• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pai da Teologia da Libertação, um homem pequenino com um legado gigante, morre aos 96. Artigo de John L. Allen Jr

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Outubro 2024

"Concordando ou não com sua teologia, não há como contestar o fato de que Gustavo Gutiérrez foi importante. As conversas católicas estarão mais pobres agora com sua ausência — e, dada sua paixão ao longo da vida pelos pobres, talvez esse seja o tributo mais poeticamente adequado possível", escreve John L. Allen Jr., em artigo publicado por Crux, 23-10-2024.

Eis o artigo.

Em fevereiro de 2014, uma cena se desenrolou em Roma que muitos observadores consideraram semelhante ao fim da história. Um conservador alemão, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sentou-se no palco do Vaticano, vestindo um poncho peruano e elogiando o pai da Teologia da Libertação na América Latina — um homem que, tempos atrás, era virtualmente o 'inimigo público número um' do Vaticano.

Aquela noite romana, que uniu o cardeal Gerhard Müller ao seu amigo de longa data, o padre Gustavo Gutiérrez, marcou uma espécie de reabilitação oficial para Gutiérrez. O desfecho foi posteriormente coroado quando o Papa Francisco enviou ao envelhecido dominicano uma nota elogiando seu “serviço teológico” por ocasião de seu 90º aniversário, em junho de 2018.

Gutiérrez, falecido em 22 de outubro aos 96 anos, foi um ícone do catolicismo latino-americano do século 20, e por décadas as reações a favor ou contra a teologia pioneira de Gutiérrez marcaram as principais linhas divisórias na Igreja do continente.

Recebemos um lembrete disso apenas três dias antes da morte de Gutiérrez, quando o cardeal-designado Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio, de Lima, Peru, publicou um artigo de jornal altamente crítico do Sodalitium Christianae Vitae, grupo leigo no Peru, culpando a entidade e seu fundador pelo que Castillo chamou de “perseguição injusta” e “resposta insana” a Gutiérrez.

“Eles o consideravam um esquerdista”, escreveu Castillo. “Na verdade, ele era apenas um homem aberto ao Evangelho e aos sinais dos tempos, que atualizou a fé para nosso continente pobre e profundamente religioso”.

Tudo começou em 1968, quando um Gutiérrez de 40 anos atuou como assessor de uma assembleia dos bispos latino-americanos em Medellín. Depois disso, ele escreveu um livro nascido em parte dessa experiência, que originalmente seria intitulado “Rumo a uma Teologia do Desenvolvimento”, mas que acabou se tornando “Teologia da Libertação: Perspectivas”.

O livro foi publicado em 1971, e assim deu nome ao que se tornaria o impulso definidor da Igreja latino-americana no período pós-Vaticano II.

À medida que as polêmicas sobre a Teologia da Libertação aumentaram na década de 1980, era inevitável que Gutiérrez se tornasse um alvo. Em 1983, o então cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, escreveu aos bispos peruanos pedindo-lhes que investigassem Gutiérrez. Ratzinger citou vários supostos problemas na obra de Gutiérrez, incluindo uma visão supostamente marxista da história, uma leitura seletiva da Bíblia focada na redenção material e um conceito de teologia baseado em classes sociais.

Os bispos estavam divididos, mas pareciam preparados para emitir um veredicto negativo até que uma intervenção de última hora veio do lendário teólogo jesuíta alemão padre Karl Rahner, apenas duas semanas antes de sua morte aos 80 anos.

“Estou convencido da ortodoxia do trabalho teológico de Gustavo Gutiérrez”, escreveu Rahner. “A Teologia da Libertação que ele representa é inteiramente ortodoxa. Uma condenação de Gustavo Gutiérrez teria, estou plenamente convicto, consequências muito negativas... Hoje existem diversas escolas, e sempre foi assim... Seria lamentável se esse pluralismo legítimo fosse restringido por meios administrativos”.

Eventualmente, todos os bispos peruanos foram convocados a Roma, depois voltaram para casa e elaboraram uma espécie de conclusão de compromisso que levantou algumas preocupações críticas, mas nunca acusou Gutiérrez de erro e não impôs nenhuma sanção.

Apesar do resultado, Gutiérrez precisou enfrentar forte reação de elementos conservadores da Igreja peruana, incluindo o cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, de Lima.

“Eles criaram um sistema de trabalho pastoral que agora está dentro da Igreja, e não apenas no Peru”, disse Cipriani sobre a corrente teológica lançada por Gutiérrez, em uma entrevista comigo em 2004.

“Dessacralização, fazer do trabalho social a primeira coisa a ser feita, criticar o magistério, envolver padres na política... É todo um sistema, um magistério paralelo ao magistério real. (...) Essa maneira de ser Igreja, o trabalho pastoral, ainda está em andamento e é bastante difícil de mudar”, disse Cipriani.

Essa pressão foi uma das razões que levaram Gutiérrez a deixar a arquidiocese de Lima e ingressar na ordem dominicana em 1999. (Ironicamente, o mestre dos dominicanos que acolheu Gutiérrez na ordem foi o padre Timothy Radcliffe, que será feito cardeal pelo Papa Francisco em 7 de dezembro.)

Gutiérrez foi o professor de Teologia na Universidade de Notre Dame, nos EUA. Ele foi anteriormente professor na Pontifícia Universidade do Peru e atuou como professor visitante em várias universidades na América do Norte e Europa. Gutiérrez possuía cerca de 20 títulos honorários e fundou o Instituto Bartolomé de Las Casas em Lima. Foi nomeado membro da Legião de Honra francesa em 1993 por seu trabalho pela dignidade humana na América Latina.

Para quem conheceu Gutiérrez ao longo dos anos, geralmente a primeira coisa que impressionava era sua estatura notavelmente baixa – que, combinada com seu rosto enrugado e sua propensão (pelo menos em inglês) de emitir pedaços de sabedoria em uma forma levemente não sintática, levou mais de uma pessoa espirituosa a compará-lo ao personagem Yoda do “Star Wars”.

No entanto, seu tamanho diminuto sempre contrastou com seu intelecto grandioso, sendo um dos poucos teólogos católicos do século 20 que verdadeiramente deixou uma marca permanente na Igreja.

Concordando ou não com sua teologia, não há como contestar o fato de que Gustavo Gutiérrez foi importante. As conversas católicas estarão agora mais pobres com sua ausência — e, dada sua paixão ao longo da vida pelos pobres, talvez esse seja o tributo mais poeticamente adequado possível.

Leia mais

  • “O Papa é um 'kairós' que ninguém esperava, um grande dom”. Entrevista com Gustavo Gutiérrez
  • Faleceu o pai da Teologia da Libertação, Gustavo Gutiérrez
  • Os 95 anos de Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutierrez: servidor dos pequenos e teólogo da libertação. Artigo de José Oscar Beozzo
  • Gustavo Gutiérrez, pai da teologia da libertação
  • Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate. Revista IHU On-Line, Nº. 404
  • Teologia da Libertação. Revista IHU On-Line, Nº. 214
  • Gustavo Gutierrez: servidor dos pequenos e teólogo da libertação. Cadernos Teologia Pública
  • A Igreja peruana exalta Gustavo Gutiérrez: “Ensinou-nos a ver a realidade com os olhos dos pobres”
  • Taizé: uma parábola de reconciliação para um mundo dilacerado. Artigo de Gabriel Vilardi 
  • “Pobres são aqueles que não têm o direito de ter direitos”: o Padre Gustavo Gutiérrez em conversa com Andrea Riccardi
  • O Vaticano levanta definitivamente o veto a Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutiérrez defende que se declare São Romero ''doutor da Igreja''
  • Aos 90 anos, mais um reconhecimento a Padre Gustavo Gutiérrez
  • Duas cartas em favor de Gustavo Gutiérrez
  • “O Papa é um ‘kairós’ que ninguém esperava, um grande dom”. Entrevista com Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutiérrez: “O compromisso com o pobre não pode evitar a denúncia das causas da pobreza”
  • Gustavo Gutiérrez: “Apenas quando formos amigos dos pobres, teremos nos comprometido com eles”
  • Compreender a pobreza. Artigo de Gustavo Gutiérrez
  • Gustavo Gutiérrez avalia atualidade da Teologia da Libertação e o papado de Francisco
  • “Teologia da Libertação em Tempos Excepcionais de Crise e Esperança”. Ameríndia apela à reflexão face à pandemia
  • Papa enaltece padre pioneiro da Teologia da Libertação argentina
  • Teologia da Libertação: o que significa no contexto atual?
  • A força dos pequenos: a Teologia da Libertação
  • Quarenta anos de "Jesus Cristo Libertador"
  • Não basta ser bom, há que ser misericordioso. Artigo de Leonardo Boff
  • Enquanto houver pobres, haverá Teologia da Libertação. Entrevista com Pablo Richard
  • O êxito das teologias da libertação e as teologias americanas contemporâneas.
  • Uma vida em meio ao pobre. Artigo de José Oscar Beozzo
  • A "Igreja em saída" de Bergoglio: adesões e resistências do clero brasileiro. Entrevista especial com Oscar Beozzo
  • Teologia da Libertação ou da Prosperidade? Artigo de Gianfranco Ravasi
  • O futuro da Teologia da Libertação
  • Teologia da Libertação e Teologia da Misericórdia
  • Sodalício, uma experiência fracassada da guerra fria na América Latina. Artigo de Carlos Castillo Mattasoglio

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • O papa, o Concílio e a história

    Passado meio século desde os tempos do Concílio Vaticano II, é possível tentar um balanço diferente, que utilize como element[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados