• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Mapa exibe devastação de milhões de hectares na floresta Amazônica

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Mai 2019

Novos dados ilustram, com um nível de detalhes assustador, a perda acelerada da cobertura florestal no Brasil.

A reportagem é de Sarah Gibbens, publicada por National Geographic Brasil, 07-05-2019.

Dos países que perderam mais floresta desde 2001, quatro estão localizados na América do Sul. O World Resources Institute, que monitora a cobertura florestal em todo o mundo, relata aumento do desmatamento no Brasil, Indonésia, Colômbia, Peru e Bolívia. (Imagem: Riley D. Champine) 

Devido às atividades humanas, o mundo continuou a perder florestas em 2018, de acordo com dados obtidos pelo grupo de pesquisa Global Forest Watch e por analistas da Universidade de Maryland.

O desmatamento com subsequente substituição por outro uso da terra, que remove grandes parcelas de floresta de forma indiscriminada, foi o que mais contribuiu à perda de cobertura florestal de forma geral. Grande parte desse desmatamento teve como objetivo criar espaço para a criação de animais, mas outras atividades comerciais, como mineração e plantio de soja, também estiveram envolvidas. Em comparação com o ano anterior, a perda florestal foi reduzida em quase 50%, em grande parte devido às queimadas de 2016 e 2017. Mas desconsiderando as queimadas, a perda florestal aumentou quase 13%. Isso tem implicações nas mudanças climáticas e traz outras preocupações ambientais, observam os pesquisadores.

Além de fornecer habitat aos animais e a outras plantas, as florestas também representam uma importante ferramenta no combate às mudanças climáticas. Grandes regiões florestais, como a floresta Amazônica, são reservatórios de carbono, ajudando a absorver da atmosfera as emissões de carbono em excesso.

No último verão, grupos ambientalistas anunciaram a iniciativa "30x30", uma meta de reduzir as emissões em 30% com o manejo sustentável das florestas. Essa meta foi estabelecida no Acordo de Paris sobre o Clima.

(Foto: Riley D. Champine) 

Utilizando imagens por satélites, os pesquisadores da Global Forest Watch também constataram a perda de 12 milhões de hectares de floresta em todo o mundo em 2018. Desses 12 milhões, mais de 350 mil hectares eram florestas nativas. Também denominadas florestas primárias, as florestas nativas incluem árvores maduras que nunca foram exploradas pelo homem na história recente. Essas áreas normalmente apresentam uma abundância de biodiversidade, com espécies protegidas e até mesmo desconhecidas.

Quase 1,6 milhões de hectares de floresta nativa foram perdidos apenas no Brasil. Criação de animais, mineração e plantio de soja foram as atividades comerciais que mais contribuíram para essa perda.

Ativistas ambientais se preocupam cada vez mais com a Amazônia brasileira desde que o país elegeu seu novo presidente, Jair Bolsonaro, no ano passado. O novo presidente prometeu abrir a Amazônia para a indústria e recentemente cortou verbas destinadas a grupos de pesquisa ambiental e científica.

O relatório afirma que a perda florestal teve início antes de Bolsonaro ser eleito e que ainda é muito cedo para dizer como suas políticas irão alterar ou se já impactaram a floresta Amazônia.

O Brasil não foi o único país da América do Sul a perder cobertura florestal em 2018.

A Colômbia, onde territórios anteriormente controlados pelas Farc foram abertos para fins comerciais no último ano, também apresentou um aumento no desmatamento. Mais de 11 mil hectares foram desmatados no ano passado.

Embora muitos países tenham se comprometido em reduzir o desmatamento, as principais regiões, aquelas que abrigam as florestas mais antigas e mais biodiversas do mundo, estão indo na direção contrária, afirma o relatório.

Leia mais

  • Brasil já desmatou "duas Alemanhas" de Floresta Amazônica
  • Em 10 anos, Brasil desmatou à toa 7 milhões de hectares de floresta amazônica
  • Brasil liderou desmatamento de florestas primárias no mundo em 2018, mostra relatório
  • Mudanças Climáticas: Florestas podem perder a capacidade de proteger contra os extremos do clima
  • Amazônia perde 7.989 km² de floresta, maior desmatamento desde 2008, segundo levantamento do Ipam
  • Floresta Amazônica reduz capacidade de absorção de carbono chegando a quase zero
  • Estudo sugere que as mudanças climáticas limitam a recuperação florestal após incêndios florestais
  • Brasil pode perder este ano o equivalente ao território de Portugal em áreas protegidas
  • Bolsonaro quer entregar a Amazônia
  • A importância das florestas em pé na Amazônia
  • Floresta amazônica, resiliência ou colapso? Pesquisa investiga o ecossistema frente à oferta extra de gás carbônico
  • Árvores da floresta amazônica não conseguem acompanhar as mudanças climáticas
  • Serviço Florestal Brasileiro passa a integrar o Ministério da Agricultura
  • Emissões de carbono de incêndios florestais na Amazônia são até 4 vezes piores do que se estimava
  • Florestas tropicais estão perdendo carbono, revela estudo
  • Incêndios na Floresta Amazônica acarretam uma redução de 94% das espécies de árvores. Entrevista especial com Erika Berenguer
  • Florestas queimando, planeta aquecendo
  • Quem vai salvar o Acordo de Paris?
  • ‘Floresta é alimento, remédio e cosmético’
  • Imazon detecta aumento de 24% no desmatamento da Amazônia
  • Desmatamento avança
  • Corte de recursos do Ibama ampliará desmatamento
  • Qual a importância da biodiversidade no Brasil e a sua relação com o debate global das mudanças climáticas?
  • Quanto vale uma floresta
  • Ascensão de Bolsonaro gera tensão entre ambientalistas
  • Os riscos ao meio ambiente no governo Bolsonaro
  • Bolsonaro ameaça Amazônia, seus povos e biodiversidade, alertam geógrafos paraenses
  • O crescente desmatamento do planeta e o mito da ‘transição florestal’

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados