Argentina: Universidade Nacional poderá receber acervo protestante

Instituto Universitário – ISEDET (Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos), na Argentina. | Foto: ISEDET

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

15 Dezembro 2020

Fechada desde o encerramento letivo das atividades curriculares do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), a biblioteca da instituição poderá ser reaberta mediante parceria das mantenedoras da casa de formação teológica com a Universidade Pedagógica Nacional de Buenos Aires.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

Cinco igrejas dentre as antigas mantenedoras – Igreja Evangélica Rio da Prata, Igreja Valdense do Rio da Prata, Igreja dos Discípulos de Cristo, Igreja Evangélica Luterana Unida e Igreja Metodista da Argentina – assinaram carta de intenções como precursora de acordo mais formal com vistas à retomada da biblioteca, portadora do maior acervo teológico do mundo evangélico de fala hispânica.

“A assinatura desta carta de intenções é um passo importante para resgatar um patrimônio que é um legado histórico de enorme valor”, frisou o presidente da Igreja Evangélica do Rio da Prata, Leonardo Schindler.

Recuperar a biblioteca histórica e colocá-la a serviço do desenvolvimento da educação teológica e humanística é uma enorme contribuição que igrejas históricas, herdeiras da Reforma, fazem em favor da educação pública, disse.

Diante de crise institucional sem precedentes, assembleia das igrejas mantenedoras decidiu, em 23 de maio de 2015, fechar o instituto, garantindo, porém, a formação de todos os que então o cursavam. A assembleia se ocupou, também, do destino da biblioteca, que agora se encaminha para uma solução.

A biblioteca do ex-ISEDET é especializada em Teologia, Ciências Bíblicas, Ciências da Religião, Humanidades e ciências correlatas com a Teologia.

 

Leia mais