• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pelosi vs. Cordileone não é apenas sobre aborto. É sobre mulheres e bispos

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

30 Mai 2022

 

"Uma vez que as mulheres começaram a ignorar os ensinamentos da Igreja sobre controle de natalidade, elas encontraram outras razões para ignorar os bispos", escreve Phyllis Zagano, pesquisadora associada em residência e professora adjunta de religião na Hofstra University em Hempstead, Nova York. Seu livro mais recente é " Mulheres religiosas, mulheres diáconas: perguntas e respostas ". necessariamente refletem os do Serviço de Notícias de Religião, em artigo publicado por Religion News Service – RNS, 27-05-2022.

 

A lista de razões pelas quais as mulheres católicas deixaram de ouvir os bispos é longa.

 

Em outubro de 2021, o Papa Francisco iniciou um “Sínodo sobre a sinodalidade” de dois anos, com o objetivo de descobrir o que os católicos e outros pensam sobre a Igreja. Ele pode receber mais do que pediu.

 

Os resultados preliminares indicam uma coisa: as mulheres estão fartas. Eles gostam bastante de Francisco, mas não estão muito interessados no que bispos e padres têm a dizer.

 

Por quê?

 

A última confusão entre o arcebispo Salvatore J. Cordileone, de São Francisco, e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, está na ponta de um grande iceberg.

 

O apoio percebido de Pelosi ao aborto legalizado em nível federal colide com o ensino católico. Os hairsplitters que a apoiam argumentarão que ela não apoia, promovem abortos, ela simplesmente apoia a lei americana atual e trabalha para preservá-la.

 

Hairsplitters do lado de Cordileone argumentarão que, como Pelosi é vista como, como dizem, “pró-aborto”, ela cria um escândalo público e, portanto, deve ser negado o acesso ao sacramento católico da Comunhão. Eles dizem que o Código de Direito Canônico supera a lei dos EUA.

 

Mas a batalha de Pelosi e Cordileone pode ser vista de forma mais ampla como uma batalha em uma desintegração da confiança entre as mulheres e os bispos ao longo de décadas.

 

Alguns dizem que tudo começou com a encíclica do Papa Paulo VI de 1968, “Humanae Vitae”, que ignorou a recomendação de sua própria Pontifícia Comissão sobre Controle de Natalidade. Oito anos depois que a Food and Drug Administration dos EUA aprovou a primeira pílula anticoncepcional oral, o papa levou cerca de 7.000 palavras para dizer “não” a medidas contraceptivas além do que veio a ser conhecido como “planejamento familiar natural”.

 

As mulheres católicas nos Estados Unidos e em todo o mundo ignoraram a decisão do papa. Você não precisava acompanhar as vendas da “pílula” para perceber o que estava acontecendo. Piadas sobre o tamanho das famílias católicas de repente se tornaram uma lembrança difusa. As mulheres estavam claramente ouvindo as opiniões dos homens no púlpito, depois voltando para suas casas para tratar de seus assuntos particulares como bem entendessem.

 

Uma vez que as mulheres começaram a ignorar os ensinamentos da Igreja sobre controle de natalidade, elas encontraram outras razões para ignorar os bispos. No topo dessa lista estão os abusos sexuais clericais e o subsequente encobrimento episcopal. Mas há também a questão de permitir que as mulheres sejam participantes ativas nas missas e na ordenação de mulheres.

 

O Código de Direito Canônico de 1983 decretou que qualquer leigo poderia exercer as funções de leitor e acólito, ou coroinha. Demorou mais uma década até que o Vaticano concordasse que “qualquer leigo” incluía mulheres. Até hoje, muitos bispos ao redor do mundo querem que as mulheres sejam mantidas longe do altar, apesar das atualizações de Francisco na lei que permitem que as mulheres sejam formalmente instaladas como leitoras e acólitos.

 

Ordenar mulheres como sacerdotes não é uma discussão que a hierarquia terá, mas ordenar mulheres como diáconos é uma questão distinta. As mulheres foram ordenadas como diáconos na igreja primitiva. Não importa: os opositores conectam as duas ordens, dizendo que porque as mulheres sacerdotisas são definitivamente proibidas, assim também são as mulheres diáconas. (Eles ignoram o fato de que sua lógica falha. Se as duas ordens estão tão conectadas, então o fato histórico de mulheres diaconisas ordenadas pode ser usado para argumentar em favor de mulheres sacerdotes.)

 

Os argumentos sobre ordenação, coroinhas, leitores e controle de natalidade são todos discutíveis, no entanto. A natureza definitiva do ensino da Igreja sobre o aborto é clara.

 

Mas, mesmo assim, para um bispo fazer um evento público de uma discussão privada é impróprio. Antes de ser eleita para o Congresso, Pelosi teve cinco filhos – depois que o FDA aprovou a pílula anticoncepcional. Ela se orgulha de sua herança católica.

 

Pelosi é o democrata mais poderoso do Congresso. Cordileone, ou qualquer outro bispo, preferiria um não-católico? Ou o problema é que Pelosi é mulher?

 

Leia mais

 

  • EUA. Se ao menos alguém fizesse algo sobre o assassinato de 19 crianças
  • Seja qual for a decisão do tribunal, os Estados Unidos estarão ferozmente divididos sobre o aborto por décadas
  • Após protestos na igreja, especialistas alertam que extremistas podem explorar manifestações de aborto
  • EUA. O aborto em discussão. Editorial da revista America
  • “Aborto é um assunto preeminente para os católicos. Mas não o único”, afirma dom McElroy, bispo de San Diego, EUA
  • Aborto: dúvidas e questões
  • Papa Francisco critica órgãos de ajuda internacional e fala sobre controle de natalidade
  • Vaticano barra menção a controle de natalidade
  • Documentos revelam pressão do Vaticano em resultados finais de comissão sobre controle de natalidade
  • Mulheres católicas ironizam o Papa por ele ter chamado suas lutas por ordenação de “clericalista” e “desrespeitosa”
  • Mulheres católicas criticam o “mansplaining” sobre o título masculino da encíclica papal

Notícias relacionadas

  • Chile discute aborto após menina de 11 anos engravidar de padrasto

    LER MAIS
  • Discursos de fé: por que escândalos não abalam a reputação de políticos evangélicos?

    O encontro entre pastores evangélicos e a política é uma invenção americana – que pegou bem no Brasil. Com retórica morali[...]

    LER MAIS
  • Católicos e ortodoxos: sinodalidade e primado. Entrevista com Piero Coda

    O Mons. Piero Coda relata os trabalhos da Comissão Internacional Mista entre Católicos e Ortodoxos (reunida em Chieti, Itália, [...]

    LER MAIS
  • Mulheres em greve. Artigo de Bia Sarasini

    "A liberdade da mulher significa que apenas ela pode decidir, ninguém mais pode fazer isso em seu lugar. E que somente essa posi[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados