• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Estudo aponta que 54% das crianças no RS estão desprotegidas contra a covid-19

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Agosto 2022

 

São 523 mil crianças entre 5 e 11 anos que não tomaram as duas doses da vacina.

 

A reportagem é publicada por Sul 21, 10-08-2022.

 

O governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (10), estudo demonstrando que 54% das crianças que poderiam estar vacinadas estão desprotegidas contra a covid-19 no Rio Grande do Sul. Os dados são do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEV) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e se referem a crianças entre 5 e 11 anos sem o esquema completo.

 

Por esquema vacinal incompleto, entende-se sem a aplicação da primeira ou segunda dose da vacina. No momento, 314.144 ainda não receberam a primeira dose, o que equivale a 32,6% do total (964.268). Se forem acrescidos os não vacinados com a segunda dose (209.164), o número chega a 523.308 – o que resulta em 54% do público infantil desprotegido.

 

O estudo também levou em conta dados relacionados ao público adulto. Apenas 37% do público entre 18 e 29 anos e 49% das pessoas entre 30 e 39 anos receberam as três doses da vacina no Estado.

 

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a falta de proteção deixa os grupos vulneráveis à ocorrência de Síndrome Respiratória Grave (SRAG) por covid-19.

 

“São números que demonstram o status e a importância do esquema vacinal completo contra a covid-19 em todas as faixas etárias. Os dados também demonstram o risco aumentado de hospitalizações e óbitos para aqueles que estão em atraso com as doses”, afirmou.

 

Além disso, foram registrados 50,7 casos de SRAG a cada 100 mil habitantes entre a faixa etária dos 30 aos 39 anos, e 36,7 casos entre pessoas de 18 a 29 anos com o esquema vacinal completo, ou seja, com as três doses. Ao incluir a segunda dose de reforço (4ª dose), a ocorrência cai para 15,6 casos a cada 100 mil habitantes entre 18 e 29 anos, e para 26,9 casos no grupo dos 30 aos 39 anos.

 

Isso significa que a chance de ter SRAG é 3,6 vezes maior no primeiro grupo e 4,1 maior entre as pessoas com idades entre 18 e 29 anos que não tomaram as três doses.

 

Dos 105 óbitos de covid registrado neste ano no RS, entre adultos com menos de 40 anos, 76 foram de pessoas com alguma comorbidades, como hipertensão arterial e doença renal crônica e que ainda não haviam recebido a dose de reforço. Já entre os vacinados com a quarta dose do imunizante, foram 19 mortes.

 

Sistema 3As

 

Outro tema abordado no Gabinete de Crise foi o Sistema 3As. Nesta semana, não foram emitidos avisos ou alertas para as 21 regiões do sistema de monitoramento, que gerencia a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul. Segundo os dados divulgados, a situação hospitalar no RS é de estabilidade no número de internados por covid, com expectativa de redução para as próximas semanas.

 

A situação, como nas semanas anteriores que não ocorreram alertas, ainda é considerada delicada em razão das taxas de ocupação na UTIs hospitalares – como se costuma verificar usualmente no inverno – e o risco da entrada das subvariantes, que podem gerar um aumento da demanda por leitos covid.

 

“Vacinar não é só uma ação de autoproteção, é também um bem coletivo. Quem se vacina, reduz os riscos de internações e óbitos e protege todo mundo a sua volta”, afirmou a secretária da SES, Arita Bergmann.

 

Embora não tenham sido emitidos avisos nem alertas, os integrantes do gabinete e grupos de trabalho relacionados ao tema permanecem monitorando os dados relativos à pandemia no Estado.

 

Dados atualizados da covid-19 no RS

 

  • Na semana, a média móvel de casos confirmados apresenta redução de 22,8%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é 163,4 casos por 100 mil habitantes

  • Na semana, o número de internados suspeitos e confirmados diminuiu em 86, sendo uma redução de 79 em leitos clínicos e de 7 em UTI

  • O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, é de 570, apresentando uma diminuição de 12,2% quando comparado à semana passada

  • O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados, é de 160, valor 4,2% menor em comparação à semana passada

  • Foram incluídos 85 óbitos na semana, uma média de 12,1 por dia, representando uma redução de 19,8% em relação à média móvel de uma semana atrás

  • A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 88%, sendo de 91,4% no SUS e de 82% na rede privada

 

Status da Vacinação (% da população residente)

 

  • 88,1% – pelo menos uma dose

  • 81,4% – esquema vacinal completo

  • 57% – dose de reforço

 

Leia mais

 

  • RS. Covid-19: Estado emite avisos para todas as regiões e GT sugere avaliação sobre máscaras
  • RS: 45% da população perdeu metade da renda com a pandemia. Entrevista especial com Fernando Ferrari Filho
  • RS. Morre o primeiro cacique Kaingang, vítima da covid-19
  • 84% da população idosa tomou duas doses da vacina contra Covid-19 na Região Metropolitana de Porto Alegre
  • Rio Grande do Sul poderá ter 3,5 mil casos de coronavírus
  • Covid-19 e os idosos: dados do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre
  • O Rio Grande do Sul está vermelho... de covid-19
  • RS tem 80 indígenas com coronavírus, a maioria foi contaminada em frigoríficos da JBS
  • Rio Grande do Sul e a pandemia. A cada hora cinco ocorrências de violência contra a mulher
  • Covid-19 na Região Metropolitana de Porto Alegre: ocupação dos respiradores e leitos de UTI

Notícias relacionadas

  • Manifesto dos cristãos indignados

    Diante de uma crise financeira, econômica, ecológica, política, moral e espiritual – a crise de uma humanidade que perdeu o[...]

    LER MAIS
  • Canonistas se oferecem para ajudar no caso da Ir. Johnson

    O presidente da Conferência dos Bispos dos EUA (USCCB), arcebispo Timothy Dolan, recebeu uma carta na última sexta-feira, dia 9 [...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Elizabeth Johnson: personalidade de 2011, segundo jornal católico dos EUA

    O ano de 2011 ofereceu ao mundo católico uma série de grandes histórias: a implosão da Igreja na Irlanda; os primeiros indicia[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados