Como rezar o Pai-Nosso com todas as criaturas

Foto: Unsplash

20 Abril 2022

 

“Rezar o Pai-Nosso com todas as criaturas certamente significa acrescentar suas necessidades às preces que levamos a Deus. Mas também significa unir nossa oração com a deles – conectar nossa adoração a Deus com a adoração que outras criaturas prestam. Em outras palavras, o reino não humano contém o próximo não apenas no sentido de que outros seres compartilham dificuldades e necessidades com os humanos, mas também no sentido de que eles também têm seus próprios relacionamentos com Deus”, escreve Collin Cornell, doutor em Bíblia Hebraica na Emory University e coordenador do Centro para Religião e Meio Ambiente da Escola de Teologia da University of the South, do Tennessee, EUA, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 19-04-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 

Os cristãos estão acostumando a pensar a vida em termos de amar a Deus e amar ao próximo. Esses são, acima de tudo, os principais mandamentos. O próximo que vem rapidamente à mente é o próximo humano. Mas e se nós expandirmos os limites de próximo para aqueles que somos cobrados a amar? E se nós rezássemos o Pai-Nosso com todas as criaturas?

Os Evangelhos fornecem um elenco de personagens humanos como destinatários do amor ao próximo: o homem abordado na parábola do bom samaritano (Lucas 10), o faminto e aprisionado na história das ovelhas e dos cabritos (Mateus 25), os discípulos de cujo amor mútuo o mundo saberá que pertencemos a Cristo (João 13, 35). As liturgias cristãs intercedem pelas necessidades do mundo, mas nomeiam principalmente as necessidades humanas.

 

Em adoração comum e devoção privada, oramos as palavras que Jesus nos ensinou e, por padrão, a maioria de nós provavelmente preenche o “nosso” e “nós” e “nós” desta oração com humanos como nós mesmos. Deus é paternal para com os humanos. O pão é um produto distintamente humano. Invasão assume uma hachura de linhas de propriedade humana, tentação uma precariedade moral muito humana.

 

Foto: Unsplash

 

Mas já é hora de incluirmos o restante da criação de Deus quando consideramos quem é nosso próximo.

Manchetes de jornais e relatórios climáticos gritam as consequências cada vez mais intensas de nossa falha em cuidar da Terra. Mas expandir nossos vizinhos para abranger o não-humano não é apenas uma concessão nascida da crise; recupera uma verdade profundamente arraigada em nossas escrituras herdadas. Biblicamente falando, pântanos e montanhas, fungos e florestas, animais selvagens e criaturas marinhas se enquadram nos parâmetros do mandamento do amor ao próximo. Como tal, oramos por eles com razão – e ao lado deles.

Rezar o Pai-Nosso com todas as criaturas certamente significa acrescentar suas necessidades às preces que levamos a Deus. Mas também significa unir nossa oração com a deles – conectar nossa adoração a Deus com a adoração que outras criaturas prestam. Em outras palavras, o reino não humano contém o próximo não apenas no sentido de que outros seres compartilham dificuldades e necessidades com os humanos, mas também no sentido de que eles também têm seus próprios relacionamentos com Deus.

 

Pai “nosso” que estais no céu, santificado seja o vosso nome

 

Os humanos clamam a Deus como “Pai-Nosso” em reconhecimento de que Deus cuida de nós com uma intensidade paternal. Jesus ensina que Deus conhece nossas necessidades e dá boas dádivas. Como o pai da parábola, Deus acolhe os pródigos com grande alegria (Lucas 15). Embora pai e mãe (terrenos) abandonem, o Senhor nos receberá (Salmo 27, 10). De fato, como diz Paulo, clamamos a Deus: “Abba, Pai”, porque estamos unidos com Cristo; participamos da proximidade única de Cristo com Deus (Romanos 8, 15-17).

Mas Deus não é paternal apenas para com os humanos. Muitas escrituras, especialmente no Antigo Testamento, testemunham a vigilância dos pais de Deus sobre os seres não humanos.

Em seus discursos no final do livro de Jó, Deus exulta sobre animais selvagens e lugares selvagens. Deus observa e celebra os cabritos monteses e os veados, os jumentos e os bois que vivem no deserto, o avestruz e as cegonhas (Jó 39). Deus sustenta essas criaturas, dando a cada uma seu alimento no momento apropriado (Sl 104, 27).

Assim, também, Paulo sugere que toda a criação compartilhará da própria novidade de vida de Cristo: “A própria criação [não humana] espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus... pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus” (Romanos 8, 19; 21).

 

Foto: Unsplash

 

A flora e a fauna não humanas são feitas, sustentadas e valorizadas por Deus, e recebem alguns benefícios da redenção realizada por Cristo. Quando rezamos “Pai-Nosso”, o “nosso” pode assim incluí-los.

As três preces seguintes do Pai-Nosso pedem a Deus para alinhar este mundo com a bondade e primazia de Deus. Nosso Pai está no céu, e oramos para que o nome de Deus — o caráter paternal de Deus — seja santificado na terra como merece; para que o seu reino amoroso e paternal prevaleça; e para que a vontade cuidadosa de Deus seja feita assim na terra como no céu.

No entanto, a resposta a Deus que essas preces articulam não é peculiar aos humanos. As Escrituras fornecem vários momentos em que criaturas não humanas honram a bondade de Deus. Todas as árvores baterão palmas, os montes e as colinas explodirão de alegria (Is 55, 12). O Salmo termina com um crescendo de louvor cujo alcance é verdadeiramente abrangente. Anjos, hostes, corpos celestes, monstros e profundezas, sistemas climáticos e terrenos montanhosos, animais de todos os tipos e humanos de todas as estações se unem em louvor (Salmo 148). Eles santificam o nome de Deus.

 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje

 

Se as três primeiras preces do Pai-Nosso estão voltadas para Deus, as quatro seguintes se voltam para nossas necessidades humanas: humanos precisam de pão, humanos acumulam ofensas e danos por causa do pecado, humanos se curvam sob coação moral, humanos são ameaçados por poderes do mal. Mas, novamente: o próximo não humano compartilha cada uma dessas experiências.

O pão é um produto humano, mas as Escrituras atestam amplamente a criação de Deus para todas as criaturas. O Salmo 104 é um exemplo de desfile. Ele aponta para Deus como aquele que faz brotar as fontes, que faz a grama crescer, que rega as árvores e alimenta os leõezinhos: “Todos eles esperam de ti que a seu tempo lhes atires o alimento: tu o atiras e eles o recolhem, abres tua mão, e se saciam de bens” (versículos 27-28).

Quando oramos pelo pão de cada dia, podemos pensar em toda essa atividade divina em favor de nossos vizinhos não humanos.

 

Perdoai nossas ofensas

 

Pode parecer que, nas Escrituras, os humanos tenham o monopólio do pecado, de modo que, quando oramos, “perdoai-nos”, podemos pensar apenas em nós mesmos. A Escritura ocasionalmente sugere a responsabilidade moral de outras criaturas.

Em Gênesis 9, após o dilúvio, Deus faz uma aliança com toda a criação e estabelece uma penalidade para o derramamento de sangue humano – independentemente de o ator ser humano ou não: “Vou pedir contas do sangue, que é a vida de vocês; vou pedir contas a qualquer animal; e ao homem vou pedir contas da vida do seu irmão” (versículo 5).

Assim também, no livro de Jonas, o rei de Nínive declara um jejum, e se aplica a todos os habitantes da cidade: “‘Homens, animais, gado e ovelhas não poderão comer nada, nem pastar, nem beber água. Deverão vestir pano de saco, tanto homens como animais’” (Jonas 3, 7-8a). Em um trabalho curto cheio de exageros cômicos, tal linha não deve ser entendida muito a sério ou literalmente. Mas, mesmo assim, mostra que a responsabilidade animal era concebível para os antigos israelitas.

Mas, mesmo admitindo que sejam testemunhos marginais, as palavras do Pai-Nosso merecem atenção por si mesmas. Nossa prece para que Deus perdoe é, em grego, uma prece de libertação. A mesma palavra aparece no primeiro sermão de Cristo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para levar a boa nova aos pobres. Ele me enviou para proclamar libertação aos presos e recuperação da vista aos cegos” (Lucas 2, 18).

O pedido de “perdão” (libertação) põe em primeiro plano uma situação de captura mais do que uma de culpabilidade. E sobre este assunto as Escrituras são claras: Este mundo – em suas dimensões humanas e não humanas – é capturado por forças destrutivas.

 

Livrai-nos do mal

 

Satanás oferece a Cristo todos os reinos, porque são dele para legar: “Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno” (1 João 5, 19). Aflições e tentações vêm sobre os fiéis a mando de Satanás. Mas a promessa do Novo Testamento é: Deus esmagará Satanás (Romanos 16, 20). O livro do Apocalipse fornece um relato vívido e visionário exatamente deste evento, pelo qual o Pai-Nosso também pede: libertação do mal.

Mas note que neste livro, a terra e suas criaturas sofrem e resistem ao lado dos santos humanos. O grande dragão vermelho persegue a mulher vestida com o sol e seu filho, mas “a terra veio em socorro da mulher” (Apocalipse 12, 16).

Animais selvagens” juntam-se pela espada, pela fome e pela peste para desfazer o reino dos humanos que se aliaram ao mal (Apocalipse 6, 8; 15). E o cântico do Cordeiro é cantado por “todas as criaturas do céu, da terra, de debaixo da terra, e do mar, todos os seres vivos” (Apocalipse 5, 13).

 

Foto: Unsplash

 

Portanto, quando rezamos por libertação e proteção na aflição em livrar-se do mal, devemos lembrar que todas as criaturas lutam sob o peso do mal, e que a promessa de Deus é para toda a criação.

Nós santificamos o nome de Deus em conjunto com todas as criaturas terrenas. Rezamos para que Deus nos liberte de nossa situação comum de cativeiro. Confiamos em um Deus que não é apenas nosso Pai, um pai para os humanos, mas o Deus e Pai de tudo o que existe: que veste lírios e alimenta pardais; quem manda chuva sobre justos e injustos; que é “compassivo com todas as suas obras” (Sl 145, 9b).

 

Leia mais