O Papa proclamará John Henry Newman Doutor da Igreja em 1º de novembro

Foto: Mazur/catholicnews.org.uk

Mais Lidos

  • Não é o Francisco: chega de desculpas! Artigo de Sergio Ventura

    LER MAIS
  • Edgar Morin (104 anos), filósofo, sobre a felicidade: “A velhice é um terreno fértil para a criação e a rebeldia”

    LER MAIS
  • “Putin deixou bem claro que para a Rússia é normal que os Estados Unidos reivindiquem a Groenlândia”. Entrevista com Marzio G. Mian

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

29 Setembro 2025

  • O Papa já havia manifestado sua intenção de oficializar esta proclamação, compromisso assumido por Francisco e que Prevost adotou. Faltava apenas a data, que o pontífice proclamou ao final da celebração da missa do Jubileu dos Catequistas, da qual participaram mais de 35.000 pessoas. O ministério foi instituído para outros 39 catequistas na cerimônia.
  • "Quero enviar saudações a todos os catequistas do mundo. Obrigado pelo serviço prestado à Igreja", enfatizou Leão XIV, pedindo orações por todos eles, "especialmente por aqueles que trabalham em condições de grande dificuldade. Deus os abençoe a todos."

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 28-09-2025.

No final da Missa do Jubileu dos Catequistas, durante a oração do Angelus, Leão XIV anunciou que proclamaria São John Henry Newman Doutor da Igreja, em cerimônia a ser realizada no dia 1º de novembro , durante o Jubileu dos Educadores.

O Papa já havia manifestado sua intenção de oficializar esta proclamação, compromisso assumido por Francisco e que Prevost abraçou. Faltava apenas a data, que o pontífice proclamou ao final da celebração da missa do Jubileu dos Catequistas, da qual participaram mais de 35.000 pessoas. O ministério foi instituído para mais 39 catequistas na cerimônia. Uma nomeação que homenageia um homem "que contribuiu decisivamente para a renovação da teologia e para a compreensão da doutrina cristã em seu desenvolvimento", segundo Prevost.

"Quero enviar saudações a todos os catequistas do mundo. Obrigado pelo serviço prestado à Igreja", enfatizou Leão XIV, pedindo orações por todos eles, "especialmente por aqueles que trabalham em condições de grande dificuldade. Deus os abençoe a todos."

Junto com isso, o Papa também quis lembrar as vítimas do tufão que devastou severamente as Filipinas, Taiwan, Hong Kong e Vietnã, "atingindo as populações mais pobres". "Rezemos por elas e por todas as pessoas que foram vítimas deste tufão, por aquelas que sofreram as consequências e agradeçamos àqueles que as estão ajudando", concluiu.

Leia mais