• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O encontro entre Reforma e o surgimento da Modernidade. Entrevista especial com Franco Cardini

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: João Vitor Santos | Tradução: Moisés Sbardelotto | 28 Outubro 2023

O historiador Franco Cardini compreende a figura de Martinho Lutero como um agostiniano atormentado com a ideia de salvação e, particularmente, escandalizado com a corrupção do alto clero. Para o professor, são esses elementos que o fazem questionar o poder papal. Movimento semelhante ao que fez Francisco de Assis, em plena Idade Média. A diferença, segundo Cardini, está na associação que Lutero faz com o poder temporal. “O seu sonho de retorno ao Evangelho faz parte de um programa e de um projeto”, reitera. “A diferença está no fato de que Lutero, rebelando-se contra o papa, apelou ao mais alto poder temporal da época”, destaca na entrevista concedida por e-mail à revista IHU On-Line.

Cardini lembra que Lutero nunca quis um cisma, e, embora tivesse a intenção de romper com o pensamento medieval, gostaria realmente de voltar ao cristianismo apostólico. Ou seja, a sua contribuição para a eclosão da modernidade foi quase uma consequência não planejada. “O seu gesto encontrou-se com um dos elementos do nascimento da Modernidade: a desagregação do universalismo cristão, o nascimento do absolutismo moderno. Sem o apoio político da alta nobreza alemã e uma notável ‘simpatia’ do imperador Carlos V, a ‘revolta’ de Lutero não teria sucesso”, pontua. O professor recorda também que, a partir de Lutero, todos os reformadores são levados a uma associação com o poder político da época para se dissociarem da igreja de Roma. “Mas o resultado disso foi a constituição de Igrejas nacionais subordinadas ao poder temporal”, completa.

Franco Cardini (Foto: ICIB)

Franco Cardini é italiano de Florença. Historiador, professor do Istituto Italiano di Scienze Umane - Sum. Ocupa-se, há meio século, com estudos sobre as relações entre Europa medieval e Oriente, essencialmente como os temas cruzadas, peregrinações, relações culturais, relações político-diplomáticas, laços econômicos e comerciais. Ao longo das últimas três décadas, tem ampliado sua investigação aos tempos modernos e contemporâneos. Entre as publicações, destacamos o título em português Atlas histórico do cristianismo para jovens (Cidade Nova, 2010), e os livros Samarcanda: Un sogno color turchese (Società editrice il Mulino, 2016) e Andare per le Gerusalemme d'Italia (Società editrice il Mulino, 2015).

Esta entrevista foi publicada originalmente em outubro de 2017, na edição n. 514 da revista IHU On-Line, intitulada Lutero e a Reforma – 500 anos depois. Um debate. A edição completa está disponível aqui. 

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Como compreender a figura de Martinho Lutero no contexto do tempo medieval?

Franco Cardini – Idade Média, Idade Moderna e assim por diante são abstrações. Lutero é um religioso agostiniano atormentado pelo problema da relação entre salvação da alma e predestinação, e sinceramente escandalizado pela corrupção do alto clero do seu tempo. O seu sonho de retorno ao Evangelho faz parte de um programa e de um projeto não muito diferentes dos de Francisco de Assis: a diferença está no fato de que Lutero, rebelando-se contra o papa, apelou ao mais alto poder temporal da época.

O seu gesto encontrou-se com um dos elementos do nascimento da Modernidade: a desagregação do universalismo cristão, o nascimento do absolutismo moderno. Sem o apoio político da alta nobreza alemã e uma notável “simpatia” do imperador Carlos V , a “revolta” de Lutero não teria sucesso. E ele nunca pensou em provocar um cisma.

Dia 31 de outubro de 2023, às 10h, o IHU promove o evento A Reforma e o nosso futuro enquanto humanidade
O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Não é necessário realizar inscrição prévia. Não será fornecido certificado. 

IHU On-Line – De que forma podemos entender as mudanças do pensamento medieval ao moderno e por que a Reforma Luterana pode ser tida como um marco dessa mudança?

Franco Cardini – Na Reforma, há duas características tipicamente modernas: a relação primária com o Estado laico e a atitude individualista no exame da Sagrada Escritura.

IHU On-Line – A experiência do protestante Lutero provoca transformações nas relações entre poder temporal e espiritual? Como?

Franco Cardini – Com Lutero e depois de Lutero, todos os reformados (com exceção de algumas seitas radicais) se apoiariam nos poderes temporais ou, melhor, lhes solicitariam a se substituírem à Igreja na gestão de poderes e de riquezas. Mas o resultado disso foi a constituição de Igrejas nacionais subordinadas ao poder temporal.

IHU On-Line – A Igreja medieval passou por reformas que antecederam a luterana. Como esses movimentos vão impactar no pensamento do monge Lutero?

Franco Cardini – Sem dúvida, Lutero é influenciado pelas reformas anteriores. O tema reformare deformata é típico e usual na vida da Igreja.

IHU On-Line – E como a cisão promovida pelo monge vai gerar outras reformas, tanto dentro do catolicismo como do protestantismo, com divisões duras entre os próprios evangélicos?

Franco Cardini – Uma vez iniciado o processo de cisma, ele se reproduziu, por natureza própria.

IHU On-Line – No que consiste a paradoxal coexistência das ideias de liberdade e servidão presentes em Lutero? Como esses conceitos se articulam no mundo medieval e de que forma são ressignificados na Modernidade?

Franco Cardini – A coexistência da liberdade do cristão e a servidão do súdito é um elemento constante na Idade Média. O tema central da Idade Média, a partir desse ponto de vista, é a relação entre onipotência divina e respeito, por parte de Deus, pela vontade humana. Como essa vontade pode verdadeiramente ser livre sem prejudicar o princípio da onipotência divina continua sendo o principal problema que permanece mesmo depois da Reforma.

IHU On-Line – Que relações podemos estabelecer entre o processo de secularização e mesmo a ideia de globalização, dos tempos modernos até os dias atuais, com a descoberta de Lutero acerca das contradições entre fé, liberdade individual e Onipotência divina presentes na alma cristã?

Franco Cardini – A Modernidade, na sua essência, é duas coisas: individualismo e primado da economia. Lutero estabelece um ponto firme do primeiro através do “livre exame da Sagrada Escritura”. Calvino, do segundo, através do conceito de sucesso na vida mortal como sinal da predileção divina e, portanto, da predestinação à salvação. Os poderosos e os ricos tornam-se os candidatos à salvação espiritual, os prediletos de Deus. A sintaxe do “Discurso das bem-aventuranças” é invertida, e afirma-se a ideia de que poder e riqueza estão do lado da vontade de Deus.

IHU On-Line – Lutero propõe um outro tipo de humanismo cristão?

Franco Cardini – O humanismo cristão de Lutero se baseia no de Lorenzo Valla: exegese filosófica da Escritura como possibilidade e capacidade de entender o seu autêntico valor, portanto, estudo filológico como início da salvação espiritual.

IHU On-Line – Quais foram os limites do protestantismo luterano?

Franco Cardini – Essencialmente, o apoio por parte das aristocracias alemãs, depois a subordinação da Igreja reformada a um poder temporal que encontrava na rebelião contra a Igreja e na apropriação dos seus poderes e das suas riquezas a fonte das suas novas prerrogativas.

IHU On-Line – De que forma o movimento de Lutero pode inspirar outros movimentos no nosso tempo?

Franco Cardini – A rejeição do princípio de autoridade eclesiástica e da relativa disciplina, portanto, a “democratização” da vida das comunidades cristãs é fonte contínua de nascimento de movimentos autorreferenciais.

IHU On-Line – Que avaliação o senhor faz da aproximação entre católicos e luteranos? Quais desafios ainda precisam ser superados?

Franco Cardini – Problemas como o celibato do clero não obstaculizam a reaproximação; são mais pesados os problemas relacionados à exclusividade do exercício ministerial por parte das pessoas de sexo masculino. A questão do primado de Pedro e da sua aceitação poderia ser superada através do reconhecimento de um primado no plano da auctoritas e de uma condução por parte do corpo episcopal da Igreja (“conciliarismo”) sobre o da potestas. O culto à Virgem e aos santos poderia ser aceito com base nos costumes eclesiais.

IHU On-Line – O senhor é um estudioso das cruzadas medievais. Que relações podemos estabelecer entre essas guerras e os conflitos entre muçulmanos e cristãos no nosso tempo?

Franco Cardini – Nenhuma, exceto o uso distorcido que foi feito por parte de historiadores improvisados e de publicistas ignorantes e desonestos para se servir do passado para estabelecer uma analogia com os do presente que têm uma origem totalmente diferente. O mundo muçulmano não tem nenhuma verdadeira memória das cruzadas (no árabe clássico, não havia sequer uma palavra para designá-las). O ressentimento, no máximo, diz respeito ao período colonial e, sobretudo, às décadas da hegemonia e da exploração desde o fim da Primeira Guerra Mundial até hoje.

IHU On-Line – O que a aproximação entre católicos e luteranos pode significar ao diálogo inter-religioso? E como pensar em estabelecer esse diálogo para além do cristianismo?

Franco Cardini – Tendo claro que as religiões correspondem ao Absoluto, e, sobre o Absoluto, não se pode dialogar. Mas os seres humanos de diferentes religiões dialogam: e dialogam com base em problemas éticos, econômicos e sociais comuns. A partir desse ponto de vista, a colaboração entre religiões diferentes é fácil e desejável.

Leia mais

  • Lutero e a Reforma – 500 anos depois. Um debate. Revista IHU On-Line, n. 514
  • Lutero. Reformador da Teologia, da Igreja e criador da língua alemã. Revista IHU On-Line, n. 280
  • Lutero, Justiça Social e Poder Político. Aproximações teológicas a partir de alguns de seus escritos. Artigo de Roberto E. Zwetsch. Cadernos Teologia Pública, Nº. 113
  • “Enviar armas é um ato formal de guerra da OTAN”. Entrevista com Franco Cardini
  • O sinal esperado por cristãos e islã. Artigo de Franco Cardini
  • “Antigamente contra epidemias se rezava, hoje se fecham as igrejas”. Entrevista com Franco Cardini, historiador
  • O que a Reforma tem a dizer ao nosso presente e futuro?
  • A Reforma e nosso futuro. Artigo de Paolo Tognina
  • A Reforma em cinco pontos: três positivos, dois negativos. Artigo de Aldo Comba
  • A cada um o seu Lutero. Artigo de Alberto Melloni
  • Lutero e a redescoberta do Evangelho. 500 anos depois, uma nova reforma visando ao diálogo inter-religioso. Entrevista especial com Walter Altmann
  • A Reforma e as reformas. Artigo de Martin Dreher
  • 500 anos de Reforma – 31 de outubro de 2017. Artigo de Fernando Altemeyer Junior
  • ''Lutero não era herege. Era animado por um espírito autêntico.'' Entrevista com Giancarlo Pani
  • 500 anos da Reforma. Principal bispo luterano ao Papa Francisco: ''Irmão em Cristo, obrigado''
  • Luteranos e católicos assinam declaração conjunta pelos 500 anos da Reforma. “Pedimos perdão pelas formas como os cristãos se ofenderam mutuamente”
  • Lutero. O místico que traz o monastério para o cotidiano popular. Entrevista especial com Vítor Westhelle
  • Lutero, a pureza da fé em um mundo corrupto. Artigo de Massimo Firpo
  • Lutero, o arauto da liberdade? Artigo de Andrea Sarri
  • Lutero. O místico que traz o monastério para o cotidiano popular. Entrevista especial com Vítor Westhelle
  • Os dons espirituais e teológicos da Reforma. Artigo de Nunzio Galantino
  • Lutero, homem arcaico que funda a Idade Moderna
  • Para a Igreja, sempre é tempo de Reforma. Artigo de Enzo Bianchi
  • A ''santa esposa'' de Lutero. Artigo de Gianfranco Ravasi
  • Lutero, o místico. Artigo de Gianfranco Ravasi
  • Lutero e a ordem agostiniana, a cinco séculos da Reforma. Artigo de Alejandro Moral Antón
  • As 95 teses de Martinho Lutero na porta da igreja do castelo de Wittenberg
  • Lutero, profeta da Bíblia e da consciência
  • Contrarreforma. Modernidade e Preconceito
  • Lutero contra a Igreja de Roma: 10 passos da Reforma que incendiou a Europa

Notícias relacionadas

  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • Traduzir a tradição: a "virada pastoral" do Concílio Vaticano II e o problema da Liturgiam authenticam. Artigo de Andrea Grillo

    Vincular a tradução litúrgica à "letra" do texto latino significa negar a questão litúrgica e não entender o Concílio Vati[...]

    LER MAIS
  • EUA. Luteranos ratificam documento inter-religioso católico

    Um documento inter-religioso que afirma que católicos e luteranos não mais estão divididos em muitas questões centrais relacio[...]

    LER MAIS
  • Martinho Lutero foi um “mestre da fé”, dizem bispos alemães

    Em um novo relatório, os bispos da Alemanha dizem que o 500º aniversário da Reforma deve contar com o arrependimento de ambos o[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados