em primeiro lugar. Assim, após o segundo anúncio da Paixão (Mt 17, 22-23 par), ocorreu a discussão dos discípulos sobre “quem é o maior no Reino de Deus (Mt 9, 33-37. 42-48; Lc. 9, 46-49; 17, 1-2).

A resposta de Jesus foi contundente: “se não mudardes e não vos tornardes como estas crianças, não entrareis no Reino de Deus” (Mt 18, 2 par). E logo depois, o pedido dos filhos de Zebedeu, com a conseqüente indignação dos demais Apóstolos, que, sem dúvida, queriam aqueles cargos de importância e comando (Mt 20, 25-28; Mc 10, 42-46: Lc 22, 25-26).

Resumindo, os Apóstolos viveram duas etapas: primeiro, "despojando-se dos bens deste mundo"; em segundo lugar e definitivamente, "livrar-se de si mesmo". Por isso, Jesus começou pedindo para se desfazer das coisas, dos bens e do capital que possui. E, no final, o próprio Jesus pediu aos Apóstolos que cada um se despojasse.

A conclusão é clara e convincente: se queremos ser apóstolos do Evangelho, não temos escolha senão passar pela espoliação, a de dinheiro e bens; e o mais difícil, a desapropriação de si em cada um.

O que podemos dizer, se pensarmos seriamente sobre isso, sobre o futuro da Igreja, se pensarmos profundamente sobre o número de cristãos, religiosos, clérigos, religiosos, bispos e cardeais, se for visto e sentido que não temos nos despojamos de nossos bens e, menos ainda, de nós mesmos?

“Seréis (y actuaréis) como mis testigos” #ObrasMisionalesPontificias @OMP_ES#Domund2022 #OctubreMisionero#Domund #EvangelioDelDia #compArte #Ama #evangelio #GodIsGood #mercachifles #nuevaevangelizaccion #Cambiaelmundo #NuevaIglesia #ElSoploIlustrado @ReligionDigit pic.twitter.com/nhBatGyaC6

— elJartista (@elJartista) October 23, 2022

Leia mais

  • Seguir Jesus é esvaziar o próprio ‘ego’
  • Mesmo quem confessa que Jesus é o Cristo pode se tornar “satanás”
  • 24º domingo do tempo comum - Ano B - Subsídio exegético
  • 24º domingo do tempo comum - Ano B - A fé sinodal de Pedro
  • Quando perder é ganhar...
  • Quem é Jesus?
  • O que alguns dizem hoje
  • Levar a sério Jesus
  • A identidade de Jesus
  • Quando perder é ganhar...
  • Reconhecer a Jesus como o Cristo
  • Nós somos cristos vivos
  • O mistério de Jesus
  • 24º Domingo do Tempo Comum - Ano B 
  • Samaritana: história de uma sede
  • Deserto, lugar de discernimento
  • Conectados à vida
  • O futuro da interioridade na era das novas tecnologias
  • Francisco. A alegria do Evangelho para reformar a Igreja
  • Espírito Santo: “desbloqueador” de interioridades
  • A Globalização da Indiferença e a negação de Cristo
  • Pergunta decisiva
  • Estar com Jesus Cristo: isso é o discipulado. Entrevista com Fulvio Ferrario
  • Papa Francisco. “A fé é encontro, não teoria. Levamos Jesus, não nossas ideias”
  • “Não se pode separar Cristo da sua Igreja, nem a Igreja de Cristo”, diz Ladaria
  • “Não desperdicem esses dias difíceis”. Entrevista com o Papa Francisco
  • Gerar Cristo, um chamado a cristãos e cristãs
  • Evangelizar nossa interioridade

Notícias relacionadas

  • "El cristiano no puede creer en lo divino, si no cree en lo humano"

    LER MAIS
  • “A grande preocupação de Jesus não era se as pessoas pecavam mais ou menos, mas se tinham fome ou estavam doentes”, afirma José María Castillo

    LER MAIS
  • Os cardeais inquietos com a indissolubilidade do matrimônio

    “Nenhum documento doutrinal do magistério da Igreja definiu como 'doutrina de fé divina e católica' a indissolubilidade do ma[...]

    LER MAIS
  • ''Jesus foi um leigo morto pelos sumos sacerdotes''. Entrevista com José Maria Castillo

    José María Castillo (Puebla de Don Fadrique, Granada, 1928) foi expulso da cátedra de teologia da Universidade de Granada pelo [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados