• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O Oriente Médio após o ataque de Hanyeh

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

01 Agosto 2024

O convidado é sagrado. Mas o Irã não sabe como protegê-lo. Este é o golpe mais grave sofrido pela imagem do regime iraniano quando o chefe do Hamas, Ismail Hanyeh, foi explodido no centro de Teerã.

Além disso, o ataque, de origem israelense, ocorre por ocasião da tomada de posse do novo presidente Pezeshkian, que sucede a Raisi, que também desapareceu num misterioso acidente de avião.

O comentário é de Ricardo Cristiano, publicado por Settimana News, 31-07-2024.

O regime cambaleia, a moeda iraniana despenca no impiedoso mercado cambial. O que é preocupante não é apenas a alta posição do convidado, uma peça muito importante do eixo de resistência que os Pasdaran construíram ao longo dos anos, de Teerã ao Mediterrâneo – e que hoje representa a linha da frente de Gaza.

O que é preocupante é o fato de agora a guerra, concebida e conseguida para mantê-lo nas casas de outras pessoas, parecer seguir o caminho oposto e apontar para o Irã: isto aterroriza o regime, que recorda a guerra de Saddam Hussein contra o Iraque como um pesadelo irrepetível.

Portanto, Teerã deve limitar as suas hipotéticas esperanças de apaziguamento de última hora com Washington para demonstrar aos seus aliados que ainda é uma fortaleza confiável, com capacidade para operar no estrangeiro. Não é exatamente isso que se afirma oficialmente, visto que o comunicado agora publicado fala de uma certa resposta “em conjunto com os aliados do eixo de resistência”.

Convergência ou, ao que parece, delegação em milícias amigas? Essa é a questão. Teerã quer exportar problemas, mantê-los afastados, mas desta vez poderá ter de provar que existe. Um passo que destaca que o risco se torna enorme.

O Irã não pode pedir ao Hezbollah que opere em seu nome e por sua conta, dado que o Partido Libanês de Deus já deve decidir por si próprio, pela eliminação de um dos seus expoentes mais importantes: Shakar. A linha de reação também pode ficar confusa, deixando margens ambíguas.

Mas desta vez Teerã parece forçado a entrar num terreno de clareza, talvez necessário e por isso mesmo arriscado para toda a região. É muito difícil dizer se, na balança real, Teerã perdeu com Hanyeh, como muitos afirmam, um aliado fiel. Não sei, de certa forma, na sua inescrutabilidade, parece que não.

O verdadeiro interlocutor parece agora ser Sinwar, o chefe do Hamas que, ao contrário de Hanyeh, está em Gaza, com a sua posição contra qualquer acordo. Mas o que Teerã não pode abrir mão é de enfrentar e o golpe é muito duro, além das consequências nas negociações para o cessar-fogo em Gaza.

E sem esse cessar-fogo, o que decidirá fazer o verdadeiro braço operacional de Teerã, o Hezbollah? Na lógica implacável de dente por dente, o Irã parecia a muitos ser capaz de absorver e depois delegar “a sua” resposta a terceiros. Será assim agora também?

Leia mais

  • Morte de líderes do Hamas e Hezbollah gera temor de escalada
  • O principal líder político do Hamas, Ismael Haniya, assassinado no Irã
  • Israel à beira de guerra total contra o Hezbollah
  • Haia: “É ilegal a ocupação dos Territórios”. Um drone dos Houthis mata em Tel Aviv
  • Beirute, o patriarca dos maronitas: “O Hezbollah apoia Gaza, mas o faz às custas do Líbano”. Entrevista com Béchara Butros Raï
  • Os temores do Papa sobre a guerra no Líbano
  • “O Líbano será o novo front e corre o risco de pagar o preço mais alto”. Entrevista com Mohanad Hage Ali
  • Israel poderá continuar devastando Gaza e atacando o Líbano com o aval e assistência militar dos Estados Unidos.
  • A loucura de Netanyahu é a guerra mundial. Artigo de Gad Lerner
  • Santa Sé: por um Líbano multiconfessional. Artigo de Riccardo Cristiano
  • Diário de Guerra (59) Parolin no Líbano. Artigo de Riccardo Cristiano
  • Netanyahu perante o Tribunal Penal Internacional: o que pode acontecer se ele for acusado de crimes de guerra em Gaza?
  • A condenação internacional do genocídio tem alguma utilidade?
  • A ONU acusa Israel de cometer crime de guerra
  • Um bombardeio israelense mata sete trabalhadores da World Central Kitchen, ONG que atua em Gaza
  • A arma da fome. Artigo de Francesca Mannocchi
  • A fome como instrumento de guerra: o risco de uma catástrofe global
  • Secretário-geral da ONU pede investigação independente sobre valas comuns em Gaza
  • Gaza, em 6 meses de conflito, uma criança morreu a cada 15 minutos
  • Uma a cada três crianças sofre de desnutrição em Gaza, enquanto Israel mata trabalhadores humanitários que trazem alimentos
  • Gaza recebe menos de metade da ajuda humanitária necessária para evitar a fome
  • Barcos com ajuda humanitária para população de Gaza acusam Israel de impedir saída
  • Instruções para resistir: a Flotilha da Liberdade que pretende chegar a Gaza treina para abordagem do exército israelense
  • A Flotilha da Liberdade acusa Israel de impedir sua partida em uma nova tática de pressão
  • “A banalização de um genocídio é de uma desumanização atroz”. X-Tuitadas
  • Protestos entre empregadas das big tech diante da cumplicidade do Google com o genocídio israelense na Palestina
  • IHU Cast – Israel e o genocídio em Gaza
  • “O mundo está cansado destas besteiras imperialistas ocidentais, das máquinas de morte e do genocídio”, diz Susan Abulhawa
  • “O limiar que indica a prática do genocídio por Israel foi atingido”
  • A tragédia de Gaza, isto é um genocídio
  • Oxfam acusa Israel de não tomar todas as medidas ao seu dispor para prevenir o genocídio
  • “O mundo inteiro faz parte deste crime ao apoiar o genocídio e a limpeza étnica na Palestina”
  • Unicef: “Mais de 13.800 crianças mortas em Gaza”
  • “Seis meses de guerra, 10 mil mulheres palestinas em Gaza foram mortas, cerca de seis mil mães,19 mil crianças órfãs”

Notícias relacionadas

  • Poesia e mística: o silêncio como origem e destino. Entrevista especial com Mariana Ianelli

    “O tempo interior, de silêncio, paciência e meditação, tem sido cada vez mais preterido pelo imediatismo, que é a noção d[...]

    LER MAIS
  • Morre Giulio Girardi, promotor do ''Cristãos pelo socialismo''

    Morreu Giulio Girardi, um dos mais importantes e prestigiados teólogos da libertação. Seu amigo, o também teólogo espanhol Be[...]

    LER MAIS
  • Pluralismo religioso: desafio para a teologia do século XXI

    "A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental que pode ser traduzido como a acolhida do pluralismo relig[...]

    LER MAIS
  • Além da moral dos bancos. Entrevista com Gaël Giraud

    "As regras de mercado são insalubres, é preciso mudá-las. E não basta mais que os financistas cristãos sejam honestos, senão[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados