Nazaré, palavra-chave na canonização de Charles de Foucauld

Foto: Vatican Media

10 Mai 2022

 

 

 

 

O artigo é de José Luis Vázquez Borau, doutor em Filosofia e em Teologia, professor e escritor especializado em ciências da religião e espiritualidade e membro da Rede Ibero-americana de Estudo das Seitas (RIES), publicado por Religión Digital, 09-05-2022. 

 

Eis o artigo.

 

Se de alguma forma tivéssemos que apontar com uma palavra o que distingue e caracteriza Charles de Foucauld e os seguidores do seu carisma, a palavra indicada seria, sem dúvida, Nazaré.

 

Foto: Divulgação

 

Charles de Foucauld está por decisão própria no Akbés Trappa, perto de Alexandria, na atual Turquia, fundado em 1881 e destruído pelos turcos em 1920, logo após o genocídio armênio. Em setembro de 1893 escreveu ao padre Huvelin, seu diretor espiritual, mergulhado em uma grave crise. Mas Huvelin não vai retornar a ele até o início de janeiro. É fácil imaginar a solidão em que Foucauld se encontra, mas sem perder a paz interior. Extraímos de sua carta:

 

Esta vida simples de Nazaré que eu procurava e a qual estou muito longe de ter renunciado... Não haveria como formar uma pequena congregação para levar essa vida, viver apenas do trabalho de suas próprias mãos, como fez Nosso Senhor, que não viveu de coletas, nem de presentes, nem do trabalho de trabalhadores estrangeiros que se contentava em dirigir? Você não poderia encontrar algumas almas para seguir Nosso Senhor nisto, para continuar a viver todos os Seus conselhos, renunciando absolutamente a toda propriedade, tanto coletiva quanto individual, e consequentemente proibindo tudo o que Nosso Senhor proíbe, qualquer processo, litígio, reclamação, esmola um dever absoluto, dar um vestido se tiver dois, dar comida quando tiver quem não tem, sem guardar nada para o dia seguinte...?

 

Todos os exemplos de sua vida oculta, todos os conselhos que saíam de sua boca... uma vida de trabalho e oração, não duas classes de religiosos como nos cistercienses, mas apenas uma como queria São Bento... sem a complicada liturgia de São Bento, mas longa oração, terço, Santa Missa; a nossa liturgia fecha a porta dos nossos conventos aos árabes, turcos, armênios etc., que são bons católicos mas não conhecem uma palavra das nossas línguas, e gostaria de ver estes pequenos ninhos de vida fervorosa e laboriosa, reproduzindo de Nosso Senhor, estabelecido sob sua proteção, guardado por Maria e José, perto de todas essas missões orientais isoladas, para oferecer refúgio às almas do povo deste país, a quem Deus chama para servi-lo e amá-lo somente... isso é um sonho, senhor padre.

 

Se eu soubesse que veio de Deus, imediatamente, melhor hoje do que amanhã, daria os passos necessários para entrar nesse caminho... Quando penso nisso, parece-me perfeito: seguir o exemplo e conselho de Nosso Senhor só pode ser excelente... E, além disso, é o que sempre busquei; apenas para descobrir isso, entrei no Trapa; não é uma nova vocação. Se tal grupo de almas existisse há alguns anos, você sabe que é para onde eu teria corrido diretamente. Como ela não existe, nem existe nada que se aproxime dela ou a substitua, não deveríamos tentar formá-la? E faça isso com o desejo de ver como se espalha pelos países muçulmanos e outros. Repito: quando vejo o objeto, parece-me perfeito. Mas quando eu olho para o sujeito a quem este pensamento veio, e de forma tão ardente... O sujeito, este pecador, este ser fraco e miserável que você conhece, não vejo nele o material que Deus normalmente usa para fazer coisas boas. Para fazer boas ações, use bons materiais. É verdade que, uma vez iniciado, se o pensamento vier de Deus, Ele dará crescimento e logo gerará almas capazes de serem as primeiras pedras de Sua casa, almas diante das quais permanecerei, como é normal, no nada, o que é o meu lugar. Há outra coisa que me anima a fazer um trabalho tão pouco de propósito para um pecador e para minhas misérias, é que Nosso Senhor disse que quando se pecou muito, é preciso amar muito... Aí está isso, senhor padre, você acha que vem de Deus? (Carta ao Pe. Huvelin. Trapa de Akbés, 22 de setembro de 1893).

 

Em dezembro deste mesmo ano, ela definiu claramente sua vocação para sua prima, a Sra. de Bondy: “Você sabe que meu pensamento de vida: imitar a vida oculta de Nosso Senhor em Nazaré da maneira mais perfeita possível, como nosso querido São Francisco imitou seu vida apostólica " (26 de dezembro de 1893). Entre 1894 e 1896, Foucauld passa três anos difíceis. Ele quer viver a vida para a qual se sente chamado. Nazaré torna-se um chamado dilacerante e tudo lhe fala de Nazaré. Um dia, no início de abril de 1894, ele é enviado a um barraco pobre em uma aldeia vizinha para vigiar um morto. E no seu interior exclama, como indica ao primo: «Que diferença entre esta casa e os nossos quartos! Suspiro por Nazaré !» (10 de abril de 1894).

 

Foto: Divulgação

 

Já em Nazaré, como mensageiro das Irmãs Clarissas, em suas meditações afirma o que muitos consideram um texto chave da espiritualidade foucauldiana: tanto quanto a vida pública, deve ser uma pregação do Evangelho pelo exemplo; toda a nossa existência, todo o nosso ser, deve gritar o Evangelho sobre os telhados; toda a nossa pessoa deve respirar Jesus, todos os nossos atos, toda a nossa vida deve gritar que pertencemos a Jesus, devem apresentar a imagem da vida evangélica; todo o nosso ser deve ser uma pregação viva, um reflexo de Jesus, um perfume de Jesus, algo que clama a Jesus, que faz Jesus ver, que brilha como uma imagem de Jesus» (Meditações sobre os Santos Evangelhos, Nazaré, 1897). E em uma carta ao padre Huvelin escrita de Jerusalém escrita em 22 de outubro de 1898, Foucauld lhe diz:

 

Quanto mais procuro minha alma, mais encontro apenas uma vontade: fazer o que Deus quer de mim, seja o que for, o que mais lhe agrada, o que melhor O glorifica, o que há mais amor, o que me leva a amá-lo mais... Glorifique-o tanto quanto eu puder, e para isso amá-lo tanto quanto pode, e fazer o que me leva a isso. O que sonho em segredo, sem confessar a mim mesmo, sem permitir, e rejeitando esse sonho, que sempre volta, e que te conto porque é necessário que você conheça as últimas profundezas de minha alma, o que sonho involuntariamente, é uma coisa muito simples e poucas em número, semelhante às primeiras comunidades muito simples dos primeiros tempos da Igreja... Algumas almas reunidas para levar a vida de Nazaré, vivendo do seu trabalho como Sagrada Família, praticando as virtudes de Nazaré contemplando Jesus, pequena família, pequena casa monástica, muito pequeno, muito simples, não beneditino. Sinto-me deliciosamente bem, como um pequeno trabalhador escondido na sombra de Santa Clara; Eu tenho perfeitamente, maravilhosamente, o que eu estava procurando; Tenho a vida de Nosso Senhor em Nazaré; e ficarei tão feliz até a morte, a menos que a vontade de Deus seja que eu mude. Se a vontade de Deus me quiser capelão das Mães, estou disposto a obedecer e ficar lá até a morte, se Ele quiser: creio que com isso não deixarei de imitá-lo, será para preservar sua pobreza divina, e mudar a degradação do obreiro de Nazaré pelas tribulações e a cruz do obreiro evangélico; haverá menos solidão, mas mais trabalho de caridade! Se Nosso Senhor quiser enviar-me mais tarde algumas almas para viver a vida de Nazaré num desses desertos da Terra Santa por Ele percorridos e evangelizados, na contemplação, no trabalho, na hospitalidade, caridade, a simplicidade dos tempos primitivos: estou pronto a obedecer; a imitação de Nosso Senhor permanecerá a mesma; as cruzes e as contradições substituirão, como aconteceu com Ele, as trevas do trabalhador; a retirada será menor, os atos de caridade crescerão. Estou em suas mãos, querendo apenas uma coisa, glorificar o nosso Amado Jesus tanto quanto possível.

 

Foto: Divulgação

 

No retiro diaconal realizado na Trapa de Ntra, a Sra. de la Nieves, em 15 de março, ele se perguntou o que gostaria que eu fizesse. E esta é a resposta dele:

 

Aquilo em que o amor é maior. O maior amor consiste na mais perfeita imitação. A imitação mais perfeita consiste em imitar perfeitamente Jesus em um dos três modos de vida de que ele nos deu o exemplo: pregação, deserto, Nazaré. Certamente, não sou chamado para pregar, minha alma não se sente capaz disso; nem para o deserto, meu corpo não pode viver sem comer: portanto, sou chamado à vida de Nazaré (da qual meu corpo e minha alma são capazes e para a qual sou atraído). Onde encontrarei a mais perfeita imitação da vida de Nazaré? Nos Irmãozinhos do Sagrado Coração de Jesus, e não em outro lugar... Em nenhum outro instituto há tanta pobreza, aviltamento, penitência, retiro, simplicidade, aquela adoração perpétua de Jesus exposto... Numa vida totalmente solitária, com muito poucos colegas faltaria a adoração perpétua de Jesus... Numa vida ao alcance de uma comunidade, aproveitando a guarda, faltaria a aposentadoria. Nos Irmãozinhos do Sagrado Coração, encontra-se tudo o que o maior amor pede: imitação (há um esforço para imitar Jesus em tudo), obediência (esforço para se conformar aos preceitos e conselhos de Jesus em tudo), contemplação (encerramento, recolhimento, oração, oração); sacrifício (mortificação habitual, e se Deus quiser, martírio), glorificação de Deus (para a própria santificação e a de todos os homens, todas as obras compatíveis com a vida de Nazaré são feitas, todas aquelas que Jesus fez em Nazaré durante esses trinta anos, em que ele glorificou a Deus). Existem outras almas, além da minha, chamadas à vida dos Irmãozinhos do Sagrado Coração? Sim: Todos aqueles que são chamados à perfeição, ao amor maior, a "seguir" Jesus, sem serem chamados a pregar, ou ao deserto, são chamados como eu e pelas mesmas razões. Portanto, devo fazer todo o esforço para viver esta vida como Irmãozinhos do Sagrado Coração com outras almas, isso é "o que mais agrada a Deus, que eu faça".

 

Em 23 de junho de 1901, escreveu ao amigo Henry de Castries seu projeto para a Fraternidade na fronteira marroquina:

 

Para isso, para fazer por estes infelizes o que gostaríamos que nos fizessem, se estivéssemos no lugar deles, gostaríamos de fundar na fronteira marroquina, não um trapista, não um grande e rico mosteiro, não uma fazenda, mas uma espécie de ermida humilde e pequena, onde alguns monges podiam viver de algumas frutas e um pouco de pão, coletado por suas mãos, em estrito fechamento, penitência e adoração ao Santíssimo Sacramento, sem deixar seu claustro, sem pregar, mas oferecendo hospitalidade a todos que vieram, bons ou maus, amigos ou inimigos, muçulmanos ou cristãos. É evangelização não por palavra, mas pela presença do Santíssimo Sacramento, oferta do sacrifício divino, oração, penitência, prática das virtudes evangélicas, caridade, caridade fraterna e universal, já estabelecido em Beni Abbés, um oásis argelino perto da fronteira marroquina, no Regulamento dos Irmãos Foucauld em 1902 ele escreve:

 

Vemos em cada hóspede, pobre, doente, que vem a nós, um ser sagrado, um ser em que vive Jesus, uma coisa indescritivelmente santa, por maior que seja a crosta de pecado e mal que possa envolver essas pobres almas... "para salvar o que se perdeu", "para eles veio o médico divino, não para os sãos". Um dos meios mais eficazes de fazer o bem às almas dos pecadores, inimigos, infiéis é aliviá-los, consolá-los, ser ternos, benfeitores, bons, fraternos para com eles, abrandando seus corações pelo fogo de nossa caridade, preparando-os a amar Jesus, fazendo-os estimar seus servos: A Fraternidade é o teto do Bom Pastor. Não temos catequese nem escola com as crianças: não nos dedicamos à educação ou ensino de crianças ou jovens. Cuidamos das crianças abandonadas ou semi-abandonadas do entorno, de todos aqueles que não recebem moral, espiritual ou materialmente os cuidados necessários, e depois de tê-los o tempo necessário como hóspedes da Fraternidade, buscaremos sua admissão em orfanatos religiosos. Os idosos abandonados, os doentes crônicos e os que não recebem cuidados, vamos acolhê-los e acolhê-los na nossa casa como hóspedes, até que possam ser enviados para hospícios religiosos.

 

Foto: Divulgação

 

No caminho entre Tinef e Tit, Foucauld em seu Diário , em 17 de maio de 1904, se pergunta como se posicionar no país tuaregue, e esta é sua resposta:

 

Silenciosamente, discretamente como Jesus em Nazaré, obscuramente, como Ele "passando pela terra despercebido, como um viajante na noite", "aquae Salvatoris vadunt cum silentio", pobremente, laboriosamente, humildemente, suavemente, fazendo o bem como Ele, bene fazendo", desarmado e mudo diante da injustiça como Ele; deixando-me como o divino Cordeiro, tosquiando e imolando sem resistir nem falar, imitando Jesus em Nazaré e Jesus na Cruz em tudo, e em caso de dúvida sobre como me comportar e seguir o Regulamento dos Irmãozinhos do Sagrado Coração, sempre conforme a conduta de Jesus em Nazaré, e de Jesus na Cruz, porque o primeiro dever dos Irmãozinhos do Sagrado Coração e o meu, o primeiro artigo do sua vocação e a minha, seus regulamentos e o meu, o que está escrito para eles e para mim por Deus, in capite libri, é imitar Jesus em sua vida em Nazaré, e quando chegar a hora, imitá-lo em sua Via Sacra e sua morte.

 

De que modo? Acima de tudo, com amor, olhando, contemplando constantemente o bem-amado Jesus, nas tarefas diárias, vigiando à noite, na adoração da Hóstia divina e na oração, dando sempre o primeiro lugar espiritual, imitando Jesus em Nazaré, em seu amor a Deus, de forma mais desproporcional do que em todo o resto. E deixar fluir, irradiar, esse grande amor de Deus e de Jesus a todos os homens por quem Cristo morreu; resgatados a grande preço, amando-os como Ele s havia amado, e fazendo para eles o quanto me for possível, tudo o que Ele fazia em Nazaré para salvar as almas, para santificá-las, para consolar, aliviar, n'Ele, por Ele, como Ele, para Ele.

 

E numa carta ao padre Caron, superior do Seminário Menor de Versalhes, datada de 8 de abril de 1905, escrita por Beni Abbés, explica sua evolução espiritual até o momento em que se encontra:

 

Sou um velho pecador que, desde o dia seguinte à sua conversão, há vinte anos, foi fortemente atraído por Jesus para levar Sua vida em Nazaré. Desde então, tentei imitá-lo - muito miseravelmente, infelizmente. Passei vários anos naquela querida e abençoada Nazaré, como servo e sacristão do convento das Clarissas. Só saí daquele lugar abençoado para receber as Ordens Sacras há cinco anos. Como sacerdote livre na diocese de Viviers, meus últimos retiros antes do diaconato e do sacerdócio me fizeram ver que esta vida de Nazaré, minha vocação, devia ser levada não na minha amada Terra Santa, mas entre as almas mais doentes, as ovelhas mais abandonadas. Este banquete divino, do qual sou ministro, devia ser oferecido não a irmãos, parentes, vizinhos ricos, mas a coxos, cegos, às almas mais abandonadas, por falta de sacerdotes. Na minha juventude, eu tinha viajado pela Argélia e Marrocos: no interior do Marrocos, do tamanho da França, com dez milhões de habitantes, nenhum padre; no Saara argelino, tão grande quanto sete ou oito vezes a França, e mais populoso do que se acreditava, uma dúzia de missionários. Como nenhuma cidade me pareceu mais abandonada do que estas, solicitei e obtive do Rvmo. P. Prefeito Apostólico do Saara permissão para estabelecer-se no Saara argelino, para ali conduzir, em solidão, fechamento e silêncio, com o trabalho de minhas mãos e em santa pobreza, sozinho ou com alguns sacerdotes ou irmãos leigos em Jesus, uma vida o mais semelhante possível à vida oculta do amado Jesus em Nazaré. Há três anos e meio me instalei em Beni-Abbés, no Saara argelino, na própria fronteira do Marrocos, tentando, morna e miseravelmente, levar aquela vida abençoada de Nazaré. Até agora estou só, "o grão de trigo que não morre, fica só". Ore a Jesus para que eu morra para tudo que não é Ele e Sua vontade. Meu recinto é um pequeno vale, do qual só saio quando um dever imperativo de caridade me obriga - na ausência de outro padre (o mais próximo fica a 400 km ao norte) - a levar Jesus a algum lugar. Assim, em 1904 fui obrigado a viajar por muito tempo. E aqui estou agora, de volta ao meu recinto, aos pés do divino Tabernáculo, para levar, sob os olhos do Amado, uma vida tão semelhante à da divina casa de Nazaré quanto a miséria do meu coração permitir.

 

Foto: Divulgação

 

Finalmente, em seu Diário, a caminho de 22 de julho de 1905, Foucauld conclui que a vida de Nazaré pode ser vivida em qualquer lugar, no lugar mais útil ao próximo:

 

Ame, obedeça, imite, viva pela fé, esperança, caridade. Ame Jesus, obedeça-o, imite-o. A obediência o colocará nas situações em que Ele o quer: imitá-lo lá. Quando Sua vontade não lhe mostrar claramente uma mudança de situação, continue com o status quo. Em todos os casos, imite-o. Fora de sua imitação não há perfeição: e você, especialmente, Sua imitação é sua vocação, seu dever, sua obrigação a cada momento de sua vida. Sua imitação foi colocada para você em todos os momentos à frente de todas as suas escolhas, em todos os seus retiros, in capite libri. Está na cabeça de sua vida, é a diretriz de sua vida. Jesus estabeleceu-te para sempre na vida de Nazaré: a vida de missão e solidão, para ti como para Ele são apenas exceções. Pratique-os sempre que Sua vontade indicar claramente. Quando não indicado, retornar à vida de Nazaré. Ele deseja o estabelecimento dos Irmãozinhos e Irmãzinhas do Sagrado Coração de Jesus. Siga seu Regulamento como um diretório, sem torná-lo um dever estrito. Quer esteja sozinho, quer esteja com alguns irmãos, até que haja uma possibilidade real de conduzir perfeitamente a vida dos Irmãozinhos e das Irmãzinhas numa Nazaré fechada, tome como objetivo a vida de Nazaré, em tudo e para tudo com sua simplicidade e sua amplitude, e afaste-se dele resolutamente para tudo o que não é uma imitação perfeita desta vida. Não tente organizar, preparar o estabelecimento dos Irmãozinhos e Irmãs do Sagrado Coração de Jesus: sozinho, viva como se tivesse que ficar sempre sozinho; se você tem dois, três, alguns, viva como se nunca fosse mais numeroso. Ore como Jesus, tanto quanto Jesus, deixando sempre, como Ele, um espaço muito grande para a oração. Também como Ele, dê muito espaço ao trabalho manual, que não é um tempo tirado da oração, mas um tempo dado à oração: o tempo do trabalho manual é um tempo de oração.

 

 

 Leia mais