• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Filme sobre imprensa, 'The Post' tem timing perfeito para estreia

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

26 Janeiro 2018

Não poderia ser melhor o timing da estreia de "The Post: A Guerra Secreta", novo filme de Steven Spielberg sobre um dos episódios mais simbólicos do papel da imprensa como vigilante dos poderes constituídos.

  • The Post: A Guerra Secreta (The Post)
  • (muito bom)  
  • Direção Steven Spielberg
  • Elenco Meryl Streep, Tom Hanks
  • Prudução EUA, 2017, 12 anos
  • Quando estreia nesta quinta (25)

O comentário é de Sérgio Dávila, publicado por Folha de S. Paulo, 25-01-2018.

O longa, indicado a dois Oscar, chega nesta quinta (25) aos cinemas do Brasil dias depois de o Facebook anunciar uma mudança no algoritmo que deve expulsar de fato o jornalismo profissional das páginas de seus usuários em favor das fotos do cachorrinho lambendo o gatinho e dos vídeos do aniversário da vovó.

Existisse em 1971, a rede social deixaria de fora a notícia de que sucessivos presidentes americanos ludibriaram a opinião pública em relação à Guerra do Vietnã, como mostram os Pentagon Papers (Papéis do Pentágono).

O estudo secreto tinha sido encomendado pelo então secretário da Defesa de Richard Nixon (1969-1974), Robert McNamara, e só viu a luz do sol porque foi vazado pelo analista Daniel Ellsberg, primeiro para o jornal "The New York Times", depois para o diário "The Washington Post" (que dá nome ao filme).

Naquela época, o segundo era um diário local, em busca de relevância nacional. "The Post", o jornal, cresce ao brigar pela informação e, posteriormente, com a Justiça federal norte-americana, que vetou a divulgação dos documentos, proibição que seria derrubada em decisão histórica na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Com ele crescem seu editor-executivo, o lendário Ben Bradlee, interpretado por Tom Hanks, e sua publisher, Katharine Graham (Meryl Streep), que acabara de assumir o posto, tentava se firmar num mundo essencialmente masculino e preparava a abertura de capital da empresa que editava o jornal.

O plot, em tese pedregoso para o público não especializado, ganha tratamento de thriller nas mãos de Steven Spielberg e, ajudado pelas atuações de Hanks e Streep, chega a emocionar.

Concorrem para isso as muitas subtramas do roteiro.

Uma delas, talvez a principal, é a evolução de Katharine Graham (1917-2001), de herdeira insegura e executiva acidental (assumiu o jornal depois do suicídio do marido, que o havia recebido das mãos do pai dela) para uma mulher firme e decisiva. Sua ascensão é a ascensão de todas as mulheres, defende Spielberg.

Outra é a importância da empresa jornalística de controle familiar, em que a convicção de bem informar o público muitas vezes vai contra o que seria melhor para os negócios. No caso em questão, advogados e executivos aconselham Katharine a não publicar os documentos, temerosos do efeito que a pressão do governo teria sobre anunciantes e sobre a abertura de capital iminente.

Há ainda a louvação do papel do "whistleblower" (literalmente, o "soprador de apitos", querendo dizer o vazador), figura fundamental no exercício do jornalismo, de importância especial no caso do "Washington Post" – veio de outro vazador, o diretor do FBI Mark Felt, o principal furo dado pelo jornal, o escândalo de Watergate.

Por fim, Spielberg não resiste a traçar paralelos entre Nixon e Donald Trump, na paranoia, no combate sistemático à imprensa e mesmo no gestual.

Leia mais

  • Vazamento dos "Panama Papers" sinaliza mudança no jornalismo convencional
  • Facebook e seu novo algoritmo: a distopia total
  • "O jornalismo fez uma escolha conservadora"
  • O que os leitores querem: um jornalismo que busque o máximo de isenção ou um espelho daquilo que pensam?
  • A revolução do jornalismo colaborativo
  • Caso de Quedas do Iguaçu expõe falência de modelo de jornalismo
  • A transformação do jornalismo
  • "Spotlight" deveria servir para confrontar o autoproclamado "jornalismo investigativo" no Brasil
  • “Black Mirror” expõe nosso medo de robôs e algoritmos que fogem do controle
  • A silenciosa dominação por Algoritmos
  • A silenciosa batalha dos algoritmos
  • Como os algoritmos definem o que você vê no Facebook e no Google?
  • O silencioso comando dos algoritmos
  • Algoritmos: não nos largam e reduzem o mundo que vemos na Net

Notícias relacionadas

  • Um filme para o museu

    Arte e poder são dois temas que interessam sobremaneira ao diretor russo Aleksandr Sokurov. Seus filmes combinam o rigor históri[...]

    LER MAIS
  • Woody Allen explica o uso do digital em 'Café Society'. Filme reabre a vertente judaica na obra do diretor

    LER MAIS
  • Café Society: um sonho amargo

    Café Society empreende de maneira ajustada o que Woody Allen realiza em essência. Uma visita melancólica ao passado, às amarga[...]

    LER MAIS
  • Woody Allen: “Era um menino doce e, de repente, algo me tornou negativo”

    Woody Allen tinha cinco anos quando começou a pensar na morte. “Minha mãe não sabe o que aconteceu comigo”, diz o diretor n[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados