• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O impasse na frente dos conservadores órfãos de um líder

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • “Se a realidade se assemelha à guerra, extrema-direita e fundamentalismos ganham força porque o horizonte de direitos, proteção e cidadania cada vez mais parecem uma quimera para a maior parte das pessoas”, afirma o economista

    Vivemos num mundo de soma zero. Futuro incerto tende ao protecionismo, isolamento e novas guerras. Entrevista especial com Daniel Feldmann

    LER MAIS
  • Homilia do Papa Leão: a passagem do bastão entre duas angústias. Artigo de Antonio Spadaro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Mai 2025

O cardeal de viés nitidamente tradicional se perguntava já meses atrás: “Quem podemos apoiar como candidato? Péter Erdő? Ou talvez Timothy Dolan? Ou será que é melhor convergirmos para Pietro Parolin?” A confidência revela toda a desorientação da frente conservadora que está prestes a entrar no Conclave após doze anos de Bergoglio. Entre os tradicionalistas, conservadores e moderados, não são poucos os cardeais que pensam ser oportuno uma pisada no freio, ou pelo menos um pouco mais de ordem.

A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada por La Repubblica, 01-05-2025. A tradução é de Luisa Rabolini. 

De fato, como observou a teóloga estadunidense Cathleen Kaveny, Jorge Mario Bergoglio “não procurou expulsar os católicos conservadores da Igreja, mas interrompeu decisivamente seus esforços para expulsar todos os outros”. O pontífice argentino escolheu oitenta por cento dos cardeais eleitores, mas entre eles há de tudo: o progressista Jean-Claude Hollerich, a estrela em ascensão dos moderados Francis Leo e um conservador como Gerhard Ludwig Müller.

Certamente, porém, em dez consistórios, Bergoglio conteve o território dos conservadores e esvaziou o dos ultraconservadores. Tanto é assim que, nestes dias, os cardeais da velha guarda woytiljana e ratzingeriana, os reacionários que se encontraram em uma reduzida minoria, mas também a área moderada, mutável e pouco visível, bem como toda aquela área irregular que é intolerante às aberturas sinodais, está tentando se organizar, com certo nervosismo, para encontrar o candidato que, nas condições atuais, possa ter mais probabilidade de atrair os 89 votos necessários para ultrapassar o quórum necessário.

O Arcebispo Péter Erdő, de Budapeste, é o mais papável dos conservadores, mas não garantido. Esse grande canonista da Europa Central, de 72 anos, já era considerado papável no Conclave de 2013. Ascendido na época de Wojtyla e muito próximo de Ratzinger, ele nunca teve com sintonia com Francisco, mas nunca o contestou. Ele é o homem de autoridade da doutrina segura, mas até mesmo seus apoiadores reconhecem que ele não é carismático. Motivo pelo qual os conservadores em busca de um autor examinam outros perfis. Há Malcolm Ranjith, de 77 anos, o velho leão do Sri Lanka, um poliglota com experiência diplomática, um passado na Cúria Romana, entre a Propaganda fide e o Culto Divino, e uma riqueza de experiência pastoral no campo. O site conservador The College of Cardinals Report garante que “goza de saúde relativamente boa”. Outro nome que também ressurge neste Conclave é o do arcebispo Timothy Dolan, de Nova York, de 75 anos de idade: um estilo solto - ele convidou os fiéis a se prepararem para a morte de Francisco logo nos primeiros dias de sua hospitalização -, mas, de fato, é improvável que os outros cardeais convirjam para um cardeal da superpotência estadunidense, ou pelo menos para um trumpiano convicto como Dolan.

Se os três conservadores mais radicais do Colégio de Cardeais, embora muito diferentes entre si, têm pouca ou nenhuma chance de coagular um amplo consenso - o ratzingeriano Gerhard Ludwig Müller, o outro estadunidense trumpiano, Raymond Leo Burke, tendência à missa em latim, e o guineense Robert Sarah -, os cardeais conservadores e seus assessores estão olhando ao redor na tentativa de identificar outros talentos emergentes. Alguns mencionam o holandês Willem Jacobus Eijk, um bioeticista de direita (seu último livro é uma revisão dos ensinamentos tradicionais sobre relações sexuais antes do casamento, homossexualidade, masturbação, ejaculação e assim por diante).

Desperta muita curiosidade o afável carmelita sueco Anders Arborelius: um homem moderado, mais que conservador, clássico, mas acostumado a se mover, dialogando, em uma sociedade muito secularizada, com aberturas sociais, como uma clara defesa dos migrantes. No entanto, se não for possível encontrar um candidato que seja a expressão de um conservadorismo completo, existe a hipótese de convergir para alguém que ainda possa oferecer algumas garantias.

Há uma certa fibrilação, atualmente, em torno de Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém: carismático, suas posições corajosas sobre o Oriente Médio são bem conhecidas, menos conhecido é o que ele pensa dos dossiês quentes que agitam a Igreja, mas sabe-se que ele é firme quanto à doutrina. E, finalmente, há o Cardeal Pietro Parolin: o Secretário de Estado de Francisco é visto por muitos, da esquerda, da direita e do centro, da Cúria Romana, das Américas e da Ásia. E até mesmo os conservadores se perguntam se, no final, o melhor não seria convergir para ele para uma transição suave dos anos bergoglianos para um pontificado de autoridade, mas mais ordenado.

Leia mais

  • “Papabile” do Dia: Cardeal Pierbattista Pizzaballa
  • “Papabile” do Dia: Cardeal Jean-Marc Aveline
  • “Papabile” do dia: Cardeal Matteo Zuppi
  • “Papabile” do dia: Cardeal Fridolin Ambongo Besungu
  • “Papabile” do Dia: Cardeal Péter Erdő
  • “Papabile” do dia: Cardeal Pietro Parolin
  • Mulheres e China: Conservadores criticam mudanças de Francisco para ganhar votos antes do conclave
  • Há conflitos no Conclave: Respingam os conflitos do mundo. Artigo de Leonardo Boff
  • Um pré-conclave longo para um conclave curto: a campanha nos bares e a chave da quinta votação
  • Os cardeais fazedores de reis que moldarão o conclave: Quem guardará a revolução da ternura? Artigo de José Manuel Vidal
  • Por que um Francisco II não sairá do Conclave. Artigo de Marco Politi
  • O clichê do Conclave que está errado. O que a história nos diz sobre os conclaves. Artigo de Michael Sean Winters

Notícias relacionadas

  • O cardeal Cipriani perde o controle da Universidade Católica Peruana

    Após uma longa luta civil e canônica, o cardeal Cipriani, arcebispo do Peru, acaba de perder o controle da Pontifícia Universid[...]

    LER MAIS
  • Cardeal Turkson: possível sucessor de Francisco, mas não o único

    Dos que estarão procurando apoiar a continuidade do Papa Francisco numa próxima eleição papal, certamente o cardeal ganense Pe[...]

    LER MAIS
  • O futuro conclave e as tendências mundiais da Igreja

    O escritor e veterano repórter do Vaticano John Allen (foto), que havia consistentemente minimizado a sua propaganda em torno do [...]

    LER MAIS
  • Timothy Dolan, a estrela deste Consistório

    Teologicamente, todos os cardeais podem ser iguais, mas, em termos de atração enquanto celebridades, alguns são obviamente mais[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados