07 Julho 2025
Os grandes desafios da unidade dos cristãos, o testemunho ecuménico promovido por Taizé há mais de 70 anos e o compromisso dos jovens em prol da paz e da justiça foram temas de conversa entre Leão XIV e o irmão Matthew, na primeira audiência privada que o Papa concedeu ao prior da Comunidade de Taizé, na sexta-feira, 4 de julho.
A informação é publicada por 7 Margens, 06-07-2025.
Segundo um comunicado da Comunidade, o irmão Matthew entregou ao Papa Leão um pequeno livro com mensagens escritas pelos jovens atualmente em estadia prolongada como voluntários em Taizé. O encontro decorreu num clima fraterno, de acordo com a nota.
No comunicado refere-se ainda que “esta audiência marca uma nova etapa nas relações de confiança e de diálogo entre a Igreja Católica e a Comunidade Ecuménica de Taizé, na continuidade das audiências anuais entre os priores anteriores e os sucessivos papas ao longo das últimas décadas”.
Em Taizé, o verão é sinônimo de encontros internacionais, que incluirão orações comunitárias com os irmãos, partilhas bíblicas, ateliers temáticos e tarefas práticas. A Comunidade antecipa a participação de pessoas de todas as idades, particularmente jovens adultos dos 18 aos 35 anos. Haverá sessões adaptadas para grupos de adolescentes dos 15 aos 17 anos.
O 8.º Encontro de Amizade entre Jovens Cristãos e Muçulmanos, sob o tema “Esperar contra toda a esperança”, a realizar de 13 a 18 de julho, e que contará com a presença de vários imãs e responsáveis cristãos, será um dos vários “momentos marcantes” a viver na aldeia francesa que há sete décadas é um símbolo do diálogo ecuménico e interreligioso.
Em agosto, de 17 a 24, será tempo para 4.ª semana dedicada à partilha e ao testemunho em torno da fé ortodoxa, com sessões específicas para crentes ortodoxos e ateliers abertos a todos e duas liturgias.
A fechar o mês de agosto, de 24 a 31 de agosto, tempo para uma nova semana de reflexão para jovens dos 18 aos 35 anos, com numerosos ateliers dinamizados por intervenientes de diversas origens, incluindo várias sessões em torno do tema escolhido para este ano, “Justiça e Paz”.
A Comunidade recorda que, durante este verão, serão assinalados os aniversários da morte do irmão Roger, fundador da Comunidade, morto há 20 anos, a 16 de agosto, e o 85.º aniversário da sua chegada à aldeia de Taizé — a 20 de agosto.
A 30 e 31 de julho e a 1 de agosto, durante o Jubileu dos Jovens, os irmãos de Taizé vão animar tempos de oração com os cânticos de Taizé na Basílica de Santa Maria in Aracoeli, na Piazza Venezia. Será ainda proposta uma grande oração com várias comunidades na sexta-feira, 1 de agosto, às 20h00, na igreja de Sant’Ignazio in Campo Marzio, também na capital italiana.