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É preciso autorreflexão sobre definições imutáveis, exige a teóloga dogmática Eva-Maria Faber

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19 Setembro 2024

Para que a Igreja se torne mais sinodal, é preciso questionar antigas tradições consideradas imutáveis, exige a dogmática Eva-Maria Faber. Porque para muitas definições as continuidades são bastante pequenas.

A reportagem é publicada por Katholisch.de, 18-09-2024.

A dogmática e teóloga fundamental de Chur, Eva-Maria Faber, convocou a Igreja a uma autorreflexão crítica sobre sua própria doutrina e tradição. "É estranho para a teologia que trabalha historicamente que as representações oficiais da Igreja lidem de maneira tão pouco sincera com a história da doutrina e das estruturas eclesiásticas", escreve Faber em um artigo para o portal Feinschwarz.net. "Por que são tão resistentes a se mostrarem capazes de aprender e, às vezes, até de se retratar?" As definições eclesiásticas atuais sobre doutrina, direito e prática deixavam, no momento, pouco espaço para que as igrejas locais experimentassem quais ministérios batismal e quais formas de descentralização seriam adequados para elas. No entanto, o Instrumentum laboris publicado ano passado para o Sínodo dos Bispos exigia justamente essa experimentação.

"Para muitas das definições aparentemente imutáveis da Igreja de hoje, as continuidades são, de fato, bastante rompidas e estreitas". Faber mencionou como exemplo as estruturas ministeriais que parecem inamovíveis. "O Ordo nem sempre foi tripartido, a consagração episcopal nem sempre foi vista como um sacramento, e a imposição de mãos nem sempre foi valorizada como o rito central da ordenação". Até a Idade Média, as listas de ordens também incluíam diáconas e abadessas. Além disso, o Código de Direito Canônico de 1917 foi o primeiro a estabelecer a regra de que o Papa nomearia os bispos. "Portanto, não há tradições antigas que se oponham a uma reflexão corajosa sobre a inclusão de instâncias eclesiais locais e representantes do povo de Deus na seleção de bispos".

Decisões papais e episcopais anteriores muito unilaterais

Isso também se reflete na declaração do Vade-mécum sobre o processo sinodal mundial. No Instrumentum laboris, afirma-se que a Igreja reconhece "a sinodalidade como um componente essencial de sua essência". Tal declaração eclesiológica soa como se essa definição essencial sempre tivesse validade em todo lugar, escreve Faber. "No entanto, de uma perspectiva histórica, é preciso constatar sobriamente: esse caráter sinodal constitutivo foi muitas vezes realizado de maneira muito parcial no passado". Decisões papais ou episcopais anteriores muitas vezes foram muito unilaterais e pouco enraizadas na prática de vida, pois raramente foram sinodais. "Isso se aplica especialmente a algumas decisões do magistério papal, que, autocentradas – sem recorrer de fato às Escrituras, à Tradição, ao sensus fidelium ou à Teologia, mas sim por meio de uma construção própria da tradição magisterial – buscavam expandir a obrigatoriedade de suas próprias decisões e enfatizar sua imutabilidade".

No entanto, disso resulta um problema grave: as decisões de uma Igreja que, no mínimo desde o segundo milênio, agiu de maneira pouco sinodal, dificilmente podem ser renovadas. Para que novas orientações – como o discurso de Papa Francisco sobre a Igreja como hospital de campanha – possam se desenvolver, "os modelos e critérios que até agora moldaram a Igreja devem ser explicitamente relativizados e arquivados oficialmente", exige Faber.

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