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Sínodo sobre a sinodalidade: hora de entregar. Artigo de Austen Ivereigh

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26 Julho 2024

Consultor do sínodo em Roma em outubro, Austen Ivereigh, argumenta que se a visão de Sínodo for traduzida em ação, isso marcará uma mudança extraordinária na cultura da Igreja.

O artigo é de Austen Ivereigh, escritor e jornalista britânico e pesquisador em História da Igreja Contemporânea no Campion Hall, na Universidade de Oxford, publicado por The Tablet, 25-07-2024. 

Eis o artigo.

Um consultor do sínodo em Roma em outubro argumenta que se sua visão for traduzida em ação, isso marcará uma mudança extraordinária na cultura da Igreja.

Algumas das respostas ao novo documento de trabalho (o Instrumentum Laboris) para o que ele chama de “segunda sessão” da assembleia sinodal me fizeram lembrar de um aviso que o Papa Francisco faz em Let Us Dream, o livro em que colaboramos. Decepção e uma sensação de derrota nos processos sinodais, ele diz, muitas vezes revelam uma agenda. “Você veio querendo alcançar algo, e quando não conseguiu, você se sentiu esvaziado”, ele escreveu, acrescentando que o perigo é que “você permaneça preso dentro de seus desejos, em vez de se permitir ser tocado pela graça oferecida”. Uma decepção raivosa foi provocada pelo parágrafo 17, que diz que a admissão de mulheres ao diaconato, que algumas Igrejas locais favorecem e outras se opõem, “não será o assunto do trabalho” da sessão conclusiva.

Muitos viram isso como uma reversão do que foi prometido, uma traição até. Mas não é nenhuma das duas coisas. O Papa Francisco escreveu ao secretário-geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, em fevereiro para explicar que queria que a segunda sessão se concentrasse no tema do próprio sínodo, ao mesmo tempo em que garantia que questões com implicações teológicas e jurídicas não fossem deixadas de lado. Em março, o secretariado anunciou 10 grupos de estudo, um dos quais inclui ministérios em geral, e mulheres e o diaconato em particular. Esses grupos — coordenados pelos dicastérios do Vaticano e envolvendo muitas instituições em toda a Igreja global — darão relatórios provisórios à assembleia e relatórios finais ao Papa em junho de 2025.

A razão para a ação do Papa é óbvia. Não há como a segunda sessão de três semanas avançar significativamente em tal gama de questões complexas e divisivas. O foco do encontro de outubro é capturado no título do Instrumentum Laboris: “Como ser uma Igreja missionária e sinodal”. Se a primeira sessão em outubro passado nos pediu para imaginar e descrever uma Igreja sinodal, a segunda sessão nos pedirá para considerar as estruturas, processos e mentalidades necessárias para incorporá-la. É a implementação que importa agora; e a tarefa da assembleia é nos fornecer um mapa para chegar lá. Os muitos tópicos levantados durante a jornada sinodal serão considerados em uma espécie de trilha paralela.

O que pode passar despercebido no foco em questões específicas, como a ordenação de mulheres ao diaconato, é o quão profundamente a Igreja precisa mudar para viver frutuosamente com essas questões. A graça agora oferecida é a conversão exigida. Em outubro, alguns podem tentar diluí-la. A introdução ao IL captura a jornada até agora e mostra como a sinodalidade está ajudando a Igreja a arrancar sua tradição autêntica dos tegumentos da história. Suas propostas não foram idealizadas por teólogos, mas são extraídas das experiências de Igrejas locais. Na coletiva de imprensa para lançar o Instrumentum Laboris, o cardeal Jean-Claude Hollerich citou esses relatórios locais para mostrar o quão longe no caminho sinodal algumas partes da Igreja já foram, incluindo, no caso de uma conferência episcopal europeia, uma "fase de teste sinodal" de cinco anos para incorporar métodos sinodais de tomada de decisão e discernimento em nível nacional.

Quão excepcional é isso? É difícil saber. O IL não tenta um check-up de saúde no progresso sinodal nas Igrejas locais. Alguns bispos nessas ilhas tentaram resistir à sinodalidade, espremendo-a no quadro da nova evangelização de João Paulo II: os leigos devem assumir a responsabilidade pela missão, mas não pelo discernimento e pela tomada de decisões. O IL insiste no oposto: todo o Povo de Deus (que tem, nas palavras de Francisco, “a capacidade instintiva de discernir os novos caminhos que o Senhor está revelando à Igreja”) é chamado à missão e ao discernimento eclesial.

A necessidade de relacionamentos melhores, mais saudáveis e mais recíprocos entre homens e mulheres, entre padres e leigos, e entre bispos e Roma não poderia ser mais urgente. Participação e corresponsabilidade, em processos de tomada de decisão, bem como em ministérios, não podem ser adiadas. Estas não são distrações da evangelização, mas a chave para a missão da Igreja em um momento em que a desconfiança da autoridade e das instituições é epidêmica, e a polarização e a incivilidade estão se metastatizando.

“A disposição de ouvir a todos, especialmente aqueles que se tornaram pobres... contrasta fortemente com um mundo em que a concentração de poder cala as vozes dos mais pobres”, observa o IL. Ele conclui retornando aos desafios sombrios do nosso tempo, que atribui ao “nosso crescente isolamento uns dos outros, à crescente violência e polarização do nosso mundo e ao nosso desenraizamento das fontes da vida”. Como enraizar a autoridade no serviço, como ouvir e dialogar, como ser corresponsável à luz da nossa vocação batismal, como transformar estruturas para que todos participem: assumir esses desafios é tanto um serviço à Igreja quanto uma forma de curar as feridas do nosso tempo. A sinodalidade, pode-se dizer, é o Ad Gentes de hoje.

Após a seção introdutória “fundações”, o Instrumentum Laboris se divide em três partes. A primeira parte – “relacionamentos” – aborda a mudança de noções piramidais de autoridade para noções sinodais de serviço e escuta, reconhecendo nossa interdependência e reciprocidade. Aqui o foco está no desenvolvimento de “ministérios batismais”, aqueles enraizados no batismo, não na ordenação, que podem ser exercidos por mulheres tanto quanto por homens: administrar uma comunidade eclesial, liderar orações, ensinar a fé e pregar (inclusive durante a Eucaristia). Há uma visão renovada do que significa ser padre e bispo em uma Igreja sinodal, construindo os carismas dos fiéis.

A segunda parte – “caminhos” – é sobre formação em discernimento, tomada de decisão participativa e o que isso exige: oração pessoal e comunitária, ouvir as Escrituras e a experiência, bem como uns aos outros, a busca por consenso usando conversas no Espírito e a crescente necessidade de ministérios de escuta e acompanhamento. A autoridade deve consultar; as decisões devem ser compartilhadas.

A menos que as Igrejas locais criem agora “processos de tomada de decisão autenticamente sinodais, a visão de uma Igreja sinodal não será credível”. As organizações da Igreja devem se tornar transparentes e responsáveis em seus planos pastorais e métodos de evangelização; no mínimo, deve haver amplo envolvimento no planejamento pastoral e econômico, demonstrações financeiras auditadas, “uma declaração anual sobre o desempenho da missão” e “procedimentos periódicos de avaliação sobre o desempenho daqueles que exercem qualquer tipo de ministério e ocupam qualquer posição dentro da Igreja”. Estes são de “grande importância e urgência para a credibilidade do processo sinodal”.

A terceira e última parte – “espaços” – capta as implicações para a Igreja em um mundo em rápida mudança. Seus espaços devem ser “ambientes e redes nos quais os relacionamentos podem se desenvolver, oferecendo às pessoas enraizamento e uma base para a missão, que elas realizarão onde quer que suas vidas se desenvolvam”. As pessoas se relacionam com a Igreja menos por meio da geografia do que por meio de “laços de associação”, então deve haver uma “reforma sinodal das realidades eclesiais”. Redes de conselhos – paróquia, reitoria, diocesano e assim por diante – devem se tornar lugares de discernimento eclesial, tomada de decisão e missão, e a filiação a essas redes deve refletir a comunidade, especialmente aqueles em suas margens – incluindo os jovens e os pobres. Esta é uma área, diz o Instrumentum Laboris, onde as mudanças podem ser rapidamente implementadas, “com um impacto eficaz e rápido”.

Se essa visão para o sínodo for endossada e traduzida em ação, isso equivaleria a uma mudança extraordinária na cultura da Igreja. Depois de três anos, agora é possível dizer: sim, há clareza sobre o caminho a seguir. A  questão é se, e quando, queremos começar a nos mover para lá – juntos.

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