• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Índia. Padre Stan Swamy descansa na Casa do Pai. Homenagens dos jesuítas de todo o mundo

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Julho 2021

 

Hoje amanhecemos com a triste notícia da morte do padre Stan Swamy, jesuíta, em Mumbai (Índia), devido deterioração de sua saúde após o encarceramento do qual foi vítima desde outubro e do contágio por covid-19 que sofreu na prisão.

Compartilhamos o comunicado do padre Xavier Jeyaraj, s.j., do Secretariado de Justiça Social e Ecologia de Roma, e a carta do padre Jerry Cutinha, s.j., provincial jesuíta de Jamshedpur, a qual pertencia o padre Stan.

 

Os comunicados foram publicados por Jesuítas da América Latina, 05-07-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis os comunicados.

 

Padre Stan: um passado livre que canta do céu

Lamentamos profundamente informar que o padre Stan Swamy, s.j., de 84 anos de idade, entrou em sua morada eterna em 05 de julho de 2021, às 13h30min (hora da Índia), no hospital da Sagrada Família de Mumbai, Índia.

Stan foi realmente um profeta que viveu sua vida plenamente para os demais, especialmente para os adivasis, dalits e outras comunidades marginalizadas. Durante sua estadia na prisão afirmou: “Um pássaro enjaulado ainda pode cantar”, e semeou a “esperança” nos corações de todos. Hoje é um pássaro livre, que canta desde o céu, chamando a cada um de nós para manter viva essa esperança de verdadeira libertação da injustiça, da opressão e da violação de direitos.

Stan tornou-se em um guardião da consciência e despertou a esperança em todos. Recordamos e agradecemos a todos os que rezaram, fizeram campanha e advogaram por ele e pelos demais que, em casos similares, são negados a dignidade e os direitos.

Agradecemos sinceramente a Deus pela vida do padre Stan Swamy, que se doou e sofreu para que outros tivessem vida, vida em abundância. Estamos seguros de que “não será um espectador silencioso, nem sequer no céu”. Seguirá estando junto a cada um de nós para nos ajudar a “dizer a verdade ao poder” e a dedicar nossas vidas às pessoas pobres e marginalizadas.

Que Deus nos acompanhe e nos ajude a viver plenamente nossa vida e, seguindo o exemplo de Stan, a estar junto aos marginalizados e aos pobres em nossa busca de justiça, igualdade e liberdade.

Unamo-nos para dar graças a Deus pela vida de Stan.

Xavier Jeyaraj, s.j.
Secretário, SJES-Roma

-

 

O padre Stan Swamy entrou em sua Morada Eterna

Com um profundo sentimento de dor, angústia e esperança, entregamos o padre Stanislaus Lourduswami, s.j. (Stan Swamy), de 84 anos, a sua morada eterna, em 05 de julho de 2021, ao autor da vida e a quem lhe encomendou a missão de trabalhar entre os adivasis, os dalits e outras comunidades marginalizadas, para que os pobres tenham vida, vida em abundância, com dignidade e honra. Foi jesuíta durante 64 anos e padre durante 51 anos.

Em nome dos jesuítas da Província Jesuíta de Jamshedpur, expresso minhas mais profundas condolências aos membros da família, aos amigos, aos advogados, aos simpatizantes e a todos que estiveram junto ao padre Stan Swamy, e rezaram por ele neste momento de prova e sofrimento. A Companhia de Jesus, neste momento, compromete-se novamente de levar adiante o legado do padre Stan em sua missão de Justiça e Reconciliação.

Os detalhes do funeral serão comunicados em breve. Que Deus conceda o descanso eterno ao padre Stan Swamy. Que sua alma descanse em paz.

Unidos em oração.

Jerry Cutinha, s.j.
Provincial

--

 

A prisão do padre Stan Swamy, em outubro do ano passado, despertou protestos internacionais por sua liberdade e proclamação da sua inocência, pois era reconhecido por ser defensor dos direitos das tribos pobres de Mumbai, dos marginalizados.

Foram centenas de campanhas que se ativaram para exigir sua libertação, mais ainda nos últimos tempos, em que se encontrava com a saúde fragilizada devido à avançada idade e o Mal de Parkinson, somadas às condições carcerárias e o contágio pela covid-19. Todas elas foram rechaçadas. Sua internação foi aceite somente após múltiplas petições de seus advogados. Porém, sua saúde já estava seriamente comprometida.

A CPAL também se uniu aos protestos durante estes meses, e nos unimos agora para proclamar sua vida entregue pelos mais necessitados da Índia.

Descansa em paz, padre Stan. Já és livre!

 

Leia mais

  • Índia. O padre jesuíta Stan Swamy foi morto por 9 meses de prisão
  • Pe. Swamy continua em estado grave. Suprema Corte de Mumbai prorroga hospitalização
  • Índia. Padre Stan Swamy no hospital em terapia intensiva
  • Índia. O padre Swamy é transferido da prisão para o hospital: a sua vida está em risco
  • Índia: Stan Swamy SJ pode ter contraído Covid na prisão. Jesuítas e família estão preocupados
  • Índia. “Saudações de aniversário, querido Padre Stan”
  • Índia. Rejeitado o pedido de libertação do padre jesuíta Stan Swamy
  • Índia. O caso do padre jesuíta Stan Swamy investigado pelo secretário de Estado dos EUA
  • Índia. O padre Stan Swamy espera ser libertado sob fiança: Audiência em 2 de março
  • Em carta da prisão, padre jesuíta Stan Swamy detalha que indianos pobres estão presos sem saber por quê
  • Índia. Cem dias da prisão injusta do Pe. Stan Swamy
  • Índia: Companhia de Jesus "exige a libertação imediata" do padre Stan Swamy defensor dos Direitos Humanos
  • Pe. Stan Swamy, jesuíta, 83, ativista pró-tribais, preso por 'terrorismo maoísta'
  • Jesuítas sul-asiáticos pedem esforços conjuntos por mais tolerância
  • Índia. Padre jesuíta tem sua prisão novamente estendida
  • Crescem os apelos pela libertação de padre jesuíta preso na Índia sob acusações de terrorismo
  • Recusada liberdade sob fiança para o jesuíta, engajado com os direitos tribais, acusado de “sedição”
  • Índia. Cristãos pedem pela libertação de jesuíta idoso
  • Índia. Campanha nas redes sociais ajuda jesuíta idoso a conseguir garrafinha para tomar água na prisão
  • Índia. Polícia invade casa de jesuíta ''antinacional''
  • Sacerdote jesuita entre los manifestantes acusados ​​de sedición tras la campaña para proteger los derechos territoriales locales

Notícias relacionadas

  • Ministro do Turismo indiano aconselhou turistas a não usar saias

    Mahesh Sharma disse que os seus conselhos visavam a segurança das mulheres que chegassem ao país. Tentou retratar-se, mas está [...]

    LER MAIS
  • A ‘palavra' que significa a afirmação da vida contra o Capital: o VIII Encontro Continental de Teologia Índia, na Guatemala

    LER MAIS
  • Índia. A Cáritas se abre aos “trans”

    Na sociedade hindu, estratificada na antiga visão de castas e subcastas, um grupo social leva o estigma do desprezo e, até não [...]

    LER MAIS
  • Joseph Tobin, o futuro cardeal fala sobre a sua luta contra a dependência do álcool

    “Levanta-te e anda: tua fé te salvou”. Estas são palavras do Evangelho do domingo 9 de outubro, dirigidas por Jesus ao samar[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados